04 julho 2013

Resenha - Um certo verão, David Baldacci


SÉRIE: Volume Único
AUTOR: David Baldacci
EDITORA: Arqueiro
PÁGINAS: 272
LANÇAMENTO: 2013
CONCEITO: 5 Estrelas

Elizabeth Armstrong, esposa, mãe e filha amorosa. Saudades eternas. Amor Eterno.’ Jack acompanhou as letras com os dedos, sentindo os olhos se encherem de lágrimas. – Eu vou buscar as crianças, Lizzie. Vou trazê-las para casa e nós vamos ser uma família de novo – prometeu, reprimindo um soluço e tentando ignorar a dor no peito. – Queria que você estivesse aqui comigo. Queria isso mais do que tudo. Mas você estava comigo no hospital quando eu precisei de você. E prometo cuidar bem das crianças. Elas vão se orgulhar de mim. E vou cria-las da melhor maneira possível. Como você. Por fim as palavras lhe faltaram. Então ele se deitou sobre a grama e chorou. (pág. 58 e 59)


Jack está morrendo. Após ser diagnosticado com uma doença terminal e em um estado já muito debilitado sua única promessa aos filhos – Mikki, Cory e Jackie - e esposa – Lizzie - é que ele irá aguentar até o natal, mas no final daquela noite algo inesperado acontece: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Sem condições de cuidar dos filhos ele é mandado para um asilo, enquanto as crianças vão morar na casa de parentes espalhados pelo país. Sozinho Jack pensar que não irá aguentar muito tempo, e até pensar em desligar todos os aparelhos que o mantém vivo. Mas um milagre acontece e ele começa a se recuperar, até que inacreditavelmente todos os vestígios da doença somem de seu corpo e ele diagnosticado como uma pessoa saudável novamente.

Disposto a reunir a sua família, ele vai resgatando os seus filhos e após uma herança inesperada ele resolve realizar o último desejo da esposa e vai passar o verão – com seus filhos e seu melhor amigo Sam – no Palácio, uma casa à beira do mar e com um farol no seu terreno localizado na pequena cidade de Channing, a casa onde a sua esposa cresceu. Em Channing ele faz bons amigos como Janna e seu filho Liam e tem sua última chance de provar o seu amor pelos filhos e que ele tem a capacidade de se tornar o pai que as crianças precisam.

Foi o primeiro livro que li do autor – e o primeiro romance dele -, e posso dizer que me apaixonei! É emocionante, fala de superação, aprendizagem, da importância da família e dos amigos, da força de um amor verdadeiro e claro de milagres. Jack passa por momentos difíceis na sua vida e em alguns momentos chega a ter a sua própria família contra ele. Ele também não é uma pessoa fácil, precisa ver algumas coisas diferente do que ele esta acostumado, mas como a ajuda dos seus amigos ele vai longe.

A trama tem vários personagens secundários, mas gostaria de destacar dois personagens: Jenna que é uma ex-advogada que cansada da cidade grande decide se mudar para Channing com o filho, onde ela abriu um restaurante, ela é uma mulher muito sensata e responsável por boa parte de mudança de Jack; Bonnie é a sogra de Jack, uma mulher aparentemente amargurada após a morte da filha e que é responsável por parte das reviravoltas do livro, apesar de não gostar de personagem, algumas de suas atitudes são compreensível apesar de exageradas.

O livro é narrado em terceira pessoa, sempre acompanhando a visão de Jack e em alguns momentos da Mikke. A escrita é fluida e leve, dividida em capítulos curtos que estimulam muito a leitura, pois o final de cada um já te leva automaticamente ao próximo, eu gostei muito deste estilo de escrita, mas ele dificulta – e muito – aquele velho “só vou ler mais um capitulo”. A diagramação é bem simples, mas combina perfeitamente com ele. E essa capa, o que dizer sobre ela?! É simplesmente maravilhosa, perfeita e com todos os detalhes muito bem pensados, desde as cores, o nome do autor metalizado e a fonte do título.

O final era esperado, mas ao invés de estragar o livro como eu imaginei que aconteceria, o David fez algo muito bacana que foi dar tempo para o personagem. Então o final ficou bem natural, e muito próximo da realidade. Apesar do tema, o livro não é triste e tem tudo na medida certa. É recomendado gente, leiam!

5 comentários

  1. Oie :)

    Primeiramente parabéns por sua resenha, eu quero ler esse livro o mais rápido possível agora que estou me dando bem com livros mais delicados e calmos rs. Beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Gabriel =)
      ele é super fofo, tenho certeza que vai gostar =)
      beijos.

      Excluir
  2. Nossa, não imaginava que esse livro fosse assim tão bom!! Já tinha visto ele por aí, mas não sabia muito bem sobre o que se tratava. Agora fiquei curiosa. Adoro conhecer livros novos, autores novos. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo Mi! superou as minhas expectativas.
      eu também gosto muito de conhecer autores novos.
      fico aguardando a suas impressões quando ler este livro =)
      beijos.

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro em nenhum blog e, mesmo sendo um romance, me interessou muito :D Parabéns pela resenha, beijinho :*

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥