03 março 2015

Resenha - Um mais um, Jojo Moyes

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Jojo Moyes
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2015
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 320
Livro cedido de parceria com a Editora
Adicione no SKOOB




Quando seu marido foi morar com a mãe, dois anos atrás, Jess não pôde negar o alívio que sentiu. Ela sabia que a depressão era uma doença séria, mas não aguentava mais todas as ideias furadas para ganhar dinheiro que ele tinha. A responsabilidade financeira já era dela há um bom tempo, mas agora, definitivamente, ela não teria mais a quem recorrer. Só lhe restava trabalhar, trabalhar muito! Jess é uma faz-tudo. Sua principal fonte de renda vem dos clientes de um condomínio repleto de casas de veraneio. Lá, ela é faxineira, lavadeira, passadeira e, se precisar de algum ajuste com o encanamento ou pregar algo na parede, ela faz também. À noite ela trabalha em um pub como garçonete. E, ainda assim, sua situação financeira estava muito difícil.

Jess Thomas, a mulher que sempre dava um jeito, que passava a vida dizendo às crianças que "ia dar tudo certo", não estava conseguindo fazer aquilo dar certo.

Isso porque ela precisava alimentar e educar mais duas bocas: Tanzie, sua filha, gênio da matemática, e Nicky, seu enteado, gótico e recluso. Seus filhos são diferentes, ela sabe disso, mas nada diminui o seu amor por eles. E é pensando no futuro de Tanzie que ela se envolve em uma aventura nem um pouco engraçada. Foi oferecida a Tanzie uma bolsa significativa para uma escola de alta classe, na qual ela poderia desenvolver suas habilidades, mas ainda assim, eles não teriam com arcar com o resto dos gastos. Eis que surge a oportunidade de ouro: uma olimpíada de matemática que oferece um prêmio generoso. O problema? Eles praticamente teriam que atravessar o continente para chegar ao local da prova. A solução veio com uma carona não programada.

Ed Nicholls é um Geek. Gênio da computação, ele fundou uma própria empresa de software ao lado de Random. Mas, após meter os pés pelas mãos, acaba colocando em jogo várias coisas importantes na sua vida: sua carreira, seu dinheiro e seu melhor amigo — com o bônus de ainda poder parar na cadeia. Obrigado a se afastar do trabalho até que as investigações fossem concluídas, ele procura refúgio em sua casa de veraneio. Seu caminho cruza com o de Jess das piores formas possíveis, até que por fim, ela se torna um anjo da guarda. Depois de uma noite de bebedeira e sem a menor condição de voltar para casa em segurança, é Jess que garante seu retorno. Talvez por gratidão ou para fugir da pressão que sua irmã fazia para que ele fosse visitar seus pais, o fato é que ele acaba espremendo Jesse, Tanzie, Nicky e um cachorro babão e peludo dentro do seu Audie novinho e segue em direção à Escócia.

- Porque fiz umas burrices há bem pouco tempo. E talvez uma parte de mim apenas desejasse fazer algo que me deixasse satisfeito.

Me encantei com a escrita de Jojo Moyes em nosso primeiro contato, há dois anos. Com histórias emocionantes e uma escrita deliciosa, é impossível não gostar de um livro dela. Seus personagens sempre palpáveis tornam o livro ainda mais interessante. Tem drama, tem romance, tem comédia. Ela consegue dosar muito bem todos os elementos para que a história não se torne algo pesado e lamuriante.

O livro é narrado em terceira pessoa, alternando o foco de cada capítulo entre os personagens já citados e vai muito além dessa roadtrip, mas não tem como negar que a viagem é um dos momentos mais divertidos. É aquela típica viagem de família, cheia de risadas e implicância, mas eles mal se conhecem, então não pode ser tudo tão simples assim. Jess mal tem dinheiro para as refeições e é orgulhosa o suficiente para não querer ajuda de Ed. Além de não estar acostumada a receber ajuda, eles já estão viajando de carona! Não dá para abusar. Eles entram em muitas discussões, mas isso, e um pouquinho de álcool, são fundamentais para que se conheçam melhor.

Jesse não podia lhe dizer, mas, como mãe que criava os filhos sozinha, havia certas coisas que ela não podia fazer. Que era basicamente o que todo mundo esperava que uma mãe solteira fizesse: reivindicar benefícios, fumar, morar em casas da administração municipal, alimentar os filhos com comida do McDonald’s. Algumas dessas coisas ela não podia evitar, mas outras, sim.

Não posso deixar de falar da personagem mais fofa: Tanzie. Ela vai além da identificação com os números. Responsável por várias tiradas engraçadas ao longo do livro, ela é esperta e apesar das dificuldades impostas pela vida, consegue ser feliz com o que tem. A educação rígida, porém cheia de amor oferecida pela mãe, é visível em suas atitudes. Nunca vi uma criança tão jovem e tão cheia de caráter.

Sr Nicholls esperou até que ela parasse de chorar, depois tornou a dar a volta na mesa e pediu um chocolate quente com marshmallows, raspas de chocolate e chantili extra.
 - Isso cura todos os males – disse, empurrando a bebida para ela. – Pode confiar em mim. Eu sei tudo.
E o estranho é que era mesmo verdade.

A diagramação do livro está ótima. O início de cada capítulo indica sua numeração e através de quem aquele trecho será narrado. A fonte e margens são agradáveis à vista, assim como as páginas em papel pólen. Apesar de a capa seguir um dos padrões originais (eles lançam tantas que me confundem), eu não curti muito. Acho que poderiam ter seguido a linha das capas publicadas no Brasil, como essa, ou dado mais destaque à família, como essa.
Uma história incrível, cheia de emoções e com uma bela lição de vida. Mais o que recomendado, leitura obrigatória!

19 comentários

  1. Caramba, que resenha de tirar o folego. Coitada da Jess, realmente acontece muito isso, de engravidarem jovens e terem q abandonar a escola, e no futuro terão que trabalhar em dobro para poder sustentar a família. A historia de romance, seu inicio, é um puco inusitado né, no meio de algo nada convencional. Gostei da originalidade do autor Jojo. Quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente apaixonada por Jojo Moyes, sério ela escreve muito, e muito bem, o que faz eu devorar o livro rapidinho. Estou louca por esse livro desde que lançou, a história é um amor, mas Dessa eu gostei da capa, mas como você disse deveria ter dado mais destaque a família, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oooi,

    Eu quero taaanto conhecer a escrita da Jojo :( todo muito elogia tanto a escrita dela que eu morro de vontade de conhecer.
    O enredo do livro é muito interessante, segue bem a linha da autora, o que eu acho legal. Gostei de saber que ele é narrado em terceira pessoa e ainda sim, focado em todas as personagens, dá pra ter uma visão melhor do livro.
    O que mais me deixa curiosa são as lições que a autora passa em suas histórias, acho que sexta vou na livraria, espero encontrar um livro dela lá ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. começe com A garota que voce deixou para tras. Eu chorei muito.. o jeito que ela escreve é lindo

      Excluir
  4. Não é surpresa nenhuma ver que tenha classificado o livro como leitura obrigatória. A autora é incrível, fica impossível não gostar de sua escrita. Agora fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro. Estou realmente com pressa de tê-lo em mãos.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  5. Sou doida para ler Jojo até mesmo estou participando de todo e qualquer sorteio que aparece da autora, sua resenha só serviu para me deixar ainda mais curiosa e eletrizada com a autora. Confesso que não li a parte em que você descreveu a história, pois prefiro ser surpreendida e não costumo ler nem ao menos sinopses. Acabei de ler sua opinião encantada, quero conhecer esses personagens que parecem agradar sem esforço. Acho que já sei por onde começar a ler Moyes

    ResponderExcluir
  6. Dressa lindona já comprei esse livro, estou louca para ler , adorei a premissa e lendo sua resenha me confirmou que será uma ótima leitura .Jojo sempre com livros maravilhosos.Espero não chorar nesse . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Já li 2 da Jojo e nenhum me cativou 100%, nenhum foi 5 estrelas. Ela escreve bem, mas algo faz com que eu não me entregue totalmente. A proposta desse parece bem interessante por causa da mistura de gênios. E o book trailer ficou tão lindo que dá vontade de ler só por causa dele.rsrsrs
    Acho que a Intrínseca podia ter mantido o padrão das capas de A Garota e Como eu Era.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dreh!
    Eu amei o primeiro livro que li da Jojo, foi impossível não favorita-lo.
    E pelo visto esse aí não será diferente. Pretendo embarcar nessa leitura assim que possível, e a sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    Você não citou o primeiro livro que leu dela, eu me encantei com o livro"A última carta de amor", que tem tudo o que eu gosto, sou apaixonada por cartas, tem um mistério, tem romance, tem drama, sou suspeita para falar, pois achei lindo. E pelo visto, esse livro mantém o jeitinho dela. Eu consegui com suas palavras me imaginar dentro desse carro, risos... Tomara que eles fiquem juntos. Pois pela cena do chocolate quente, deu para perceber como as crianças precisam de uma família completa, de estabilidade emocional. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii Dreeh, tudo bem? Acredita que até hoje eu não li nenhum livro da autora... quero tanto ler "Como Eu Era Antes de Você". Bom, adorei a resenha e parece ser um livro bem divertido, com personagens bastante interessantes. Quanto a capa, concordo com você, devia ter mantido o padrão dos outros dois, acho que cria uma maior identidade e é bem mais bonita.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Que bom que a história não se torna pesada e nem lamuriante, lamúrias sem fim me incomodam bastante. Adoro personagens palpáveis, e acredito que essa mistura de drama, romance e comédia vai me agradar muito. Ainda não li nada da autora, mas pretendo fazer isso logo, acho que ela vai ganhar uma fã... rs... Amo histórias emocionantes e que nos passam belas lições!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem flor...

    Bom eu comprei um livro dessa autora e desisti de ler... nem comecei, mas a sinopse não me ofereceram força de vontade... falo isso porque as histórias que ela escreve não é muito a pegada dos livros que eu leio e após ler algumas resenhas positivas e negativas, decidi que não iria curtir a leitura e como não pretendo abandonar livros... prefiro dar para a minha resenhista ler rs. Falando desse livro... eu achei a história bem interessante de verdade fora a capa lindíssima... vou ler mais algumas resenhas para me decidir... eu gostei de saber que você gostou da menina e de ela ser um dos pontos fortes da história... Xero!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dreh.
    Eu nunca li nada da Jojo, e Um mais Um não me interessou mesmo com todos os elogios.
    A verdade é que ando bem enjoada com as leituras, parece que só encontro propostas do tipo mais do mesmo.
    Pelos a história não é cheia de lamentações e ainda algo divertido.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa!

    Eu ainda não li nada da Jojo e acho que nem possuo interesse. Achei sua resenha bem bacana e ainda mais a nota que você atribuiu ao livro. Cinco estrelas não é pouco, não é? haha Fico feliz em saber que você gostou da leitura que fez <3

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Confesso que não esperava que o livro fosse tratar desse tema. Eu acho roadtrips muito interessantes e sempre tento ler alguma que surge por aí. A autora é super recomendada com um outro romance (que vai virar filme com atores que gosto), mas não tenho interesse ainda por ele. Confesso que Um Mais Um me interessou e espero poder ler.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Dre,

    essa é minha próxima leitura. O livro já tá aqui na fila =P. To curiosa porque, como vc sabe eu detestei Como eu Era, mas to disposta a dar uma nova chance a autora. Espero gostar do livro tanto quanto vc

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Queria muito fazem uma parceria com vcs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥