10 dezembro 2014

Resenha - O Ladrão de Raios, Rick Riordan

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

SÉRIE: Percy Jackson e os Olimpianos #1
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2009
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 387
Adicione no SKOOB


Perseu, ou Percy como é conhecido, é um garoto de doze anos que tem sérios problemas para se manter em uma mesma escola por mais de um ano consecutivo. Com dislexia e déficit de atenção, ele já era propenso a não se dar bem no colégio, mas parece que todo o tipo de coisas estranhas acontece com ele. Por mais estanho que pareça, sua vida começa a ganhar sentido no dia que em que descobre que seu professor favorito é um centauro e seu melhor amigo um sátiro! Ele não é um simples garoto problemático, é um semideus, resultado da paixão de um deus do Olimpo por um humano.

São muitas informações para se assimilar de uma só vez, mas ele sabe que precisa chegar o quanto antes ao acampamento meio-sangue, ou não terá muitas chances de sobreviver. Este lugar vem sendo o reduto dos semideuses há séculos. É onde eles aprendem a se defender dos monstros e onde conhecem cada vez mais suas origens. Percy finalmente irá saber quem ele é! Ao lado de garotos problemas, ele descobre que sua dislexia na verdade é resultado da sua mente ser programada para ler em grego antigo e que todos o apuros nos quais ele se envolveu, eram ataques de monstros disfarçados.


Ele estava começando a se sentir em casa, quando descobriu quem era seu pai olimpiano. Com sua idade, normalmente os campistas já haviam sido reclamado por seus pais. Por isso existia muita expectativa para que ele fosse reclamado também. Quando a revelação surge é um choque para todos os presentes: Percy Jackson é filho de um dos Três Grandes. E isso é assustador porque ele nunca deveria ter nascido...

Mas lá estava ele, firme, forte e metido em algum encrenca para variar. Só que desta vez ele precisava se arriscar não somente para provar que não tinha feito nada de errado, mas para impedir que uma guerra eclodisse. O raio de Zeus, um artefato extremamente poderoso, foi roubado e ele é o principal suspeito. A primeira a embarcar na aventura é Annabeth, semideusa filha de Atena. Apesar de não simpatizar com Percy, Annabeth sempre quis uma chance para sair do acampamento e por seus anos de treinamento em prática. Groover, o sátiro que além de amigo é o responsável pela proteção de Percy, não gosta muito da ideia, mas ele sabe que não tem outra escolha. Nada fará Percy Jackson voltar atrás.

O livro voltado para o publico adolescente é narrado em primeira pessoa por Percy Jackon e sua escrita é um tanto quanto infantil, meio superficial, com toques engraçados e uma verdadeira aula sobre mitologia grega. O autor escreve de forma incrivelmente fluida, fazendo com que as páginas passem depressa, sem que o leitor perceba que a história está chegando ao fim. Friso que a escrita é infantil pois pode ser um fator que incomode a alguns leitores, mas esse fator não significa que os mais velhos não possam curtir a história. Basta ter em mente que você não é o publico alvo dessa leitura. Então simplesmente aproveite a história.

A ação começa quando o trio parte do acampamento meio sangue. Os obstáculos no caminho são vários, mas a cada parada somos apresentados a novos personagens, novas histórias. A forma como a mitologia foi inserida em um cenário do Século XXI, nos deixa com a sensação de que estamos sendo enganados pela nevoa a todo instante. Os monstros, deuses e semideuses está lá fora e só nós não percebemos.

Amizade, mistério, aventura e mitologia. Essa é a mistura apresentada por Rick Riordan nesses livro. O ladrão de raios é apenas o livro de abertura de uma série de cinco livros, então podemos esperar muitas aventuras pela frente.

O livro foi adaptado em 2010 para o cinema. Infelizmente a adaptação passou longe de representar o livro de forma digna. Além de mudarem praticamente toda a história, sendo mantidas apenas alguns fatos principais, as atuações deixaram a desejar. É uma das piores adaptações que eu já vi, perdendo apenas para O Mar de Monstros que é a continuação desta história.

 Em agosto deste ano, a Intrínseca relançou toda a série com as novas capas - também publicadas no EUA - e atualmente só é possível encontrar esse nova capa a venda. Para quem se interessou pela história mas está procurando algo diferente, também tem a Graphic Novel.


Resenha postada originalmente do Recanto da Mi

15 comentários

  1. Ooi,

    Eu não li ainda esse livro e vejo muita gente elogiando desde o lançamento.
    Não sei se leria justamente pela escrita ser infantilizada. Acho que já passei um pouco da idade e isso pode me incomodar um pouco. Não compraria, mas se ganhasse não ficaria chateada.
    Eu não sei muitas coisas sobre Mitologia, mas acho que se o autor trabalhar bem isso, eu adoraria ler.
    Achei que você foi bem sincera na sua resenha, o que eu gosto muito.

    Sobre as capas, acho que as antigas eram muito mais bonitas! Infelizmente os filmes nunca representam os livros, o que é muito triste :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei para meu sobrinho. Ele adorou. Já eu tentei ler, mas não deu. justamente por essa questão da linguagem. Claro, eu sou adulta, não sou o publico alvo. Mas acho que o autor poderia caprichar mais. Ele meio que não liga muito para inteligência dos seus leitores.
    Mas tirando essa questão da linguagem. A série encanta pela mitologia grega, que é muito, muito rica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Andressa lindona eu comprei a coleção não resisti , amo Percy Jackson e suas aventuras , o autor nos leva a viajar pelo mundo da fantasia com muita ação . livros com mitologia sempre me atraem mesclado ao autor maravilhoso Rick sempre encanta com suas séries . O laço de amizade entre eles é perfeito sempre juntos ajudando um ao outro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi :)
    Eu também já li esse livro mas não gostei muito. Adorava poder ler a Graphic Novel mas é raro elas serem lançadas cá em Portugal :S
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Foi bom você avisar que o texto é infantil, porque é uma leitura que pretendo fazer e assim já sei o que esperar e me preparo para ler com uma mente mais nova... rs... Adorei saber que é uma verdadeira aula sobre mitologia grega, me interesso cada vez pelo assunto! Espero conseguir encaixar logo na fila, porque sinto como se eu fosse a única pessoa no universo que nunca leu nada do autor.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Amei este livro, muito bom =O Odiei o que eles fizeram com a história no filme =(
    Preciso continuar lendo a série urgente, só li o primeiro.
    Adorei a resenha =D um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? Eu li os três primeiros livros. E tenho que concordar com você sobre a escrita. Foi o que me chamou atenção logo de cara. Achei ela muito rápida, sem detalhes. Infantil, como você disse. Eu vi o filme e realmente estragaram tudo. Não vi o segundo e pelo visto não verei hahahaha Achei a ideia que o autor teve muito bacana. Muitas pessoas que não eram acostumadas a ler, começaram a ler por conta desses livros - um exemplo é o meu namorado. Eu tenho o resto da coleção aqui e fico sempre querendo terminar de ler. Vou dar uma chance mais tarde. E curtir a história o/ As capas novas dão de 10 a 0 nas antigas. Bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dreeh, tudo bem
    Eu sou apaixonada por mitologia, sempre gostei desde a época do colégio. Então, quando descobri o Rick Riordan não tinha como não querer ler todos os seus livros!!!!! Mas eu quer ler quando tiver a coleção completa, estou providenciando ainda, pois ele tem mais do que uma coleção e quero todas elas, risos... Não me importo com a linguagem infantil, até prefiro as vezes só o que eu quero é mergulhar nesse universo depois de uma leitura pesada,que deixa marcas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Confesso que eu tô enrolando pacas pra ler, com a desculpa de não gostar de fantasia. Já comprei o box há mais de 2 anos, dei de presente pro Eli quando ele fez 24, tá quase no 26 e nem pegou o primeiro pra ler. Nem ele nem eu. =/ Sei que a história é legal - se não não teria milhares de fãs -, mas acho que dei uma desempolgada por conta do filme. Você não é a primeira a falar que o livro é bem melhor, que o filme foi mal adaptado, mas sabe como é, né? A primeira impressão é a que fica. rs
    Prometo incluir PJ no desafio de 2015. :D
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho os livros na capa antiga. Achei lindas as novas, mas não vou comprar novamente. rsrs
    Essa é uma das séries que mais indico, principalmente para adolescentes que nunca leram fantasia, ou que simplesmente não tem o habito de ler.

    Assim como você, odiei a adaptação do primeiro livro, mudaram praticamente tudo, tiraram o sentido do livro. Nem me arrisquei a assistir Mar de Monstros. Prefiro continuar com a imagem que tenho da leitura mesmo. rsrs

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Dreeh

    Eu li toda a série Percy Jackson e os Olimpianos, apesar de ser um livro mais para o público juvenil eu gostei muito das aventuras. Confesso que depois vai ficando batido a forma do Rick Riordan escrever, ele realmente possui uma fórmula de escrita, mas não deixa de ser divertido.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dreeh
    Eu não li nada de Percy ainda. Quando tive oportunidade, deixei passar e hoje me arrependo. Eu quero muito ler a série e adoro essa ambientação mitológica, cheia de aventura, amizade, amor e sei que vou amar a trilogia. Adoro essas tramas que despertam uma paixão imensa nos leitores e adorei sua resenha. Me deixou mais curioso. Eu vi ao filme e confesso que amei. hahahaha eu sei que é uma boxta e todo mundo diz isso, mas eu gostei, certamente porque não li o livro! :3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Dreeh, tudo bem?

    Eu tenho super vontade de ler essa série, conhecer a escrita do Rick e já assisti ao filme e é ruim mesmo. O filme Mar de monstro achei mais legal, mas como não li os livros não posso dizer nada referente a qualidade. Essas novas capas me chamam mais a atenção e vou comprar elas; vou ficar olhando os preços nos sites até encontrar um preço bacana.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Eu ainda não li Percy Jackson e tenho muita curiosidade, parece ser uma leitura bem tranquila e divertida.
    Mas pretendo ler a série em breve, espero gostar.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li essa série, mas tenho uma certa curiosidade mesmo ela não sendo de um gênero que costumo ler, a história chama um tanto a minha atenção, mais ainda porque faz um sucesso, né? Então fico curiosa em saber se a série realmente merece todo esse sucesso kkkk Quanto a adaptação do livro, eu não vi e é uma pena que tenha sido tão ruim :/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥