Livro: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
O livro que deu origem a um dos maiores sucessos do terror no cinema. Neste clássico do terror – adaptado para o cinema e para a televisão –, quatro adolescentes tentam escapar de um assassino que deseja vingar a morte de um garotinho. Depois de uma noite de muita festa, quatro adolescentes atropelam acidentalmente um garoto de dez anos. Sem querer lidar com as consequências de seus atos, eles abandonam o corpo e decidem fazer um pacto, com a intenção de manter o ocorrido em segredo. No entanto, nem tudo é tão simples, e o sentimento de culpa não será o único problema com que terão de lidar. No ano seguinte, uma das adolescentes recebe um bilhete anônimo com uma mensagem curta, mas que diz tudo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Em um romance repleto de reviravoltas e obstáculos constantes, os quaro jovens terão que lutar por suas vidas, fugindo e se escondendo de um assassino que está determinado a fazê-los pagar pelo terrível crime que cometeram.
Em uma noite, após voltarem de uma festa, o carro em que Julie, Ray, Helen e Barry estão atropela uma criança de 10 anos que andava de bicicleta. Sem saber o que fazer, o grupo decide abandonar o corpo sem prestar socorro e fingir que nada daquilo acontece, selando um pacto de silêncio.
Eles são um típico grupo de adolescentes, que só pensam em festas, popularidade e afins e este incidente tem tudo para ser esquecido, mas a culpa começa a os corroer por dentro. Mas, um ano depois, eles terão mais com o que se preocupar.
Certo dia, Julie recebe uma carta sem remetente e em seu conteúdo há apenas um bilhete com a frase “eu sei o que vocês fizeram no verão passado” escrita. Ela fica atordoada e decide mostrar aos amigos que seu passado voltou para assombrá-los.
Agora, os quatro amigos precisarão enfrentar diversos perigos ocasionados por alguém desconhecido, mas que parece saber muito sobre o acidente ocorrido no último verão. Estarão eles preparados para assumir seus erros e enfrentar as consequências?
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado foi adaptado para os cinemas em 1997 e tornou-se um clássico do terror. Protagonizado por nomes como Sarah Michelle Gellar e Freddie Prinze Jr., o filme é bastante conhecido por sua temática slasher e por ter ficado no imaginário de todos que são fãs do gênero.
Meu primeiro contato com a escrita de Lois Duncan foi através de Por Um Corredor Escuro, outro livro que também foi adaptado para as telonas. Eu gostei do livro, apesar de não ter achado nada muito inovador, e por isso estava curioso para conhecer a outra famosa obra da autora.
Confesso que não assisti o filme (por medo sim, me julguem), mas conheço todo o contexto da obra e queria ver como funcionaria em forma de livro. Eu só não esperava que ia me decepcionar tanto assim.
A escrita de Duncan é bastante fluida, mas ela parece em muitos momentos duvidar da inteligência de seus leitores. Há coisas muito óbvias que ela tenta fazer o leitor acreditar que não estão acontecendo e o mistério é bastante fraco. Não demorei quase nada para descobrir quem estava atormentando o grupo.
Meu maior desapontamento foi justamente por isso. Eu esperava reviravoltas grandiosas, um suspense de tirar o fôlego, e recebi algo acelerado, óbvio e sem impacto. Foi basicamente uma história para mostrar aos jovens que todas as suas atitudes têm consequências.
Em resumo, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado é uma leitura fácil e rápida, mas que deixa a desejar quando não entrega o que se propõe. Finalizei a leitura pensando na possibilidade de assistir ao filme e ver se nas telonas a história foi melhor aproveitada.
Nenhum comentário
Postar um comentário