02 julho 2016

Resenha - Anna Vestida de Sangue, Kendare Blake


Livro: Anna Vestida de Sangue (Anna #1)
Autor(a): Kendare Blake
Editora: Verus
Páginas: 252
Adquira: Saraiva | Submarino | Folha | Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora

Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?


Desde a morte de seu pai, quando ainda era um menino, Cas assumiu o legado da família: A missão de caçar fantasmas que aterrorizam o mundo dos vivos e manda-los para onde não tenham a capacidade de matar ou ferir ninguém. Por conta da necessidade de viajar constantemente atrás de novos seres aterrorizando diversas cidades, Cas não possui amigos e sua rotina foge completamente da normalidade de um adolescente de sua idade, seus únicos contatos são daqueles que conhecem o seu trabalho e enviam pistas do mundo inteiro informando qual o próximo fantasma deve ser caçado pelo jovem.

Após acabar com o fantasma de um caronista que assombra a atual cidade que reside com a mãe. Cas recebe informações sobre Anna vestida de Sangue, um fantasma que assombra uma antiga casa em Thunder Bay, Canadá e já matou diversos jovens que ousaram entrar na casa que habita. Esperando que esse seja mais um de seus trabalhos como matador de fantasmas, Cas parte com a mãe para uma nova cidade, porém o que ele não imaginava era que sua vida viraria de pernas para o ar quando finalmente estivesse frente a frente com o fantasma. Anna é diferente de tudo o que Cas já viu, ela é extremamente poderosa, tem sentimentos como se estivesse viva, porém sabe que já está morta.

Quando meu pé toca a primeira tábua apodrecida dos degraus da varanda, quase posso sentir a casa se contrair, como se estivesse inspirando, despertando, depois de tanto tempo intocada. (Pág. 56)

Diferente dos fantasmas que o rapaz já destruiu sem olhar para trás, Anna promete dar trabalho a Cas, e não apenas por possuir um poder jamais visto durante sua experiência com seres mortos, mas por despertar em Cas o desejo de protegê-la, invés de mata-la, algo que nunca aconteceu antes e ele não sabe como explicar. Durante esse processo para entender mais sobre Anna e os motivos para sua ira estar crescendo desenfreadamente, Cas irá encontrar amigos, desde os mais incomuns que irão ajuda-lo a descobrir mais sobre si mesmo e sobre seu passado.


Quando comecei a ler Anna Vestida de Sangue minha ligação com a leitura foi instantânea, me vi presa desde a primeira página, algo que acontece raramente, sem contar o cenário que me lembrou bastante supernatural, o seriado que eu amo de paixão.

Estou olhando para a casa de Anna outra vez. A parte lógica de meu cérebro me diz que é apenas uma casa. É o que está do lado de dentro que a torna tão arrepiante. tão perigosa; a casa não pode estar se inclinando em minha direção como se estivesse me caçando pelo mato crescido. Não pode estar tentando se soltar de suas fundações e me engolir inteiro. Mas é isso que parece estar fazendo. (Pág. 75)

No desenrolar da trama percebemos o quanto Cas amadurece e o quanto precisava viver um pouco de normalidade para perceber que é jovem e que como qualquer adolescente comum precisa criar raízes. Cas acreditava que não precisava fazer amigos, afinal nunca ficava muito tempo em um só lugar. Focado apenas em seu desejo de vingar a morte do pai, que morreu nas mão de um dos seres que caçava, o rapaz não estava preparado para lidar com tudo o que aconteceria no Canadá, muito menos para lidar com as amizades mais improváveis que irá adquirir durante sua estadia.

Assim como Cas, Anna foi outra personagem que ganhou minha total admiração na história. Embora complexa, ela é uma personagem intensa, que desperta nossa curiosidade e atenção desde o primeiro momento. Morta há mais de 60 anos de forma brutal, a personagem vem se vingando e matando há muito tempo. Porém quando vamos entendendo mais sobre sua história conseguimos entender melhor os fatos e fica impossível não torcemos por ela.

Anna Vestida de Sangue foi um livro que embora eu nutrisse muitas expectativas, (algo extremamente perigoso no mundo da literatura) ainda assim conseguiu me surpreender. Com uma narrativa cheia de suspense e mortes aterrorizantes, o enredo prende o leitor até a última página e ao mesmo tempo em que assusta, nos faz ansiar por mais. Kendare Blake me conquistou não apenas por sua história cheia de assombro e originalidade, mas pelo poder de construir uma trama que fugiu da mesmice e me instigou durante toda a leitura.

Não tenha medo do escuro, Cas. Mas não deixe que lhe digam que  tudo que está ali no escuro também está no claro. (Pág. 103)

Em relação à edição física do livro, só tenho elogios a Verus Editora. A capa está fantástica e remete completamente o leitor a trama criada pela autora. Sem sombra de dúvidas posso dizer que essa é uma das mais belas capas morando na minha estante até o momento. As folhas são amarelas (do jeito que a gente adora), a fonte está em tamanho agradável para a leitura e não encontrei erros de revisão.

Para aqueles que fogem de séries e ficaram receosos com essa leitura, aviso que trata-se de uma duologia, e que em breve a adaptação chegará as telonas. Isso mesmo, o livro já teve os direitos cinematográficos adquiridos pela Fickle Fish Films, portanto corra para ler esse romance sobrenatural e permita-se se apaixonar pela história tanto quanto eu. Com certeza Anna e Cas também irão te conquistar!


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Oníria.

9 comentários

  1. Adorei a resenha! Eu não tenho livros de terror e suspense, mas esse livro me despertou interesse em ler =D. A história é bem convincente e envolvente, a personagem Anna me deixou intriga em conhecer a história dela e a relação dela com o Cas. Espero ler antes de lançar o livro.

    ResponderExcluir
  2. Lançar livro não, quer dizer o filme haha.

    ResponderExcluir
  3. Sem sombra de dúvidas, a capa é um espetáculo a parte.
    Belíssima edição.
    Creio que seja a primeira resenha que leio sobre este livro, apesar de já o ter visto algumas vezes pelo mundo literário.
    Gostei muito do que li acima...os segredos, mistérios e descobertas.
    Lista de desejados com certeza!
    E se realmente virar filme, melhor ainda!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Aiiii estou loucaaaa para ler ess elivro!
    Que capa incrível!
    E amei a premissa, as resenhas dele também são bem positivas.
    To achando que vai rolar um affair entre a Anna e o Cas, hein?
    Bem original e diferente de tudo que já li.
    Quero pra ontem!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já tenho esse livro adicionado a minha lista de desejados já algum tempo. A capa é linda e a premissa do livro é fascinante, pois adoro esse gênero. E lendo sua perfeita resenha, mais ansiosa fiquei para ler essa obra! Que ótimo se for lançado o filme. Quero ler antes, claro. Obrigada pela ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Confesso que não gosto de livros de terror e estava com um preconceito sobre este livro, só que depois de ter lido a resenha, pensei "isso é terror ou romance?" Enfim, acho que deve ser uma mistura dos dois, porém mesmo assim não me interessei, passo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Glaucia,
    Quando vi o lançamento desse livro já fiquei curiosa para ler, apesar de não ter o costume de ler livros de fantasia com esse enredo. Mas como gosto de histórias com suspense (desde que seja bem levinho, sou uma medrosa) acho que vou dar uma chance para esse livro quando tiver a oportunidade, pois fiquei bem curiosa para conhecer o mistério da Anna. Bem, confesso que fiquei empolgada para ler esse livro depois que foi anunciado que seria adaptado para o cinema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. No começo"ela caça e mata os mortos" eu já fiquei tipo (???) Espera que eu quero ver isso. kkk
    Fiquei curiosa pra saber sobre a história mais confesso que não é o tipo de história que eu procuro ler.. Sabe.. essas coisas de mortos, espíritos, mortes aterrorizantes não é pra mim.. Já até tentei assistir Supernatural muitas vezes mas não dá.. Não consigo!! Achei a capa dele linda! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Primeiro gostei da capa, a historia parece clichê mas fiquei curiosa um caçador de fantasmas que se apaixona por uma fantasma e ela ainda é da década de 60, esse livro vai pra lista.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥