16 fevereiro 2023

Resenha - Até os ossos, Camille DeAngelis




Autor(a): Camille DeAngelis
Editora: Suma
Páginas: 296
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora


Vencedor do Alex Award de 2016, Até os ossos deu origem ao filme homônimo de Luca Guadagnino (diretor de Me chame pelo seu nome), estrelado por Taylor Russell e Timothée Chalamet, e narra a trajetória de Maren, uma jovem com tendências canibais que, após ser abandonada pela mãe, inicia uma jornada à procura do pai e em busca de respostas. Tiragem limitada com sobrecapa tie-in do filme. Maren Yearly é uma jovem que quer o mesmo que qualquer pessoa comum: ser admirada e respeitada. Ser amada. Mas suas necessidades – secretas e terríveis – forçaram-na a se isolar. Ela odeia esse aspecto da própria vida, o que isso fez com sua família e com sua identidade, e como isso dita seu lugar no mundo. Ela não escolheu ser assim.Desde que a mãe de Maren, Janelle, encontrou a orelha da babá Penny Wilson na boca da filha de apenas dois anos de idade e uma pilha de ossos logo ao lado, ela soube que a vida nunca seria normal para nenhuma das duas. O amor pode acontecer de muitas formas diferentes, mas para Maren o desfecho é sempre o mesmo: ela precisa esconder as provas enquanto a mãe faz as malas.Quando Janelle abandona a filha no dia seguinte ao seu aniversário de dezesseis anos, Maren vai à procura do pai que nunca conheceu e encontra muito mais do que esperava ao longo do caminho. Diante de um mundo repleto de pessoas como ela, de potenciais inimigos e da perspectiva do amor, Maren percebe que não está só procurando o pai, mas também a si mesma.Até os ossos é um romance surpreendentemente original sobre amadurecimento e, ao mesmo tempo, uma excelente história de terror, além de uma reflexão hipnotizante sobre poder e sexualidade femininos.


Maren é uma comedora. Desde a primeira vez, quando devorou sua babá, ela e a mãe sempre precisam mudar de cidade correndo. A menina não sabe por que faz isso, mas é algo que ela simplesmente não consegue controlar. Pelo menos ela sempre tem a mãe ao seu lado para lhe ajudar.

Tudo muda após seu aniversário de 16 anos. A mãe de Maren a abandona, deixando-lhe apenas sua certidão de nascimento e um pouco de dinheiro, para que a menina consiga procurar o pai e, quem sabe, ter respostas sobre sua condição canibal.

Em sua busca, Maren irá conhecer outras pessoas como ela, cada uma vivendo de uma forma, e aos poucos vai percebendo que sua busca também é uma tentativa de encontrar a si mesma, o que não é nada fácil. Será que existe um futuro para alguém como ela?

Até os Ossos foi publicado no início desse ano pela editora Suma, por conta da adaptação que chegou aos cinemas e me chamou atenção pela premissa, já que é um romance com fundo de canibalismo. Eu não sabia bem o que esperar do livro, mas certamente qualquer suposição estaria longe do que ele oferece.

A escrita de Camille DeAngelis é bastante fluida no início, mas os capítulos muito longos fazem com que ela se pareça um tanto arrastada. Chegou em certo ponto do livro que eu já estava cansada, mas não conseguia largar, com expectativas pelo que estava por vir.

A questão do canibalismo existe, mas está longe de ser o foco principal do livro. Não temos cenas descritivas, explicações do porquê as pessoas serem assim ou, tampouco, vertentes de realidade. Tudo é uma metáfora muito bem explorada pela autora para abordar as relações humanas.

Maren é uma personagem complexa, mas muito bem construída. Seus dilemas como canibal fazem com que criemos uma afeição por ela, afinal, ela não devora pessoas por ser alguém ruim, é algo instintivo, que ela não consegue controlar e se arrepende depois que faz.

Até os Ossos me surpreendeu bastante e estou ansiosa para assistir a adaptação, que já ouvi dizer que tem várias diferenças do livro, mas que é tão bom quanto. Recomendo a leitura!


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥