19 setembro 2019

Resenha - Confidências de uma ex-popular, Ray Tavares


Livro: Confidências de uma ex-popular
Autor(a): Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Da autora de Os 12 Signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad. Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

De todos os castigos imagináveis que seus pais pudessem lhe aplicar, a reclusão nunca passaria pela cabeça de Renata. Os importantes Sr. e Sra. Vincenzo mal param em casa, porque ter esse trabalho? Porém, lá estava ela, indo para um internato no interior de São Paulo. Renata não pode dizer que estava perdendo muita coisa ao sair da capital, já que todos os seus amigos lhe deram as costas. Mas, ficar trancada em um campus isolado, ter que usar um uniforme horrendo e ainda assistir missa todos os domingos? Isso era um castigo desproporcional para quem havia se arrependido tanto de seus erros.

O Internato Nossa Senhora da Misericórdia não é para qualquer um. Com uma mensalidade exorbitante, o internato tem um dos melhores ensinos do país e acolhe herdeiros de todas as regiões. Todos são ricos, alguns são problemáticos... exceto Guilherme Rodríguez. O bolsista está no colégio desde o ensino fundamental e é um aluno exemplar. Tudo o que ele não precisa, é se envolver com alguém que tem 'confusão' escrito na testa.

Renata nunca teve problema para se enturmar. Sua beleza e status abriam todas as portas, mas não agora. Arrogante como sempre foi, a garota se sente mais sozinha do que nunca e o semestre parece que vai se arrastar ainda mais depois que a única pessoa com quem conseguiu conversar, deixa o colégio de forma suspeita.

Ray Tavares superou todas as minhas expectativas ao narrar a redenção dessa adolescente mimada. Criei empatia por ela na mesma proporção em que me irritava com suas atitudes. Pelo menos no início. Os personagens secundários são maravilhosos, e cada um com seu diferencial, são importantes para o desenvolvimento da trama.

A aurora aborta diversos assuntos, de forma pertinente e realista. Preconceito racial e social, relacionamento abusivo, ausência parental, entre outros. O epílogo segue a mesma linha de raciocínio. Eu queria muito que fosse diferente, mas sei que foi o melhor desfecho. Um dos públicos atingidos por esse livro é jovem e saber que conteúdos assim estão chegando para eles é muito bom.

Mais do que nunca preciso localizar meu exemplar de 'Os 12 signos de Valentina' - que sumiu quando me mudei -, pois sinto que a autora já irá se tornar uma das minhas queridinhas.

Um comentário

  1. Acredito que esse livro nos deixa com milhões de sensações e empatia pela protagonista. Fiquei muito curiosa quando vi resenhas sobre ele. Esse tema é muito bem discutido e adoraria ler algo assim.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥