Em um piscar de olhos, o mundo que Amanda conhecia ruiu: sua vida estruturada com uma sólida carreira, casa, conforto e uma família deixara de existir. Ela não tinha mais trabalho, marido e a sua conta bancária estava praticamente zerada. Fora traída por aquele que lhe jurou fidelidade eterna. Sozinha, com um filho pequeno para criar e muitas dívidas para pagar, ela estaria perdida se não recebesse a ajuda inesperada de duas mulheres, com as quais ela redescobre a sua força e encontra uma nova forma de viver. Quando tudo parecia entrar nos eixos, o passado volta a assombrá-la, ameaçando destruir não só a sua nova vida, mas a das pessoas que estão ao seu redor. Calcado na realidade e em fatos que poderiam acontecer com qualquer um, neste romance de estreia, Paloma Weyll explora a força da mulher e sua capacidade de se reinventar diante das dificuldades da vida. Paloma Weyll é natural de Salvador, mas vive no Rio de Janeiro há mais de 13 anos com seu marido e dois filhos. Uma das coisas que mais ama é viajar, fugindo dos pontos turísticos e explorando a vida como ela é, junto aos moradores locais. Ávida leitora, também é apaixonada por música das mais diversas partes do mundo. Em A verdade por trás do seu sorriso, seu primeiro romance, ela explora o universo das pessoas comuns que levam vidas extraordinárias e que dão verdadeiras lições de superação.
Amanda é uma mulher inteligente, independente e focada, motivo pelo qual sua carreira se consolidou ainda tão jovem. Aos 26 anos, seus dias são preenchidos pelas constantes viagens a trabalho, não restando espaço para vida social e relacionamentos amorosos, o que nunca foi problema para a moça, até que, seu caminho se cruza com o de Roberto, um neurocirurgião recém-formado que não medirá esforços para conquistá-la.
Quando conheceu Roberto, Amanda não sentiu a famosa sensação de borboletas no estômago, nem o poder da atração, pelo contrário, Roberto a conquistou com sua franqueza, persistência e total atenção. Quando deu por si, eles já estavam namorando e Roberto já havia se mudado para seu apartamento. Depois de perder os pais, foi nos braços do namorado que ela se sentiu protegida e amada novamente, e essa frágil sensação de proteção impediu que Amanda percebesse alguns sinais.
Cinco anos depois, encontramos Amanda desempregada, abandonada pelo marido e com um filho nos braços. Além do pequeno Gael, tudo o que restou de sua antiga vida são as inúmeras contas para pagar. Sem família e desamparada pelo homem que dizia que a amava, nossa protagonista precisará recomeçar do zero. E é onde menos se espera que ela encontrará a chance de se reinventar, até que seu passado decide confrontá-la.
Em A verdade por trás de seu sorriso, encontramos uma história que poderia facilmente ilustrar a realidade de muitas mulheres. Amanda vive um relacionamento emocionalmente abusivo, mas a dependência por Roberto não permite que ela enxergue com clareza. Foi doloroso acompanhar os abusos e injustiças sofridas pela moça, ao mesmo tempo em que foi revigorante vê-la tomar as rédeas de seu próprio destino e mudar sua história.
Tudo é questão de perspectiva, Amanda. É aquela história do copo. Ele está cheio ou meio vazio? Eu, do meu lado, enxergo uma mulher batalhadora, guerreira que está superando tudo sozinha, que não tem medo de se arriscar e recomeçar.
Em seu livro de estreia, Paloma Weyll entrega uma história envolvente e fluída, sem deixar de inserir temas necessários e reflexivos. Muito mais do que falar de relacionamentos amorosos, a obra fala de superação, deixando para o leitor a mensagem de que sempre é possível recomeçar, se reinventar e seguir em frente.
Nenhum comentário
Postar um comentário