22 março 2016

Resenha - Não queira saber, Lisa Jackson


Livro: Não queira saber
Autor(a): Lisa Jackson
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 462
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora
Todas as noites, em seus sonhos, Ava vê o filho, Noah. Porém, quando ela acorda, é novamente arrebatada pela verdade aterradora: Noah desapareceu há dois anos, e seu corpo nunca foi encontrado. Quase todos, inclusive Wyatt, o marido meio ausente, supõem que o menino tenha se afogado após cair do cais próximo a sua casa, na Ilha Church. Ao longo desse período, Ava passou a maior parte do tempo internada em hospitais psiquiátricos de Seattle, arrasada pelo luto e incapaz de recordar os detalhes do desaparecimento do filho. Contudo, à medida que suas faculdades mentais voltam ao normal, as suspeitas aumentam. Apesar da preocupação que os outros demonstram, ela não consegue se livrar da sensação de que a família e a psiquiatra sabem mais do que dizem. Será apenas preocupação com o seu bem-estar? Ou medo de que Ava descubra alguma coisa? Estará enlouquecendo? Será que Noah ainda está vivo? Ava não irá desistir enquanto não obtiver respostas; a verdade, contudo, é mais perigosa do que ela imagina - e o preço talvez seja mais alto do que espera pagar.


Ava sofreu o maior golpe que uma mãe pode sofrer: a ausência do filho. Há dois anos seu pequeno Noah sumiu sem deixar vestígios. O fato aconteceu em plena noite de natal e desde então, Ava passou a maior parte desse tempo internada em hospitais psiquiátricos. Recentemente seu marido conseguiu que ela voltasse para o Portão de Netuno, a grande casa da família localizada na Ilha Church. A condição era que ela se consultasse regularmente com uma psiquiatra e não abandonasse seus remédios. Porém as coisas não andam nada bem.

Ava está presa em um pesadelo constante, onde ela ouve e vê seu filho em lugares e momentos desconexos. Nesses momentos ela não hesita em ir atrás de seu pequeno, o que faz os demais moradores do Portão de Netuno a julgarem como louca. Ela sabe que é isso que eles pensam, e em alguns momentos não consegue deixar de lhes dar razão. Fato é que ela não pode desistir de seu filho. não pode aceitar facilmente assim como todos os outros. Ela irá atrás de respostas, mesmo que isso signifique perder seu casamento, sua liberdade, sua sanidade.

Ava não entendia por que todo estavam determinados a atormentá-la, a fazê-la achar que estava louca, mas tinha certeza absoluta de que era só isso que pretendiam. Todos eles: as enfermeiras, os médicos, a empregada, os advogados e o marido... principalmente Wyatt.
Meu Deus... ela parecia mesmo paranoica.
Talvez estivesse.

A Ilha Church é um lugar no mínimo misterioso. A ilha foi 'colonizada' pela família de Ava e apesar de ter já ter sido sede de um hospital psiquiátrico e possuir alguns poucos moradores, a maior parte dos habitantes mora no Porão de Netuno e são da família. A grande casa é antiga, caquética e o sonho de Ava era reformá-la e trazê-la de volta ao seu tempo de glória. Por isso ela comprou a parte da herança que cabia a quase todos os seus primos, menos de Jewel-Anne. A sua prima mais nova ficou paraplégica em um acidente de barco que deixou em Ava cicatrizes tão graves quando as limitações de sua prima.

Não queira saber é um caldeirão de personagens misteriosos e, cada um com sua história individual, despertam a curiosidade do leitor. Porém o único que recebe grande destaque é Dern, o faz tudo recém contratado por Wyatt. Desde o princípio sabemos que ele aceitou o trabalho por algo que vai além do que é falado. Só que descobrir os seus segredos não é fácil...

Ele estava ficando nervoso e isso não podia acontecer.
Não antes de concluir a missão.

A história de Lisa Jackson é absolutamente enlouquecedora. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, o leitor tem quase nenhum conhecimento sobre o que acontece além da presença de Ava e um pouquinho do dia a dia de Dern, o suficiente para nos deixar intrigados sobre este homem. Eu sou péssima em classificações, mas diria que ele é um romance policial com um q de thriller psicológico. Quando eu digo que é enlouquecedor é porque são muitos personagens e todos são suspeitos. Porém, suspeitos de que? Ao longo do livro vários fatos estranhos começam a ser revelados, assim como algumas suspeitas da protagonista e você vai pirar até conseguir encaixar todas as peças.

E o final? Gente, eu quase tive uma sincope! Eu devorei as últimas cento e cinquenta páginas como se não houvesse amanhã. Essa foi uma mudança bem vinda já que o livro estava andando em um ritmo meio inconstante. Porém, nem isso mancha o brilhantismo da história criada. A Edição da Bertrand Brasil é simples, com páginas brancas, margens agradáveis e fonte com um bom tamanho. A capa da todo o clima de suspense a história e acredite, ela não representa exatamente o que imaginamos em um primeiro instante.

Aos poucos, o desespero deu lugar à raiva. Quem faria uma coisa dessas? Quem? [...]
Qualquer pessoa da minha família. Ava sentiu o estômago revirar outra vez ao imaginar a longa lista de parentes. Muitos podiam estar ressentidos com ela, até mesmo falar mal pelas costas ou sentir algum tipo de satisfação por ela estar mentalmente instável e ter deixado de ser a mulher controlada e intransigente que fora um dia. Mas aquele ódio cruel e intenso... Era outra coisa.

O livro possui uma carga emocional densa e tem a capacidade de te arrepiar por motivos totalmente opostos. Valores são questionados, a capacidade humana de fazer o bem e o mal também. Portanto, se entregue de corpo e alma a essa história.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Quarto.
(Livro que deu origem ao filme O Quarto de Jack)

7 comentários

  1. Essa é a segunda resenha que vejo desse livro e só me deu ainda mais vontade de lê-lo. Gosto muito desses livros que mechem com o psicológico e nos deixam nervosos e sem saber em quem confiar.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li resenhas a respeito do livro e o enredo me agradou bastante.
    A história me parece ser bem intrigante e de tirar o fôlego, características perfeitas para se tornar um dos meus livros favoritos. Haha e agora eu fiquei super curiosa para saber desse finaaal!!!
    Obs : Já adicionei na minha lista de desejados. :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Mais um livro que fiquei completamente interessada quando vi o lançamento. Nossa, tem tudo pra ser um livro de tirar o fôlego, garanto que vou querer ler num piscar de olhos. Adoro livros com histórias cheias de mistérios e suspense, e essa Ilha Church é um tanto misteriosa, sem falar em todos esses personagens, ai tem coisa. Estou muito intrigada com o final desse livro, você me deixou louca pra saber o que aconteceu com o Noah. Já adicionei na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dreeh!
    Mais um título que vai para a minha lista de desejados.
    Gostei muito da premissa do livro e curto bastante histórias com um bom mistério. Eu fico tentando descobrir antes de ser revelado no livro, sabe? rs
    Enfim, espero lê-lo em breve e tirar minhas próprias conclusões.

    Bjos
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa do livro, é bem diferente dos suspense habituais. Já fiquei me perguntando se o filho de Ava realmente existe, ou se ele existiu ou nunca existiu. Parabéns pela resenha, ficou ótima, essa capa está linda. Espero conferir a obra em breve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Dreeh,amei a premissa é bem eletrizante e traz um mistério um mistério muito denso que meche com a emoção.já que é a perda de um filho o que é realmente um golpe para uma mãe,ainda mais em uma noite de Natal.Gostei bastante de saber que é um caldeirão de personagens misteriosos.Fiquei curiosa sobre o personagem Dern.Amei a definição enlouquecedor.Ansiosa para conferir.Beijos!!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥