24 julho 2018

Resenha - O Fundo é Apenas o Começo, Neal Shusterman


Livro: O Fundo é Apenas o Começo
Autor(a): Neal Shusterman
Editora: Valentina
Páginas: 272
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas. CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos. CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. CADEN BOSCH está dilacerado. Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Caden Bosh é um brilhante adolescente de 15 anos que vem desenvolvendo um comportamento estranho ultimamente. Seu rendimento na escola já não é o mesmo e episódios de pânico e ansiedade tem sido uma constante na vida do garoto, algo que vem preocupando muito sua família. Para ajudar o filho que acredita que os colegas da escola estão tentando matá-lo, seus pais decidem interna-lo em uma clínica especializada, e através da perspectiva de Caden somos conduzidos a complexidade da mente humana.

Enquanto Caden luta para se prender a realidade sem muito sucesso, embarcamos em um navio de piratas junto a um capitão, um papagaio e muitos tripulantes rumo à Challenger Deep, uma depressão situada na Fossa das Marianas, o ponto mais remoto da Terra.

Essa transição entre a realidade e o fruto da imaginação de Caden pode confundir muitos leitores, afinal Shusterman conduz a história sem entregar um diagnóstico preciso da situação mental do protagonista. No entanto, a medida que nos enxergamos cada vez mais confusos e perdidos na narrativa de Caden é que o autor mostra seu brilhantismo e nos faz compreender que essa é a ideia, sentir na pele toda a angustia, medo e incertezas vividas pelo garoto.

Eu costumava ter medo de morrer.  Agora tenho medo de não viver. Há uma diferença. Passamos a vida planejando o futuro, mas às vezes esse futuro nunca chega.

E nessa busca pelo ponto mais profundo do oceano é que percebemos que Caden está chegando também ao “fundo do poço” em sua mente, que sofre com as investidas de sua doença. Mas será que ele terá forças para emergir novamente para a realidade? Só lendo para saber...

Quando a Editora Valentina anunciou o lançamento de O Fundo é Apenas o Começo eu não hesitei em solicitar, afinal Neal Shusterman ganhou minha admiração desde O Ceifador, uma das melhores leituras que tive o prazer de fazer em 2017.

No entanto devo admitir que não estava preparada para as sensações que essa leitura me traria e pela sensibilidade dessa história que aborda uma doença tão sensível e tão complexa. Caden é um personagem corajoso, carismático e curioso, e mesmo em meio as dificuldades de sua doença, ele tenta trazer o mínimo de tranquilidade e conforto para sua família, que também se mostrou uma base sólida em todos os momentos da vida do filho.

“Há muitas coisas que não entendo, mas de uma tenho certeza absoluta: não existe um diagnóstico “correto”, somente sintomas e nomes para conjuntos de sintomas. [...] No entanto, a raça humana adora compartimentos. Queremos tudo na vida arrumado em caixinhas que podemos etiquetar. Mas o fato de termos a capacidade de etiqueta-las não significa que saibamos o que está dentro delas.”

Na nota do autor, Shusterman (que também é pai de um portador da doença mental, motivo pelo qual escreveu com tanta propriedade sobre o assunto) compartilha com o leitor suas experiências e angustias vividas ao lidar com a doença dentro do próprio lar e a luta que o paciente precisa travar para se prender a realidade. Esse não foi meu primeiro contato com a abordagem do assunto na literatura, mas acredito que essa foi a leitura mais intensa no qual a esquizofrenia foi retratada de forma tão crua e verdadeira.

- Viva um dia de cada vez – aconselha Carlyle -, e se sentirá um pouco melhor todas as manhãs.

Sensível, profundo e tocante, O Fundo é Apenas o começo, é um convite a conhecer e mergulhar mais fundo na obscuridade da mente humana. Leiam!

Um comentário

  1. Por estes e tantos outros motivos, este livro está na minha lista de desejados desde que o vi pela primeira vez! Mesmo sem conhecer o trabalho do autor, tudo que li sobre este livro, foi positivo e muitas vezes, emocionante!
    Esta propriedade com que o autor não somente mergulhou na mente, mas também faz com que o leitor faça este mergulho, é rica demais.
    Espero ler o quanto antes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥