02 março 2016

Resenha - Enquanto Bela Dormia, Elizabeth Blackwell


Livro: Enquanto Bela Dormia
Autor(a): Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Adquira: Saraiva | Submarino | FNAC | Livraria Cultura | Travessa | Americanas
Livro cedido através da parceria com a editora
Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


Imagine que os contos de fadas fossem reais, ou melhor, imagine conhecer alguém que vivenciou um dos contos mais famosos que conhecemos. Ao longo de séculos de traduções, a Bela Adormecida teve muitos nomes, entre eles, Rosa. A princesa Rosa foi muito aguardada por seus pais, aparentemente inférteis, e seu nascimento prometia reascender a alegria do reino. Porém, uma maldição lançada em seu batizado por sua tia Millicent, fez com que o terror assombrasse todos e Rosa cresceu trancada dentro dos muros do castelo. Todos temiam por sua vida e de fato coisas ruins acontecem até o famoso beijo do príncipe acorda-lá. Só que essa história não gira em torno dela, e sim de Elise, sua dama de companhia.

Será que alguém acredita que uma mulher seja capaz de sobreviver a um sono semelhante à morte e sair dele ilesa?

Elise cresceu numa vila, na área rural do reino. Com um pai rígido e sendo a única mulher entre muitos irmãos, ela não foi criada para ser uma dama e sim mais uma mão de obra da fazenda. Porém sua mãe fez o que pode para que ela tivesse os ensinamentos básicos de uma trabalhadora, inclusive ensinando-a a escrever, o que era raro. Quando aos 14 anos, a varíola levou sua mãe e irmãos, ela não pensou duas vezes antes de seguir o seu sonho: trabalhar no castelo, como um dia sua mãe fez.

Com a ajuda de uma tia, a única família que lhe restou, e uma antiga amiga de sua mãe, Elise logo consegue um emprego no castelo. Ela começa como uma simples camareira, mas com dedicação e presteza em seu trabalho, acaba conquistando a confiança da rainha Lenore. É aqui que sua vida começa a se confundir com a dos monarcas. Quando ela começa a perceber que as pareces do castelo guardam muito mais do que a riqueza de uma família ou a fofoca dos empregados.

- Estou às suas ordens - declarei.
Se eu soubesse os sacrifícios que meus serviços à rainha Lenore acabariam por implicar, será que minha resposta teria sido a mesma?

É inevitável, eu adoro os contos de fadas. E gosto mais ainda quando me deparo com uma boa releitura. Essa me intrigou por dois motivos. O primeiro é que eu nunca li ou assisti a essa história. Conhecia os fatos de maneira bem superficial e fiquei contente quando consegui reconhecer vários deles nesse enredo. O que mostra que a autora usou o que era essencial na história original. O segundo foi o título em si. Ele nos remete ao que está por detrás dos bastidores e é exatamente o que encontrei na história de Elizabeth Blackwell.

Quem espera páginas repletas de reviravoltas pode se decepcionar, mas não se engane. Apesar de ser linear, a vida de Elise não deixa nada a desejar. A história transcorre através de anos e alguns momentos são mais vagarosos do que outros. Mas a autora me manteve ai, louca para saber como seriam os finais de Elise, Rosa e tantos outros personagens que me despertaram compaixão ou raiva. A forma como a história é contata é um dos pontos fortes do livro. A narradora é a própria Elise, mas ao mesmo tempo em que ela está revivendo aqueles dias, ela se mantem afastada. Então é normal vê-la apontando suas próprias falhas ou dando dicas do que virá mais a frente.

A maioria via aquelas muralhas como proteção contra o perigo, mas eu havia reconhecido, em algum lugar nas profundezas de minha alma, que nem todas as ameaças vinham de fora.

Não vou mentir e dizer que Elize é uma personagem que só exala amores. Ela sofreu muito, principalmente por suas próprias escolhas. E isso me irrita um bocado. Claro que os percalços ao longo de seu caminho permitiram que ela vivenciasse essa história até o fim, mas não foi fácil me colocar em seu lugar. E ao mesmo tempo imagino que devam ter existido, ou existam, empregados tão fieis quanto ela.

Não quero contar dos personagens, me contento em dizer que a autora trouxe muitas histórias paralelas junto com eles. Em um castelo tão grande, tinham que haver muitas histórias a serem contadas. Cada uma com suas mensagens, cada uma modificando um pouquinho da vida de Elise.

Enfim, minha Bela dormia.

Devo ressaltar que o trabalho da Editora Arqueiro combina perfeitamente com a história. Essa capa é linda e trás todo o tom sombrio que a história pede. Internamente a diagramação está simples, com páginas amareladas e fontes em bom tamanho.

Se você é um amante de contos de fadas, essa leitura é especialmente obrigatória para você.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Quarto.
(Livro que deu origem ao filme O Quarto de Jack)

11 comentários

  1. Se existe uma pessoa que é realmente apaixonada por histórias inspiradas em contos de fadas, sou eu. Quando a editora Arqueiro anunciou o lançamento de Enquanto Bela Dormia, soube no mesmo instante que precisaria fazer a leitura.
    Estou encantada pela resenha e pelo que o livro nos conta. Pensar que a autora criou uma estória bem real, com uma narração por um ponto de vista novo e com personagens emocionantes muito aumentou minhas expectativas que tenho a certeza de que será supridas. Amei!
    Bjs, Andressa!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de releituras de contos de fadas, mais que o conto de fadas clássico que aprendi desde criança. E esse chamou atenção assim que vi e pelo jeito não decepciona. Dá pra ver que foi bem feito e deu um clima adulto bem mais real às histórias, ficou bem legal. Leitura obrigatória mesmo =D

    ResponderExcluir
  3. Andressa,amo releituras de clássicos,ainda mais sendo conto de fadas.Achei muito legal a história girar em torno da dama de companhia de Rosa,Elise.Realmente o título da história nos remete ao que acontece nos bastidores,ou seja enquanto Bela dormia,várias coisas ocorriam,achei bem interessante a narradora ser a própria Elise.Legal várias histórias paralelas serem trazidas e a capa com certeza é muito linda.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Desde o lançamento do livro fiquei interessada em ler, pois adoro contos de fadas e essa releitura do clássico A Bela Adormecida parece ser bem envolvente. Fiquei animada em saber que a história é contada sobre o ponto de vista da Elise, a dama de companhia da Rosa. Pelo que li, as protagonistas femininas ganham destaque na história, e adoro isso! Gostei de saber que o livro trás várias histórias dos personagens que de certo modo estão envolvidos com a vida da Elise, isso torna a leitura bem envolvente. Estou muito empolgada pra conhecer essa história, tem cara de ser o tipo de livro que a gente não quer largar até chegar ao final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro na Saraiva mas não dei muita importância, mas adorei a sua resenha!
    Também adoro contos de fadas e essa desconstrução deve ser super legal, me animou :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  6. Yup.

    Nossa eu amo essas histórias que são releituras sabe, eu mesmo já pensei em criar uma na qual falaria sobre todos os contos de fadas, mas em meu ponto de vista, infelizmente, acabei desistindo da ideia. Eu tenho o livro Encantada, que na verdade são três e eu não li nenhum, eu simplesmente queria muito os livros e quando os recebi, não senti vontade de ler - vai entender né.

    Bem, eu gostei bastante da sinopse e parece ser um livro bastante promissor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ótima Resenha.
    Quero muito ler esse livro, adoro contos de fadas readaptados para nos surpreender, já li alguns com temas parecidos, e amei, tenho certeza que vou amar essa leitura tembem, além de ser meu gênero literário, esse capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas e essa e uma historia que quero muito ler, achei bem interessante acompanhamos a historia através de alguém que estava lá e também fiquei bem curiosa para conhecer a historia da Elise !!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo releituras de contos de fadas, e a Bela Adormecida é uma das princesas que mais gosto. Apesar da história não focar nela, e sim em Elise, tenho certeza que iria gostar muito de ler esse livro. Além de tudo a capa é maravilhosa.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito destas releituras dos contos de fadas. Gostei da história focar na empregada, mudou bem o cenário, mas não tirou o encanto e a magia da história. A capa realmente esta maravilhosa. Gostei da resenha. Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Estou entre gostar e não gostar dessa capa. Ela é bonita, só não gostei da menina kkk
    Adoro contos de fadas e consequentemente, as releituras. Pensei que esse livro não fosse muito bom, que a história não me interessaria, mas estou vendo que a maioria está gostando. Está tendo um bom retorno. Quem sabe, de repente eu pegue p ler e vejo se vou gostar.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥