11 abril 2023

Resenha - Lembra aquela vez, Adam Silveira



Livro: Lembra aquela vez
Autor(a): Adam Silveira
Editora: Rocco
Páginas: 377
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Aaron Soto tem dezesseis anos e vive no Bronx, em Nova York. Faz poucos meses desde que encontrou o pai morto no banheiro de casa com sua própria navalha de barbear. Depois desse evento traumático, ele tenta reconstruir sua vida aos poucos e se reaproxima de Genevieve, sua amorosa namorada que o tem apoiado, da família e dos amigos do bairro. Nessa mesma época, surge um novo vizinho chamado Thomas, e ele e Aaron logo se tornam grandes amigos. Conforme a amizade entre os dois se aprofunda, Aaron percebe que compartilha coisas com Thomas que jamais contou para ninguém, nem mesmo para a namorada. Logo fica claro que Aaron está apaixonado por Thomas. Isso é um problema; sua relação com Genevieve, que estava ficando mais séria, corre perigo, assim como o próprio Aaron: não é nada simples ser gay quando se é pobre e mora no Bronx. Ao conhecer o Instituto Leteo, que oferece um serviço capaz de apagar qualquer lembrança, Aaron acredita que essa seja sua única chance de finalmente ser feliz. Por que a felicidade tem que ser tão difícil?


Aaron era um adolescente comum, como todos do conjunto habitacional em que vive. Porém, após o pai dele se matar na banheira de casa, sua vida mudou bastante e aos poucos ele vai tentando se reerguer. 

Ele não entende os motivos de seu pai cometer tal ato contra a própria vida, tampouco o porquê de sua mãe e seu irmão mais velho fazerem de tudo para apaga-lo de suas memórias. Tudo que Aaron quer é seguir com sua vida... 

Genevieve é a namorada de Aaron há mais de um ano e a relação dos dois está cada vez mais séria. No entanto, quando a menina viaja para um acampamento de artes é que ele percebe que tem algo errado nessa relação. 

Durante uma de suas brincadeiras com os amigos, Aaron conhece Thomas e a conexão entre eles é imediata. Até que com o passar dos dias ele percebe que está se apaixonando pelo garoto. Como lidar com essa descoberta? E será que os sentimentos de Aaron por Thomas são recíprocos? 

Dentro dessa história existe o Leteo, um centro médico onde pessoas podem ter suas memórias apagadas, como uma espécie de tratamento contra o sofrimento. No início, o Leteo foi citado algumas vezes e eu me perguntava onde ele se encaixaria dentro da trama. E quando tudo se conectou, foi soco atrás de soco. 

Adam Silvera tem uma escrita linda e poética e ao longo do livro posso dizer que tive um misto de emoções. Conforme a história foi se encaminhando para seu desfecho, meu coração já estava em frangalhos. 

Não posso dar muitos detalhes sobre os acontecimentos, já que o plot twist é uma das partes mais emocionantes. Só posso adiantar que se você estiver lendo e se perguntando o que está acontecendo, tenha calma que tudo fará sentido depois. 

Os personagens foram muito bem construídos e cada um tem sua importância dentro da história. Minha favorita, contrariando tudo que eu esperava, foi Genevieve. Ela é uma personagem única, coadjuvante em sua própria história de amor, mas que faz de tudo para ver o garoto que ama feliz, mesmo que isso a destrua. É preciso ser muito forte para deixar seu amor partir. 

Lembra Aquela Vez é um livro forte, com muitos gatilhos, mas também é uma história emocionante e necessária sobre amor, amizade e aceitação.





Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥