O nosso querido Percy Jackson não foi o primeiro semideus a visitar as telonas. Muitos outros filmes sobre mitologia foram lançados, alguns mais fieis aos mitos, outros menos. Mas o que importa é de em diversos momentos tivemos a oportunidade de entrar em contanto com esse mundo fantástico da mitologia. Trago para vocês alguns desses filmes mas ressalto, não estou julgando a qualidade dos filmes com relação a mitologia, pois ainda tenho muito o que aprender, simplesmente são filmes que eu já assisti e que tratavam sobre o assunto.
Título: Percy
Jackson e o Ladrão de Raios
Ano de Lançamento: 2010
Ano de Lançamento: 2010
Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.
Título: 300
Ano de Lançamento:
2007
O filme começa com um orador espartano a contar a vida do jovem rei Leónidas I, revelando também o rigor e a disciplina a que foi submetido durante a sua infância. Aos sete anos, é tirado da sua mãe para iniciar a Agogê - um período de privações a que todos os cidadãos de Esparta são submetidos. Passados trinta anos, o orador conta que um mensageiro persa chega a Esparta e comunica-lhe o desejo de Xerxes em dominar a região - através de um pedido aparentemente inocente de "terra e água". Leónidas, ofendido com tal mensagem, mata toda a comitiva persa e decide começar uma guerra com Xerxes. Como Esparta estava a celebrar a festa religiosa da Carneia, Leónidas não poderia entrar em guerra, então ele pega 300 homens de sua guarda pessoal e diz que vai dar um passeio - e marcha ao encontro dos invasores persas.
Título: Fúria de
Titãs
Ano de Lançamento:
2010
Perseus (Sam Worthington) descobre que é o filho mortal de Zeus (Liam Neeson), mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades (Ralph Fiennes), ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda (Alexa Davalos) do sacrifício para o monstro Kraken.
Título: Hércules
Ano de Lançamento:
1997
Olimpo, Grécia. Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules (Tate Donovan), o filho de Zeus (Rip Torn) e Hera (Samantha Eggar). Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades (James Woods), não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena (Barbara Barrie) e Anfitrião (Hal Holbrook). Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.
Título: Tróia
Ano de Lançamento:
2004
Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O’Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
Título: Imortais
Ano de Lançamento:
2011
Anos depois da Titanomaquia, o rei Hiperião (Mickey Rourke) declara guerra a humanidade. Ele procura o Arco de Épiro, uma arma lendária criada pelo deus do submundo Hades, que lhe permitirá libertar os titãs do Tártaro e vingar-se dos deuses olímpicos. De acordo com as leis antigas, os deuses são incapazes intervir na guerra entre Hiperião e a humanidade. Então um camponês chamado Perseus (Henry Cavill) é escolhido por Zeus e, acompanhado pela sacerdotisa Fedra (Freida Pinto) e um escravo (Stephen Dorff), lidera os homens para tentar proteger sua terra natal e impedir a libertação dos titãs.
Confesso que o meu preferido é a animação do Hércules; era um dos meus filmes preferidos quando criança rs. E o que eu menos gosto - leia-se odeio - é Imortais; ele acabou com a mitologia em todos os sentido!
Existem outros filmes que abordam a mitologia de uma forma geral, seja mostrando seres mitológicos - como Harry Potter, As Cronicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis - ou outras mitologias como a Nórdica - em Thor. Mas a mitologia também foi abordada em outros formatos; na categoria jogos podemos destacar God of Wars e Prince of Pérsia, já de series temos o anime Cavalheiro dos Zodíacos e a mais recente Spartacus.
Mas e vocês, de quais das abordagens mitológicas você mais gostam?
Amoooo mitologia grega.. já disse isso?? Azar, repito: amooo mitologia grega.. kkk Acho que o único filme que não assisti dos que você citou foi Hércules.. e não porque é animação, não tenho nada contra, adoro.. acho que foi falta de oportunidade mesmo. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
aaaah, também gosto de filmes Grego, fora que os homens são uns gatos todos lindos!
ResponderExcluirDesses o que não vi foi Os imortais, os outros sim :)
Beliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Adoro tudo que se refere a mitologia, o único filme da lista que não assisti foi Immortals...indo procurar
ResponderExcluirele agora.
Beijos
Leituras da Paty
Adooooro Troia! Mas esse filme me fez ter uma birirnha como Orlando Bloom, por causa do tanto que o Paris era covarde,rs, mas ele se redimiu em senhor dos aneis, rs.
ResponderExcluirbjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/