07 janeiro 2015

Resenha - Todo Dia, David Levithan

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: David Levithan
EDITORA: Galera Record



EDIÇÃO: 2013
CONCEITO: 5  estrelas



PÁGINAS: 279
ADQUIRA: Fnac |Submarino |Americanas
Adicione no  SKOOB. 

  


Todo dia uma vida diferente, um corpo diferente, uma família e um lugar diferente. Há 16 anos “A” tem vivido assim... E não se sabe o motivo, simplesmente acontece... “A” cresceu achando que tudo isso era normal e a partir daí aprendeu a passar despercebido na vida de seus hospedeiros. Ele simplesmente acordava, acionava as informações na cabeça do ser que estivesse ocupando e seguia a rotina diária de cada um. Mas ao acordar no corpo de Justin, e acionar suas informações, “A” entende que está ocupando alguém que não respeita a própria vida e muitos menos a namorada Rhiannon. Sem perceber “A” começa agir de acordo com seus próprios sentimentos, a fim de dar a Rhiannon um dia inesquecível. Sem querer, nosso protagonista acaba se apaixonando pela pureza do coração de Rhiannon, e após esse dia, tudo o que ele acreditava se altera, dando lugar à esperança de ser e pertencer a alguém, e de não deixar-se passar despercebido por ela, independente do corpo que habita. Então uma jornada para estar perto dela será travada todos os dias.

Não sei como isso funciona, nem o porquê. Parei de tentar entender há muito tempo. Nunca vou compreender, não mais do que qualquer pessoa normal entenderá a própria existência. Depois de algum tempo é preciso aceitar o fato de que você simplesmente existe.  (pág. 8)

Agora nosso protagonista conhece o amor, e este sentimento capaz de nos fazer acreditar, que qualquer esforço é pouco para estar ao lado de quem se ama, fica ainda mais evidente nas páginas de Todo Dia. Rhiannon agora é quem guia os passos de “A”, e mesmo com a distância que se altera a cada dia em que acorda, a única certeza na vida do protagonista é o amor e a vontade de estar perto dela.

“A” acorda todos os dias em um corpo diferente, independente de sexo, cor, religião ou classe social, e isso foi um dos pontos mais interessantes do livro. Imaginem acordar cada dia em uma situação diferente, em corpos saudáveis e outros nem tanto, sejam fisicamente ou mentalmente, todos com suas particularidades. A possibilidade de ver a vida de aspectos tão diferentes nos faz entender muito as atitudes do personagem e nos faz torcer o tempo inteiro para que ele encontre sua felicidade.

- É só que, sei que parece um modo horrível de se viver, mas eu já vi muitas coisas. É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica tão preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo dos detalhes mais triviais. Você percebe que as cerejas têm gosto diferente para pessoas diferentes. Que o azul parece diferente. (pág. 93)

Conheci a escrita de David Levithan em Will & Will e só posso dizer que fiquei ainda mais encantada com o autor neste livro. A forma como ele usa as palavras, principalmente para os jovens, abordando questões como medo, insegurança e dificuldades em relacionar-se nos faz refletir por dias. A única coisa em que o autor pecou, foi na questão de algumas perguntas terminarem sem resposta ao final da leitura. Mas por outro lado também acredito que não havia explicação para o que ocorria com “A”, e que assim como na vida, algumas coisas simplesmente são o que são, independentes de nossas opiniões ou de nosso entendimento. Mas o que me deixou ainda mais reflexiva neste livro foi à essência do personagem. Ele não era homem ou mulher e ele não amava homem ou mulher, ele apenas se apaixonou por uma alma e isso bastava... Sem que houvesse preconceitos e questionamentos.

*Essa semana foi anunciado que o livro terá uma continuação onde veremos a história pelos olhos de Rhiannon. Sua publicação está programada para o primeiro semestre de 2015 no EUA e infelizmente ainda não possui data de publicação no Brasil.

É isso o que o amor faz: que você queira reescrever o mundo. Que você queira escolher os personagens, construir o cenário, dirigir o roteiro. (Pág. 151)

Muito mais do que um romance adolescente, Todo Dia nos faz enxergar como nossa sociedade, e até nós mesmos julgamos pessoas por aparência ou por suas escolhas. Faz-nos entender que devemos sair da casca que habitamos, pois fora dela existem pessoas com problemas maiores e/ou mais graves que os nossos. 

Indico o livro para quem gosta de romance de reflexão e de se emocionar muito.

Abaixo separei  o book trailer feito com blogueiros para vocês. Espero que curtam!


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

29 comentários

  1. Oi Glaucia, tudo bem?

    Todo Dia é incrível, né? Foi um dos livros mais marcantes que já li e concordo com tudo o que você disse. Adorei a resenha e o vídeo mais ainda. Você é muito bonita. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que book trailer sensacional ^^ .
    Já me encantei com a resenha, imagina com o livro. Pode ter certeza, vou ler, espero gostar tanto quanto você.
    A reflexão ocorrerá gradativamente, isso está nítido na sinopse.
    David Levithan conquistou fama e fãs, espero entender o porquê de tudo isso após realizar a leitura de "Todo dia " !!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito amor, né?! Fiquei completamente apaixonada pela escrita do David! Leia Garoto Encontra Garoto dele também, é uma comédia romântica muito, muito boa.
    Adorei a resenha.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também conheci o David pelo livro Will & Will e fiquei querendo conhecer mais a escrita dele, optei por Todo Dia e eu acho incrível!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Glaucia!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, achei a ideia genial e super instigante - apesar de que não gostei de saber que ficamos sem algumas respostas... Mas enfim, parece que o foco do livro é outro e muito mais importante.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oooi,

    Eu não li ainda, mas eu comprei de presente para um amigo que amou tanto que eu fiquei de comprar mais acabei esquecendo. Cada resenha eu fico mais encantada e louca para poder ler essa obra. Tenho outro livro do autor aqui mas não li ainda. Fiquei sabendo da continuação, espero muito ler o livro logo. Adorei sua resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Glaucia ainda não li esse livro, mas a temática me deixa super curiosa afinal acordar cada dia num corpo é bem inusitado. Já li elogios a esse livro . Ainda não li nada do autor, pretendo ler em breve . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Acho que o Levithan é meu escritor de YA favorito (não o favorito de todos, mas pra esse tipo de livro). Acho a escrita dele muito boa e também gosto de suas histórias. Em Todo Dia tudo isso se confirmou e embora a narrativa tenha alguns furos (que podem passar facilmente despercebidos) eu ainda gosto do livro e acho ele fantástico principalmente por conta da psicologia dos personagens e o desfecho, que desagradou muita gente.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    ainda não li nada do David Levithan :( Vejo maravilhas a respeito dele, e vejo maravilhas a respeito de "Todo dia" também!!!
    Quero tanto conhecer o "A", e conhecer mais sobre o desfecho. Eu acho que vou gostar muito do livro, pois gosto de leituras emocionantes, e que nos fazem pensar.

    Adorei!
    Mega Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Glau, tudo bom?

    Acredita que ainda não li nada do autor? Pois é, acredite! Já tenho dois livros dele e ainda não tirei um tempinho para lê-los. Quero muito conhecer a escrita dele. Adorei a sua resenha! Fiquei com mais vontade ainda de começá-lo amanhã. HAHAHAH. Você viu que divulgaram a continuação desse livro?? *o* Adorei!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Glaucia Todo Dia foi uma das minhas leituras preferidas de 2014, foi através dele que conheci a escrita do David e fiquei encantada. Gostei das diversas reflexões que o livro nos proporciona. Espero ansiosa o segundo livro, espero que seja tão incrível quanto o primeiro!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro! Essa coisa de julgar pelas aparências realmente é muito presente no nosso mundo. Adoro livros que nos fazem refletir e nos emocionam, por isso esse está aqui na fila só esperando que eu arrume um tempinho para ele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, Glaucia, tudo bem?
    Após ler sua resenha eu me sinto envergonhada por ainda não ter lido esse livro. Recebi da editora assim que foi lançado, mas fui deixando, deixando,,, quando vi já tinha uma fila enorme de livros pra ler e "Todo Dia" acabou esquecido na estante.
    Tive contato com a escrita do Levithan com "Invisível" e gostei bastante dessa pegada mais reflexiva. As palavras do autor nunca são apenas palavras e ficam ecoando na nossa cabeça mesmo muitos dias após a leitura, né?!
    Fico bastante curiosa para saber como ele abordou essa questão de gênero, ou melhor, de não-gênero no livro. Afinal, não deve ser fácil falar de "almas" se apaixonando ao invés de sexo feminino e masculino, né?! Principalmente se levando em conta o fato de que muitas pessoas ainda acham isso coisa de outro mundo.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa. Parabéns!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Glaucia, tudo bem? Simplesmente amo esse livro... acho que ele, através de uma história meio fantasiosa, o fato de um personagem acordar todo dia em um corpo diferente, pode nos levar a refletir sobre tantas coisas, tantos fatos que julgamos certo e errado, nos faz ver que o preconceito não é nada em relação a várias coisas. Enfim, adoro esse livro, pois em pouco mais de 200 páginas o autor me fez pensar em tantas coisas. Também conheci o autor por Will & Will, e Todo Dia me fez ficar ainda mais encantada pelos livros dele.

    Adorei a sua resenha e acho que concordo com todos os pontos que você disse. Inclusive com o final que deixou algumas pessoas não muito satisfeitas.

    Simplesmente adoro esse Book Trailer.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Eu já tinha visto uma resenha de Todo Dia e fiquei com muita vontade de ler. Ainda não li nenhum livro do autor Y.Y o que é uma pena, pois falam muito bem dele. Achei que a criatividade dele foi incrível. Criar um ser que ao mesmo tempo existe e não existe, e fazer com que ele se apaixone de uma forma realmente verdadeira me faz acreditar que seria o livro certo para uma leitura extremamente agradável. Eu ia comentar que iria ser lançado a continuação, que poderia ser que esclarecesse as coisas, mas você falou :D Tomara que não fique com pontas soltas. E eu fui ver o book trailer com curiosidade e adorei *--* Que iniciativa bacana. Poderiam fazer isso sempre.
    bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse foi meu primeiro contato com a escrita do David. Gostei muito, mas me incomodei justamente com essas pontas soltas. Na época nem imaginava que ia ter continuação, então fiquei muto chateada com o final aberto. Vamos ver como será essa continuação, estou com muitas expectativas com ele. Agora quero ler Will e Will.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Glaucia.
    Esse foi um livro bem comentado no ano passado e eu quero muito conhecer a história. Ele parece cativar o leitor e nos instiga a ler mais. Quero ler o livro nesse ano.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que resenha maravilhosa, que book trailer sensacional e olha que nem sou fã de romances, mas eu achei a ideia de "A" estar experimentando as mesmas sensações mas de modos diferentes todos os dias por "parasitar" em várias pessoas diferentes, talvez seja meio triste por você não poder ser 100% você, mas deve ser incrível conhecer um pouco de cada pessoa, enfim, eu adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro *-*

    ResponderExcluir
  19. Nosssaa... sem palavras para expressar o tanto que gostei dessa resenha... ela me tocou tanto quanto o livro... realmente ele nos traz mensagens verdadeira sem rótulos e sem máscaras... ele nos mostra o amor independente da face e do julgamento.. você expressou tudo o que eu senti na leitura... e senti saudades de o quanto foi bom ler esse livro... o quanto a escrita de David me encantou... logo mais irei ler mais uma obra dele... preciso... necessito... e esse vídeo simplesmente amei... achei super legal a ideia... ótima iniciativa... espero que o autor um dia veja.... Xero!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Glaucia.
    Meu primeiro contato com Davi Levithan foi com esse livro, e foi perfeito, adorei as metáforas utilizadas, o enredo original, adorei A e suas peculiaridades, mas esperava mais daquele final.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Oi Glau, tudo bem?

    Esse livro está super na minha meta do ano e eu espero que eu consiga ler antes de sair a continuação. Já li outros livros do Levithan e gostei bastante da escrita do autor. Mas dizem que esse é o melhor dele, né? =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oooi Glau, tudo bem?
    Estou doida por esse livro. Que loucura acordar todo dia em um corpo diferente. Quero muito saber como vai ser isso, já que "A" está apaixonado agora e não faz ideia de quem será o seu hospedeiro. Talvez seja alguém do outro lado do mundo.
    Como ele fará para ficar perto de Rhiannon? Estou curiosa.
    Parabéns pela resenha.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá Glaucia,
    este realmente chama atenção por isso. Ele retrata o amor de uma forma diferente. E por este motivo eu tenho um interesse imenso na leitura do mesmo.
    Também serve como uma forma de reflexão sobre como anda a sociedade, e que devemos amar sem medo, sem raça e crença, apenas amar.
    Acredito que este livro sera uma leitura bastante interessante quando eu iniciar, e estou bastante ansiosa para para saber como vou me sentir.
    Parabéns pela resenha, flor.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  24. AHHHHHH Todo Dia é um dos livros mais comentados de todos os tempos na blogosfera, e eu tenho esse livro na minha estante e ainda não li. Eu me pergunto todos os dias, como é que eu consigo deixar aquela belezura parada lá me chamando para ser lido.Bom, a resposta é a falta de tempo, quero muito lê-lo mas preciso por em dia os livros de parceria e tudo mais, porém já estou quase cedendo.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi =)

    Ainda não li Todo Dia, mas pretendo ler em breve. Já o tenho na estante e só escuto elogios sobre ele. Gostei muito da sua resenha e quero pegá-lo em breve! Gostei muito do vídeo feito pelos blogueiros, isso aguçou ainda mais a curiosidade!!! Parabéns :}

    Beijinhos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li, mas quero ler, achei interessante o protagonista ser essa "coisa" tão diferente, não sei porque me lembrou o filme meu namorado é um zumbi, mas achei muito legal, acho que não deve ser entediante.
    A capa é muito bonita, já tinha visto resenhas dele ,mas nunca parei para ler.

    ResponderExcluir
  27. Hey, Glaucia!
    Já,li Will & Will e ADOREI. Não fazia a menor ideia de que David tinha escrito "todo dia". Já tinha visto a capa sendo divulgada por aí, mas não me interessei porque a capa não me chamou a atenção (tenho um sério problema com as capas de livro). Lendo sua resenha, pude perceber que mesmo eu não gostando da capa, ela tem tudo a ver com a história do livro. Fiquei intrigada com algumas coisas... Por exemplo, se ele acordava todo dia em um "hospedeiro" diferente, ele conseguiu manter alguma relação com a menina por quem ele se apaixonou? Isso ficou vago pra mim. Eu leria esse livro com toda certeza!!

    Abs

    ResponderExcluir
  28. Oii,
    Nunca li nada desse autor, mas pela nota que vc deu e do skoob deve ser maravilhosa, a capa é linda, e gostei do tema do livro, pois é difícil vc ler um livro com um tema tão diferenciado. Vou pedir ele de presente <3

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Meu amigo e fã dessa serie e ja me mandou varias vezes ler mais ainda não tive a oportunidade adorei a resenho o livro me chamou muito atenção lembro que primeiro pelo nome "Todo Dia" e achei muito legal o nome do personagem ser A o livro me pareceu também super original na historia !!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥