12 fevereiro 2014

Resenha - Depois dos Quinze, Bruna Vieira


SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Bruna Vieira
EDITORA: Gutemberg
PÁGINAS: 200
CONCEITO: 4 estrelas

Adicione no SKOOB.


10. Amor é um sentimento louco que não faz o menor sentido. Se a gente for parar para pensar, viver também não. Mas é justamente quando não temos tempo de ficar criando planos mirabolantes para fazer as coisas mais simples da vida que somos felizes de verdade. Pense pouco, diga menos e faça o que for preciso. (pág. 133 )


Praticamente toda a blogosfera conhece a Bruna Vieira e um pouco da sua história, mas para quem não conhece eu explico direitinho. Colunista da Revista Capricho e autora do blog/livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira hoje é uma das blogueiras de moda mais influentes da internet, com milhares de seguidores em diferentes redes sociais. Acontece que a 5 anos atrás ela não era nada mais do que uma menina que morava no interior de Minas Gerais e que – como qualquer outra nesta idade – havia sofrido uma desilusão amorosa. Foi assim que seu blog começou. Ele é o responsável por ela ter deixado de ser aquela menina tímida e por ir morar na capital de São Paulo – que era um grande sonho seu.
Este livro de crônicas e contos intitulado Depois dos Quinze – Quando tudo começou a mudar foi sua estreia no mundo editorial e reuni textos escritos por ela com base nas suas próprias experiências.

O amor não é exatamente como contam as músicas que tocam no rádio. Sabe como a gente descobre isso? Amando. (pág. 130)

Quando comprei o livro, pesquisei um pouco sobre ele e encontrei muitas criticas de fãs que detestaram o livro. Essa é a palavra que elas usam. Mas eu não creio que o problema esteja no livro e sim na expectativa errada que elas possam ter depositado nessas 200 páginas. Vou explicar melhor. Muitas de suas leitoras foram ler com a visão da Bruna de hoje, mas a Bruna que escreveu é uma de 5, 6, 7 anos atrás. As decepções e pensamentos de uma adolescente de 14 anos podem sim ser chatas para uma garota de 18 anos. Então a não ser que você: 1. se identifique com as situações e pensamentos; 2. esteja nessa idade ou 3. seja extremamente romântica e ainda acredite em um amor puro, você dificilmente irá se divertir com essa leitura. Tudo entendido? Então vamos ao livro.

Escrever com o coração vai muito além de colocar ordem nas palavras. É preciso coragem. Coragem para fechar os olhos e sentir o que acontece ou aconteceu por dentro. Enfrentar, organizar e entender. (pág. 61)

Com uma leitura agradável, esse é um daqueles livro que você termina de ler sem perceber e faz várias marcações! Todos os textos são bem curtinhos, o que só ajuda na velocidade da leitura. Assuntos como família, amigos, romances e sonhos estão presentes aqui. A cada página eu me perguntava o quanto daquilo era verdade e o quanto era apenas um conto. Tudo reflete a autora. Inclusive existem alguns textos sobre a vinda dela para São Paulo e como foi essa adaptação. A aflição de estar sozinha em uma cidade grande e a felicidade de estar realizando um sonho. Eu me identifiquei com algumas coisas, com outras nem tanto... não tive uma adolescência tão repleta de amores e desilusões. Mesmo assim, foi muito gostoso ler esse livro.

O que me dói é saber que a vida hoje em dia é assim. Que uma hora ou outra cada um vai seguir seu rumo, e, em alguns anos, talvez nem lembremos mais o nome um do outro quando nossos filhos perguntarem quem é aquele da foto. Uma pena, pela família, pela amizade, pelo amor. Dizem por ai que a gente cresce e fica mais esperto. Será mesmo? (pág. 121)

Sobre a Capa e diagramação são só elogios. A ilustração da capa é linda e super combina com o conteúdo. No meio do livro existem algumas fotos da Bruna com pequenos textos e no final do livro a própria Bruna deixou uma playlist com musicas para acompanhar a leitura do livro.

Como no livro fala de muitas coisas, sem uma história fixa que eu possa contar, espero que todos esses quotes tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor os pontos que eu levantei sobre o livro. E só para garantir, aqui vai uma lista com mais alguns trechos que eu curti durante a leitura.

Sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares neste mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo isso sozinho e ainda assim preferir ficar com você (pág. 33)

Quanto tempo deve durar o para sempre? Até que você ainda consiga lembrar? Enquanto ainda realmente importa e te faz feliz de verdade? Talvez não exista uma resposta certa. Promessas são quebradas o tempo todo, e, mais cedo ou mais tarde, todos nós precisaremos fazer o mesmo (pág. 39)

Acho que, se a gente for parar para pensar, os nossos erros e acertos acabam sendo uma espécie de bússola interna que carregamos para lá e para cá. Eles mostram a direção, mas a escolha será, independentemente de qualquer outra coisa, nossa. (pág. 110)

O mundo é tão grande, tão cheio de pessoas sorridentes e misteriosas! É bobagem ter medo de encarar isso. (pág. 124)

 Se a gente parar de acreditar em quem a gente ama, a gente para, sem querer, de acreditar em nós mesmos. (pág. 124)

Aqueles que já leram o livro, o que acharam? E quem ainda não leu, ficou com alguma vontade de ler? Porque?

7 comentários

  1. Estou lendo neste momento o livro Dreeh.. confesso que ainda não consegui decidir se estou gostando ou não, talvez por ser uma fase tão diferente da minha hoje em dia. Mas com certeza a capa e a diagramação são impecáveis. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. O livro tem mesmo uma bela edição, eu tenho, mas ainda não li, tenho curiosidade em conhecer o trabalho da autora, sempre é bem elogiado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Eu li a ficção que a autora escreveu (De volta aos quinze) e não gostei nem um pouco, é bastante amador, cheio de falhas na trama e problemas com a finalização da obra. Desde então ando com um pé atrás com os livros da Bruna.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie!
    Menina, eu ainda não li este livro e antes da sua resenha nem estava com muito interesse em lê-lo.
    Mas agora é como se eu precisasse lê-lo.
    Adorei os quotes, um mais lindo do que o outro!
    Mais um livro para minha infinita wishlist: Socorro!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho um amigo que leu esse livro, até resenhou lá no blog... porém não consigo sentir vontade de ler!
    Acho que é muito menininha para mim hahahaha
    Adorei a resenha ^^
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Já tenho curiosidade em ler este livro a um tempo mas ainda não tive a oportunidade de ler, já me falaram bem deste livro da Bruna e me interessei mais ainda pelo livro agora, como vc disse que os textos é bem curtinho e que trata de vários assuntos, me chamou a atenção vou ler logo e tirar as conclusões sobre ele. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥