25 maio 2021

Resenha - A Revolução dos Bichos, George Orwell



Livro:
 A Revolução dos Bichos
Autor(a): George Orwell
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Clássico moderno com ilustrações de Ralph Steadman chega em edição especial ao Brasil. Desde o seu lançamento, em 1945, A revolução dos bichos se tornou um marco da literatura. Publicado em todo o mundo, vendeu milhões de exemplares e segue vital e relevante até — e principalmente — hoje. Nesta fábula sobre uma rebelião de animais cansados de serem explorados por seus donos humanos, George Orwell ilustra como uma nova tirania toma o lugar de uma antiga e como o poder corrompe até as causas mais nobres. Depois de se rebelarem na Fazenda do Solar, os animais, liderados por um grupo de porcos, estabelecem um regime igualitário e cooperativo que funciona até alguns bichos começarem a usufruir de mais privilégios do que o estabelecido inicialmente. Com regras que mudam a toda hora, sempre beneficiando quem as cria, a revolução logo se torna uma confusa teia de ordens e tarefas sem sentido, culminando em paranoia, confrontos e dúvidas. Com dois prefácios do autor escritos em momentos diferentes, esta edição evoca o contexto histórico e social no qual este clássico foi concebido. As ilustrações marcantes de Ralph Steadman, tão dilacerantes e satíricas quanto o texto de Orwell, fazem deste volume uma peça singular, dando visualidade a uma história que não se cansa de ser atual. Além das ilustrações, há ainda dois textos críticos: o primeiro de André Czarnobai, que discorre sobre como chegou a algumas escolhas em sua tradução, e mais um posfácio inédito do crítico literário José Castello, que esclarece as intenções da obra e aprofunda a biografia do autor, guiando a leitura para além das impressões iniciais que o texto de Orwell provoca. 




Esse ano fomos presenteados com várias edições d'A Revolução dos Bichos, do autor George Orwell. Tudo porque essa sátira ao governo de Stalin, na extinta União Soviética, caiu em domínio público. 

O clássico conta a história dos animais da Fazenda Solar. Eles cansaram da vida miserável ao qual eram submetidos e decidem se rebelar, expulsando o Sr. Jones e qualquer outro animal que andasse sobre duas patas da fazenda. Como toda organização precisa de uma liderança, os porcos Napoleão e Bola de Neve tomam a frente. Regras são criadas e aos poucos a fazenda volta à sua rotina de produção, com a diferença que agora todos os envolvidos estão em um mesmo patamar, como iguais. 

Quanto tempo você acha que essa nova liderança levou para se tornar tão opressora e corrupta quanto a anterior? O Leitor pode ou não concordando com o posicionamento do autor em alguns pontos, mas não dá para negar que a história nos faz refletir muito. Chega a ser triste como um livro publicado mais de 70 anos a trás, ainda pode ser tão atual. 

Essa edição da Intrínseca conta ainda com as ilustrações de Ralph Steadman. Algumas parecem rabiscos de criança, enquanto as coloridas dão a impressão de ainda não terem sido finalizadas... As ilustrações não são delicadas, pelo contrario. É cheiro de traços soltos e apesar de não entender de técnicas, achei que combinaram demais com o tom de escrita do livro. Se você não estiver entendendo, observe a capa e a jacket do livro. Além disso, a edição tem capa dura, pintura trilateral e uma sobreposição de recortes (que deu um efeito bem bonito) na segunda e terceira capa. 

Se você estiver em dúvida sobre qual edição quer ter na sua estante, eu recomendo fortemente esse exemplar. Que leitor não quer juntar a boa história com um exemplar bonito, não é mesmo?


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥