07 novembro 2014

Especial Spice Girls

Olá, pessoal. Hoje resolvi falar sobre a maior banda feminina de todos os tempos, que até 2010 já havia vendido mais de 100 milhões de CD's e que conquistou o mundo há alguns poucos anos atrás, mas até hoje ainda dá o que falar. Aproveitando que esta semana faz 18 anos do lançamento do primeiro CD, vamos falar um pouco sobre as Spice Girls.


Quando as ouvi pela primeira vez , eu fiquei curioso demais pra saber quem elas eram. Só para vocês se situarem: o ano era 1996 e não havia o boom da internet e facilidade de informação como hoje. Lembro como se fosse ontem o show que a Globo exibiu. Extrovertidas, tumultuavam qualquer lugar, eram barulhentas... Eram autênticas. Em nenhum momento soavam robóticas como outros grupos femininos. Não se preocupavam em ser um corpo ou um rosto bonito. Acima de tudo defendiam o Girl Power. Um mix de protótipos femininos, com roupas esquisitas e coloridas, tatuagens e sapato plataforma. Então chega de sentimentalismo e vamos aos fatos!

Um anúncio na revista The Stages convocava garotas para fazer um teste de canto e formar uma banda feminina. Cinco foram escolhidas: Victoria Adams, Melanie C, Melanie B, Geri Halliwell e Michelle Stephenson que, por não estar tão comprometida com a banda, foi substituída por Emma Bunton.

As garotas suaram até conseguir um contrato com uma gravadora. Isso inclui pegar escondido uma fita demo que haviam gravado, invasões de escritório e até bater de porta em porta procurando o produtor musical que estavam buscando.

Em 1995 elas assinaram com uma grande gravadora e em 1996 lançaram seu primeiro single, Wannabe. A música se tornou #1 em 36 países. Foi então que o mundo se rendeu ao encanto das 5 meninas apimentadas.


Os anos de 1997 e 1998 foram ainda melhores. Com dois álbuns de sucesso lançados (Spice e Spice World) e um filme, Spice World The Movie, o mundo parecia não se cansar delas. Elas estampavam qualquer tipo de produto: desodorante, pirulitos, máquinas fotográficas, bonecas... 

E no auge do sucesso, Geri Halliwell decidiu largar a banda, antes da estreia da turnê nos EUA, palco sonho de qualquer cantor. Várias teorias surgiram: dificuldade de relacionamento com as outras meninas , de que não aguentava mais a rotina exaustiva do grupo... Numa recente entrevista, Geri admitiu que no começo se sentia no comando por ser a mais velha. Com o passar do tempo, ela percebeu que as meninas podiam se virar sozinhas e se sentiu deslocada, sem papel no grupo. Nunca saberemos a verdade.


O terceiro CD, Forever , foi lançado em 2000. Apesar do sucesso, houve pouca divulgação já que as quatro remanescentes estavam envolvidas em seus projetos solos. Em 2001, encerraram indefinidamente as atividades da banda.

Em 2007/2008, resolveram se reunir para uma turnê mundial e lançaram o CD Greatest Hits. A turnê foi um tremendo sucesso e os ingressos do show na O2 Arena, em Londres, se esgotaram em 38 segundos. A gravadora quis firmar um novo contrato com as meninas, mas elas recusaram. 


Em 2012, houve uma nova reunião para o encerramento das Olimpíadas de Londres. As garotas cantaram em cima de táxis personalizados que percorriam todo o estádio. A apresentação foi o acontecimento mais noticiado pela imprensa, até mesmo que os próprios jogos. 

No fim do mesmo ano, elas se reuniram para o lançamento no musical Viva Forever, que tinha como base as músicas das Spice Girls. Este, entretanto, não foi bem sucedido e ficou apenas seis meses em cartaz.


Vida pós Spice:

Emma Bunton (Baby Spice): Tem um programa de rádio bem badalado na Inglaterra. Lançou 3 álbuns de relativo sucesso e atualmente não pensa em voltar a gravar um disco.

Geri Halliwell (Ginger Spice): Lançou 3 álbuns. Foi juíza em programas como X Factor e Popstars. Lançou biografias, livros infantis e possui uma grife de biquinis. Os rumores são de que ela está preparando seu quarto cd.

Victoria Beckham (Posh Spice): A Spice menos notada é a que mais vem se destacando. Lançou apenas um álbum, de pouca repercussão. Atualmente é ícone no mundo da moda e nem pensa em voltar a cantar. Ah, ainda está casada com David Beckham, com quem tem 4 filhos.

Melanie C (Sporty Spice): A única que segue firme no mundo da música. Lançou seis álbuns solo e 2 dvd’s ao vivo. Fundou sua própria gravadora, a Reg Girl Records. Participou de dois musicais e foi bem aceita pela crítica. Atualmente está se preparando para um novo cd.

Melanie B (Scary Spice): Lançou dois álbuns. No final de 2013 lançou o single For Once in My Life, que atingiu o 2º lugar na parada Dance da Billboard USA. Já foi jurada no X Factor Austrália e America’s Got Talent. Atualmente ocupa uma cadeira do X Factor UK e já está praticamente garantida para a próxima temporada. Não há nada certo sobre o seu próximo passo na música.


Eu poderia passar páginas e páginas falando do quanto elas são legais, do quanto gosto delas (né Gláucia e Weel? rs), mas esse post especial foi só em comemoração dos 18 anos de lançamento do CD Spice e 14 anos do CD Forever.

Espero que tenham gostado. Se vocês não conhecem nada das garotas, convido vocês a fazerem uma busca na internet, que tem muita coisa legal delas no YouTube. Além do mais, sou defensor da ideia de que música não tem idade. Então, não importa se tal música foi lançada há 18 ou 28 anos atrás. O importante é curtir.

Então me despeço novamente de vocês com a apresentação delas no encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Hi See ya. Hold tight!


- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

19 comentários

  1. Eu ameeeeei esse post *-* Sou fã das Spice Girls desde que me conheço por gente, me lembro de reunir com as minhas amigas na casa de uma delas, pegar escovas de cabelo de microfone, improvisar um mini palco e ficar dublando as músicas delas, hahaha (época ótima). Claro que a minha preferida era a Baby Spice <3' Sério, to em ecstasy com essa postagem, eu realmente amei reviver uma das melhores épocas da minha vida. Obrigada Douglas por essa grande nostalgia *-*-*-*-*

    ResponderExcluir
  2. Olá Douglas!
    Caramba, voltei a ser criança.
    Lembro quando elas tocavam no rádio, eu era bem pequeno.
    Eu dizia que a Rouge eram as Spice Girls brasileiras kkkkk

    Abraço
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que nostalgia! Lembro que quando eu era pequena ficava dançando com as minhas amigas! haahahahah

    www.blogueiranobusao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, que saudades dessa banda. Amava demais <3 Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA! Curti muito seu post Doug!
    Então, por diversas conversas e discussões você afirma, bate o pé, e fala que elas são as melhores de todos os tempos (tirando sua Pink), e quem sou eu pra discordar!
    Eu até gosto delas, por mais que eu conheça apenas Wannabe, rs, mas convenhamos não é muito da minha época, pois eu tinha 4 anos quando saiu o primeiro CD.
    Tirando a versão original desse single, eu gosto bastante das versões que tem na internet (dos fãs), e fora as adaptações que o povo faz nas series ou no cinema. Tem aquele filme “O galinho Chicken Little” (adoro esse desenho), eles cantam essa musica, na série Glee eles fazem a versão deles de Wannabe.
    Por fim, parabéns pelo post! Gostei bastante! Qualquer dia desses farei um da RIRI. HAHAHA! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. nunca tinha ouvido falar da banda ! mais vou procurar saber mais !

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeeeeeee como assim? Eu já tive um grupo cover das Spice e fui até na Eliana dançar! hauahauahua Pura nostalgia!! E o filme delas? Eu sonho com aquele trailler até hoje pra mim! rs
    Surtei com esse post,,,demais!!! hahaha
    If you wanna be my uuuuuu tô cantando já!

    Beijão ameiii

    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Oi Douglas, tudo bem? Nunca escutei muito Spice Girls, acho que só conheço algumas poucas músicas dela, mas adorei o post... adorei saber como a banda começou e o que foi acontecendo ao passar dos anos, até saber o que aconteceu com elas depois que a banda acabou. Realmente ficou bem legal a apresentação delas no encerramento dos Jogos Olímpicos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Eu era fã quando elas surgiram, acho até que lá na casa da minha mãe ainda tem uma fita VHS delas... rs... e, sim, temos um vídeo onde dá para assistir! hahaha... Eu, minha irmã e umas amigas nos reuníamos para cantar e dançar imitando as garotas, eu "era" a Emma! rs... Nem sabia da vida pós Spice delas, adorei você ter incluído isso na postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. ola! Nossa que legal seu post!!! Não sei se a minha idade não permite ou se é problema com a memória,mas não consigo lembrar delas!!! Só o nome mesmo!!! Mas é muito curioso, porque vendo agora quem elas são nem imaginava o que faziam antes, que cantavam! Muito legal isso! Foi uma grande descoberta!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oiiii,

    Eu adoravaaaa!
    Gostava dos cabelos, maquiagens, roupas, queria andar igual hahaha;
    Não conhecia o começo da banda, era novinha e tals, mas lembro das musicas e até hoje tocam em festas :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Caramba Douglas já 18 anos do lançamento de estréia , meus Deus como passa eu adora os clips, elas tem um carisma maravilhoso. Sempre acompanhei. Uma pena que acabou. abraços


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu nunca fui fã delas, meio que não é muito da minha época, mas tenho que admitir que elas eram boas =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oi Douglas, tudo bem???
    Elas foram um fenômeno mesmo!!!!!! Uma pena que se separaram. Mas já percebeu que grupos assim, nunca duram muito tempo??? Sempre acontece algo. Gostei de saber o que aconteceu com elas e que a maioria continua seguindo carreira na música.
    Adorei seu post.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Direto do túnel do tempo! kkkkkk Eu lembro que no colégio tinha concurso de dança pra imitar as Spice, a gente formava grupinhos de 5 e ficava ensaiando no recreio. Hahaha! Até hoje eu "canto" as músicas no modo embromation, sem saber a letra direito. Shame on me total! kkkkkkkkkkkkk
    Saudade da época em que a Victoria - que SÓ é casada com o lindo do David - sorria e eu era feliz cantando Wannabe! Sucesso!!!
    Adorei essa viagem ao passado com o post. Muito bom!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu não fui da época das Spice Girls, mas já ouvi algumas músicas delas e até tem uma que adoro kkkk No caso, quando você ouviu elas pela primeira vez, eu estava na barriga da minha mãe, ou melhor, era o ano que eu nasci kkkk Enfim, eu gostei bastante do post, achei bacana você falar sobre a vida das integrantes depois do Spice *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa 18 anos já? Vejo que estou ficando velha.
    Eu conheci as Spice através daquele show na globo, que foi um babado de tão comentado, depois disso nunca mais larguei, vi quando Geri saiu e tudo mais.
    Quando brincava com as amigas eu sempre era a Mel B rsrsrs altas risadas agora.
    Matei a saudade com seu post.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Não sou fãs delas!
    Ja ate ouvi falar mais nada que me chama-se atenção pra curti muuito!

    ResponderExcluir
  19. Sempre que alguém fala de Spice Girls pra mim, já me vem na cabeça algo bem velho hahah E estou redondamente enganada, porque elas fizeram sucesso até pouco tempo atrás. Nunca ouvi nenhum música delas [ou já ouvi, mas não sabia de quem era]... Post bem diferente hehe parabéns (:

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥