15 outubro 2022

Resenha - O Caçador de Lendas, Flávio A. S. Fernandes



 
Livro: O Caçador de Lendas
Autor(a): Flávio A. S. Fernandes
Editora: Independente
Páginas: 178
Adquira: Amazon


Você sabia que o folclore brasileiro é cheio de monstros e criaturas fantásticas? É quase certo que você conhece o Saci, a Caipora e o Curupira, mas prepare-se para descobrir o submundo das lendas! Monstros como Mapinguari, Capelobo, Lobisomem e Bradador aterrorizam o imaginário popular e invadem as páginas desse livro! Depois de conhecê-los, você nunca mais verá o folclore brasileiro da mesma forma. Em pleno século XVIII, enquanto o Brasil ainda era colônia de Portugal, acompanhamos a jornada de Martim, um jovem que deixou a vida de bandeirante para caçar as criaturas místicas do folclore brasileiro em troca de alguns réis. Porém, sua vida muda drasticamente quando se alia ao boto-cor-de-rosa e uma guerreira Tupi para lidar um inimigo muito além de sua imaginação! Aventure-se por nossas lendas e dê um novo significado para o período das bandeiras em nosso período colonial!


Quando deixou a vida de bandeirante para caçar criaturas místicas do folclore brasileiro, Martim tinha um propósito, o de cessar a dor que dominava sua existência. Mal-humorado, solitário e conhecedor de lendas e magia, o caçador foi construindo sua fama e nome a cada vilarejo que passava, sempre resolvendo as questões de seus habitantes com tais criaturas mágicas. O que ele não imaginava é que sua próxima missão seria a mais desafiadora de todas, e que por conta dela seu destino iria se entrelaçar com o de um boto-cor-de-rosa que podia se transformar em homem e o de uma guerreira indígena de língua afiada.

Tendo como pano de fundo um Brasil Colonial, o caçador de lendas é uma fantasia nacional medieval que se desenvolve a partir do nosso folclore. Enquanto acompanhamos as aventuras de Martim e seus amigos, encontramos personagens como a Mula sem cabeça assombrando um vilarejo, uma Cuca que traz consigo uma crítica para a sociedade, bem como Iaras que enfeitiçam homens com suas belas vozes arrastando-os para o fundo do mar. Alguns desses personagens já conhecemos através de histórias contadas na infância, mas o autor consegue surpreender traçando pontos e objetivos interessantes para cada um deles.

Além de toda a magia e lendas inseridas nessa trama, um dos pontos importantes é o desenvolvimento dos personagens e a relação de amizade que nasce entre eles. Principalmente a amizade entre Martim e o Boto que rendeu momentos emocionantes e divertidos de acompanhar. Outro ponto alto e que vale ser mencionado é a forma como o autor introduziu a licantropia na história, tornando o enredo mais rico em detalhes e mistério.

Com uma trama repleta de aventuras, mulheres fortes, ação e drama, O Caçador de Lendas é uma história que traz representatividade, cultura e críticas sociais na medida certa, mas também fala de altruísmo e amor ao próximo.

Para além do folclore, das lendas e da magia, a obra de @flavioasfernandes fala sobre amor, amizade e recomeços. Mas acima de tudo, fala sobre o peso da culpa, sobre perdoar a si mesmo e se permitir seguir em frente.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥