Se você está à procura de mais um romance legal de adolescente em que a protagonista nerd e carismática entra em um novo colégio, fica apaixonada pelo garoto mais gato e é esnobada pela garota mais popular... Essa história NÃO é para você! Aqui os valores se invertem e este provavelmente será um romance que você nunca leu na vida. Escrito em terceira-pessoa, sensível, profundo e dolorido. Pegue seu chá, seu café e se prepare para obter todas as emoções possíveis! Sinopse: Uma adolescente madura, bonita e muito inteligente. Arrogante, narcisista e solitária. Reprime o peso da solidão e lida com uma serie de problemas psicológicos em seu cotidiano.
Narrado em terceira pessoa, a trama nos apresenta o cotidiano de Malena, uma adolescente de 16 anos que acaba de ingressar no Colégio Paulistano como bolsista. Filha de um enfermeiro que trabalha dia e noite para sustentar a casa e cuidar da filha, Malena cresceu solitária e sem uma figura materna, mas não sem o carinho e atenção do pai sempre que possível.
Linda, inteligente e madura para a idade, Malena chega ao novo Colégio causando um verdadeiro alvoroço entre os alunos, mas diferente do que estamos acostumados nos clichês adolescentes, Malena é uma garota narcisista, dissimulada e manipuladora. Ela não se importa em fazer amigos ou em fazer parte de um grupo, pelo contrário, Malena se mostra confortável na própria pele e companhia. E por incrível que parece, é essa sua autenticidade que acaba chamando a atenção e atraindo pessoas, o que torna impossível para a garota se manter na bolha que criou ao longo da vida.
Confesso que quando iniciei essa história foi difícil gostar de Malena, foi difícil até entender o motivo de tanta gente a querer por perto. Fiquei incomodada com algumas das respostas que ela dava para adultos e colegas, mas principalmente no tratamento rígido muitas vezes direcionado ao seu pai, um homem tão doce e amoroso.
No entanto, decidi dar uma chance para Malena com o intuito de compreender o que havia escondido por trás da fachada que ela desesperadamente tentava manter. O que encontrei foi uma jovem marcada por traumas, pela solidão e por não saber ser diferente. Nossa protagonista comete muitas burradas durante a história, mas seu amadurecimento é perceptível, o que nos faz torcer por ela.
Para além dos clichês adolescentes, Malena fala sobre família, amizade, depressão, drogas e suicídio. Não foi uma obra fácil de digerir, mas valeu a pena acompanhar o processo de início de cura da personagem e os sinais importantes que acionam alertas para pais.
Olá Glaucia,
ResponderExcluirAchei a premissa da história bem interessante, principalmente pela protagonista ser narcisista, normalmente vemos os antagonistas com essas características. Gostei que ela tem um amadurecimento durante a história também.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com