03 novembro 2014

Resenha - A Casa de Hades, Rick Riordan

A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

SÉRIE:  Heróis do Olimpo #4
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO:
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS:
ADQUIRA: FNAC | Submarino | Americanas
Adicione no SKOOB



ESTA RESENHA NÃO POSSUI SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES. 


Não é fácil resenhar uma série extensa sem soltar spoiler. Em Os Heróis do Olimpo temos um agravante: muitos personagens contam a história simultaneamente. Com isso, além da história principal, temos os desafios vividos por cada um individualmente. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, muito detalhe! Por esse motivo decidi não iniciar esta resenha com um resumo da trama. A sinopse trás um bom resumo do que iremos encontrar em A Casa de Hades, então leiam e eu irei contar o que achei do penúltimo capitulo das aventuras de Percy Jackson, Jason e dos tripulantes do Argos II – ou turistas do Tártaro, depende do personagem.

Enquanto caía, Annabeth pensou em Hesíodo, o antigo poeta grego que especulara que o tempo que leva para alguém cair da terra até o Tártaro seria de nove dias. Esperava que Hesíodo estivesse errado. (Cap. V)

Todos os livros dessa série têm mais de um narrador, mas esse se tornou especial para mim porque todos os sete semideuses da profecia narram algum ponto da história. Podemos conhecer melhor os personagens que não tiveram tanto destaque nos livros anteriores e quem sabe até gostar um pouquinho deles. Esse foi o meu caso como Frank. A batalha individual dele não foi a mais interessante, mas saber mais tudo que se passa dentro daquela cabecinha me trouxe um pouco de compaixão. Hazel foi outro destaque positivo. Sempre a achei meio apagadinha, mas pode-se dizer que neste livro ela foi o grande destaque. Ou melhor, esse foi o livro dela por vários e vários motivos...

– Ela é problema meu. [...] Mencionaram um inimigo poderoso na Casa de Hades que só poderia ser derrotado por mim, por meio de magia.
– Você sabe magia? – perguntou Leo?
– Ainda não. – (Adaptado)

Dois personagens que me decepcionaram bastante foram Percy e Annabeth. Pela sinopse percebe-se que eles correriam em paralelo ao Argos II e como eles sempre foram os principais – ao menos para mim -, esperei demais deles. Primeiro entrei em parafusos quando o livro não começou com a queda deles e depois rezei para as partes deles terminarem logo. Foi chato, mais a ambientação foi digna do Rick Riordan que conhecemos. Sim, a parte mais interessante nas cenas de Percy e Annabeth foi o próprio Tártaro. Pensem comigo... O Tártaro é um dos deuses primordiais, a personificação do mundo inferior, ao mesmo tempo em que ele é um lugar. Como pode? Como funciona essa dinâmica? Só posso dizer uma coisa: Rick Riordan é um gênio.

Quantos velhos inimigos estariam naquela multidão? Percy começou a se dar conta de que cada um de seus triunfos tinha sido apenas uma vitória temporária. Por mais forte ou sortudo que fosse, não importava quantos monstros destruísse, Percy um dia seria derrotado.Era apenas um mortal. Ia ficar velho demais, fraco demais ou lento demais. Ia morrer. E aqueles monstros... eles eram eternos.

Como uma sentimental assumida, uma cena em especial foi muito tocante para mim. Eu me identifiquei muito... foi impossível não me envolver! Como não posso contar o que aconteceu, deixarei vocês com esse quote. Porém já vou avisando: não tirem conclusões precipitadas! Vocês vão saber exatamente quando essa cena vier a ocorrer, mas não queriam adivinhá-la.

Por anos no Acampamento Meio-Sangue, Annabeth sofria quando outros colegas saíam em missões enquanto ela ficava para trás. Tinha visto outros conquistarem inúmeras glórias... ou fracassarem e não voltarem. Desde os sete anos ela pensava: Porque não posso provar minhas habilidades? Porque não posso liderar uma missão?
Agora entendia que o teste mais difícil para uma filha de Atena não era liderar uma missão ou enfrentar a morte em combate. Era tomar a decisão estratégica de sair do caminho e deixar que outra pessoa ficasse em a parte mais perigosa, especialmente quando essa pessoa era sua amiga.

Parabenizar a escrita do Rick Riordan nem tem mais graça. O homem saca muito sobre o que está escrevendo. Da gosto de ler um livro assim! Ele aborda assuntos como a amizade, o auto descobrimento, família... ao mesmo tempo em que da uma bela aula de mitologia. Como infanto juvenil, o livro precisa trazer uma escrita mais leve e acredite, somos capazes de rir até nos momentos mais sérios do livro. Tudo sagacidade do nosso querido autor

Aos dezesseis anos, a maioria dos jovens se preocupava com a prova de baliza, tirar a carteira de motorista e ter dinheiro papa comprar um carro. Jason se preocupava em controlar uma tropa de cavalos de fogo com cordas de vento. (Capi. LIX)

E o final... ahhh o final deste livro! Tudo, TUDO está em aberto. A guerra entre gregos e romanos, o despertar de Gaia, o que acontecerá com os Olimpianos?! O sangue do Olimpo vai trazer todas as respostas então vamos respirar fundo porque vem muita coisa boa por ai. 


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

22 comentários

  1. Oi Andressa, tudo bom?

    Eu, até hoje, nunca li nada do Rick. Sabe quando não dá certo? Já tentei ler o 1° volume dessa série e parei na página 50. Não é pra mim, mas eu tenho consciência de que muita gente, assim como você, gosta muito e, é claro, respeito isso. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, tenho Heróis do Olimpo na minha lista, ainda não li nenhum livro da série, infelizmente, mas eu tenho muita vontade de ler, já vi os filmes, gostei muito e aposto que o livro é bem melhor, porque gosto de detalhes, então acho que seria um livro que eu iria viajar muito. Achei bem legal a parte que tu diz que vários personagens narram a história, pois gosto de pontos de vista diferentes, ideias que se passam na cabeça deles de uma outra forma, gosto muito mesmo. Achei bem bacana e agora to mais empolgada pra lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  3. Ei, Dre, tudo bem?

    Bom, por enquanto eu só li O Ladrão de Raios, mas a escrita do Rick é muito boa. O autor é realmente maravilhoso e espero poder ler outros livros dele

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. amo os livros o Rick , a escrita dele é sensacional , estou louca por esta série , Li apenas Percy Jackson e o ladrao de Raios , mais estou doida poor o segundo livro ! mais nao acho em lugar algum , ja tinha visto a capa deste livro , mais nunca li uma resenha ! e se eu nao me engano este livro é bem grossinho ne kkkkkk , que pena que vs se decepcionou com Percy e Annabeth pois eles arrazam nos livros do Rick !

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Gostei da resenha, mas não curto livros de literatura fantástica :/ nunca li nenhum livro desse autor.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a historia.
    Tem bastante aventura entre os personagens.
    E tem a tal porta da morte, que deve ser legal entender mais essa historia.
    Vou ver se leio as outras resenhas.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de aventura e to ouvindo mto bem sobre a série, mas tenho mta dificuldade em ler literatura fantástica! Maaaas, não custa dar uma chance! Mto bem feita a resenha, parabéns!


    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Oi Dreeh. Tudo bem? Eu ainda não li nada do Rick, mas tenho vontade de ler PJ. Quem sabe ano que vem eu leia algo, mas tô evitando começar novas séries. Mas quero ler.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh, tudo bom?!

    Li apenas os cinco primeiros livros da série Percy Jackson e acabei nem continuando. Adoro mitologia <3 Mas acabei me encantando pela escrita do tio Rick. Apesar de ser livre de spoiler, acabei nem lendo a resenha porque gosto de ser surpreendida. HAHAHAHAHAHAH Quem sabe pra 2015 né?!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tenho aquela vontade louca de ler nada do Rick porque sei que quando começar não vou querer parar. Mas tipo, esse troca-troca de narrador não confunde? Fiquei agoniadinha só com vc contando, não sabia desse detalhe.
    Vai na fé que ainda tem mais. Boa sorte! rsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi flor...

    Já faz um tempinho que desistir de ler essa série... não por ser ruim e nem nada acredito que seja uma maravilha lê-la...... porém me dá preguiça com a quantidade de livros... então prefiro curtir as resenhas e os filmes mesmo quando dizem que não tem nada haver com o livro.... Mas eu gostei de tudo que li aqui e saber que você se emocionou com uma cena em particular... Xero!!!

    ResponderExcluir
  12. Dressa ainda não comecei essa série pois falta terminar do Percy , menina amo esse autor , seus livros nos envolvem do começo ao fim , vou começar a ler, uma pena que Percy te decepcionou nesse livro . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Dreeh,
    Suas resenhas são sempre tão encantadoras. Eu ainda não li nada do Riordan. Amo mitologia, mas não tive oportunidade de ler seus livros. Espero conseguir logo e me aventurar por essas situações e comprovar que a escrita do autor é mesmo muito envolvente. Eu confesso que fiquei um pouco perdido com o enredo da série, até porque não li os livros, mas isso já me deixou bem curioso e com várias dúvidas! haha
    Adorei sua resenha e parabéns, não soltou nenhum spoiler. Imagino como foi uma escrita meticulosa!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Dreeh, tudo bem? Realmente não tenho muita vontade de ler as séries do Rick Riordan, mas a sua resenha até me fez mudar um pouco de ideia *-*. Adorei a sua visão e realmente, escrever uma resenha de uma série extensa e principalmente quando tem muitas personagens e várias histórias paralelas é bem complicado, mas você se saiu muito bem.

    Bom, em algumas partes eu fiquei perdida, porque não conheço a história e não conheço muito a mitologia (sim, é uma vergonha, eu sei), mas deu para entender o principal... e nossa, sério que as partes do Percy e da Annabeth são as mais chatinhas :/ mas que bom que a ambientação está ótima!!

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  15. Que desespero no final tudo ficar em aberto!! Fico em pânico quando um livro termina assim! rs... Achei legal a questão de muitos personagens contarem a história simultaneamente, isso me faz querer ler ainda mais. Só que não tenho nenhum livro da série ainda, então devo demorar um pouco para conseguir chegar nesse! Mas um dia eu chego. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá Dreeh,
    o livro ter te impressionado e muito.
    Pelo que notei na sua resenha, há muitos personagens que fazem sua parte na hora de relatar a historia, e confesso que me senti um pouco confusa.
    Outra coisa que me intrigou foi: Percy e Annabeth são os principais? Então por que razão não tem tanto foco neste livro?
    Ok eu li ali que você falou que a personagem Hanzel, é o destaque, mas ainda sim eu pensei que os principais eram o foco.
    Sei lá, mesmo o livro tendo o gênero que curto, que o autor manja e faz uma escrita leve e fluida, ainda sim não consegui me conectar a historia desta serie. Quem sabe mais adiante eu mude de opinião, por enquanto vou deixar a leitura passar.
    Dreeh, a resenha esta maravilhosa, com quotes incríveis. Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Oi Dreeh,

    Preciso ler imediatamente O sangue do Olimpo, um colega meu já leu, eu acho que ele já terminou né, ele me soltou alguns spoirles, mas que não me prejudicou muito! Acredita que eu não me lembro de muita coisa que acontece nesse livro, estava tentando me lembrar aqui o que estava acontecendo, mas não consegui acho que tenho que ler de novo!

    Mayla

    ResponderExcluir
  18. Eu amoo o tio Rick!
    Mas ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas quero muito e vou ler!
    Ele realmente sabe muito bem o que está fazendo hehe, adoro a escrita dele.
    Tu deve estar muito curiosa para o próximo livro já que está tudo em aberto, ahhhhh vou começar a ler! haha, me deixasse com mais vontade ainda!

    Beijokas
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  19. Oiee.
    Nunca li nada do autor, confesso que quando leio as resenhas fico super animada, mas depois acabo desanimando e nunca começo nada dele.
    Acho que o fato de ser um gênero que não leio muito pesa bastante em relação a esses livros, então ainda preciso trabalhar melhor isso antes de começar alguma leitura desse tipo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, me deu até vontade de começar a ler alguma coisa do Rick Riordan, pois até hoje meu contato com as obras dele foram mínimos e nunca me despertou muito o interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não acompanho esta coleção mais fiquei bastante curiosa quando conheci ela!
    parece ser otimo pra quem curti mitologia!

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada do Rick Riordan *shameonme*, mas sabe quando não rola aquela empatia pelo livro? Então, aconteceu comigo e com todos os livros do autor. Posso estar errada, mas a impressão que passa é dele ter uma fórmula e só mudar alguns personagens, sabe? Então, sei lá, prefiro não arriscar :/

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥