13 novembro 2013

Resenha - Jogos Vorazes, Suzanne Collins


SÉRIE: Jogos Vorazes #1
AUTOR: Suzanne Collins
EDITORA: Rocco Jovens Leitores
PÁGINAS: 397
CONCEITO: 4 estrelas

Adicione no SKOOB.

Eddie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everdeen.  (...)
 - Eu me ofereço! – digo eu, arquejando. – Eu me ofereço como tributo!
Há um certo burburinho no palco. O distrito 12 não tem um voluntário há décadas, e o protocolo já está meio enferrujado. A regra diz que, uma vez que o nome de um tributo foi retirado da bola, outro garoto elegível, se foi lido o nome e um garoto, ou outra garota, se foi lido o nome de uma garota, pode se apresentar para tomar o lugar dele ou dela. Em alguns distritos em que vencer a colheita é uma grande honra, as pessoas ficam ansiosas para arriscar sua vida, o que torna o voluntariado algo bem complicado. Mas no Distrito 12, onde a palavra tributo é quase sinônima de cadáver, voluntários estão mais do que extintos.
(pág.27 e 29)

A América do Norte foi destruída, em seu lugar surge Panem. Essa nova nação é dividida em 12 distritos e comandada pela Capital a mãos de ferro. Para deixar sempre claro quem manda, a capital organiza anualmente os Jogos Vorazes. Um reality show onde, 24 tributos - um menino e uma menina, com idade entre 12 e 18 anos, de cada distrito – lutam para serem os campeões. O premio? A vida. Do distrito 12 – o mais miserável – vem nossa protagonista Katniss. Sua irmã Prim está inscrita pela primeira vez nos jogos, e para desespero de Katniss, o nome dela é retirado da urna. Para evitar que Prim seja mais uma das vitimas dos jogos vorazes, ela se torna o primeiro voluntário do distrito doze. Do outro lado, Peeta é o escolhido. Essa não é a primeira vez que eles se encontram; alguns anos atrás, Peeta a ajudou com aquilo que é mais escasso neste distrito: comida. O vencedor ganha uma ótima casa no distrito, além de fama; o perdedor encontra a morte. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser a próxima vitória dos Jogos Vorazes?!

Essa é uma das distopias mais incríveis que li! Ok, não tenho lido muitas, mas tenho certeza que poucas terão a capacidade de superá-la. Isso se alguma conseguir esse feito. Narrada em primeira pessoa, isso permite que tenhamos uma empatia muito grande com Katniss. Dentro da sua mente é possível perceber que, apesar de estar inserida naquele ambiente monstruoso, ela continua tendo sentimentos, continua sendo humana! Com uma personalidade muito forte e determinação, Katniss age puramente por sobrevivência. O fato dela só pensar em matar quando a vida dela realmente está em jogo foi um dos pontos que mais me fez refletir. A história da vida dela também – seus pais, sua relação com Prim – é algo mexeu bastante comigo. Eu consegui sentir na pele tudo aquilo que ela sentia! E isso se deve a escrita maravilhosa da Suzanne.

Talvez por ter assistido ao filme bem antes de me render a leitura, eu tenha ficado com a mente um pouco fechada em relação a Peeta. Isso porque no filme ele é muito apagadinho! Mas não da pra descartar ele assim totalmente. A estratégia que ele arma ao longo dos jogos é algo de se aplaudir em pé. Como Katniss, ele também sabe de onde quer chegar. Mas sem dúvidas, o tributo que mais mexeu comigo foi Rule. Infelizmente explicar o porquê traria um spoiler gigante.E claro, meu personagem preferido: Cinna! *-*
Eu poderia levar parágrafos inteiros falando sobre os personagens deste livro. Para simplificar: todos foram bem construídos, e melhor, ninguém está ali só por estar. Isso é realmente muito bom.

Como em boa parte do livro Katniss está sozinha, a leitura tinha grandes chances de se tornar monótona e cansativa. Mas acontece justo o contrario. Com uma escrita fluida, a autora me manteve em constante estado de alerta, até as ultimas páginas.
Eu gostei muito das capas originais da trilogia – só não mais que a edição especial britânica -, e fiquei contente deles terem mantido a capa na versão brasileira. E diagramação é simples mas perfeita: letras grandes, boas margens e com detalhes no início de cada capitulo. A única coisa que não gostei – leia-se não gosto – é esse livro compacto. Mas isso é padrão da editora – como de diversas outras – e infelizmente tenho que me acostumar.

Se você é fã de distopias, esse livro tem que estar na sua lista. E fica uma dica, leia a trilogia completa de uma vez. Não vai levar nem uma semana ;D

10 comentários

  1. Eu nem falo tanto porque essa é minha série distopica predileta, e olhe que já li um bocado delas, heim! ahauahau
    Amo o Peeta! Realmente no filme ele esta bem apagadinho, mas no livro ele é genial! (suspirando)
    Continue a série porque é porreta de boa!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha série distopica favorita, então não tem nem o que comentar né hahah
      Graças a deus que o Peeta melhorou consideravelmente nesse segundo filme!
      Estou ate começando a simpatizar com ele haha
      Beijos

      Excluir
  2. Por que todas as resenhas que leio dizem que esta é uma das melhores distopias que há? E por que ainda não me rendi a ela? kkk Gente, até hoje não li.. acho que tudo é culpa da Jennifer Lawrence.. tenho tanta implicância com ela que presumo que vá detestar o livro também.. kkk Mas ok, quem sabe um dia eu leio. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é motivo o suficiente para você se render né Mi?!
      hahaha eu gosto da Jenifer, mas prefiro a Katniss do livro =)
      Ohh, depois não diga que ninguém te avisou: você irá se arrepender de ter demorado a ler.
      Beeijos

      Excluir
  3. Então...eu ainda não li Jogos Vorazes (vergonha). Meu noivo tem o box, mas até hoje não tive tempo de pegar para ler pq minha fila de leitura é gigantesca!
    Mas espero iniciar a leitura em breve :)
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse é um livro que vale a pena passar a frente na fila!
      Ele é muito bom, e quando você pegar irá ficar se perguntando porque demorou tanto para lê-lo! rsrsrs
      beijos

      Excluir
  4. Hey amiga!

    Adorei sua resenha. E é verdade, dá pra ler em menos de uma semana. Quando li foi os tres livros em cinco ou seis dias, de tão louca fissurada que fiquei nessa historia incrivel! Haah

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha sorte a nossa que pudemos ler tudo de uma vez não é?!
      Eu ti tudo assim rapidinho tambem =))
      Beijos

      Excluir
  5. Essa resenha está emocionante mesmo,ler essa saga acaba liberando conteúdos psicológicos que temos presos e que são politicamente incorretos,todos temos dentro de nós um pouco da Everdee.Inexperientes,apaixonados por uma causa salvadora, e com vontade de extravasar um pouco de nossa raiva, do chefe, do familiar chato, do vizinho inconveniente, enfim,somos os tribunos diários do nosso próprio dia-a dia, é por isso que a saga fascina tanto.

    ResponderExcluir
  6. Essa resenha está emocionante mesmo,ler essa saga acaba liberando conteúdos psicológicos que temos presos e que são politicamente incorretos,todos temos dentro de nós um pouco da Everdee.Inexperientes,apaixonados por uma causa salvadora, e com vontade de extravasar um pouco de nossa raiva, do chefe, do familiar chato, do vizinho inconveniente, enfim,somos os tribunos diários do nosso próprio dia-a dia, é por isso que a saga fascina tanto.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥