21 maio 2021

Resenha - Quem sou eu, afinal?, Ricardo Valverde



Livro:
Quem sou eu, afinal?
Autor(a): RicardoValverde
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Adquira: Amazon


O que você faria para descobrir seu passado?
E se ele estivesse sendo esquecido? Após doar seu sêmen pela última vez, Daniel Lebzinski, um senhor envolto em tristeza e amargura, tenta retornar à sua casa, mas é surpreendido pelo esquecimento. O que parecia ser apenas um fato isolado transforma-se em uma série de eventos repetitivos. Com o auxílio de Judith Stelar, enfermeira e amiga de longa data, o doador de sêmen é diagnosticado com o Mal de Alzheimer e passa a lutar contra a terrível doença. Benjamim, um jovem doce e sonhador, está prestes a descobrir o amor com sua namorada Laila, quando se depara com um antigo exame, que irá mudar a trajetória de toda a sua vida. Ao descobrir que seu pai é estéril, o jovem parte em busca de sua verdadeira origem. Elad Raviv, um marido distante e ausente, se vê frente à frente dos mais profundos abismos de seu coração e parte em uma árdua jornada à procura de uma razão para viver. O que essas três histórias podem ter em comum? Quem são eles, afinal? E por qual razão a vida os colocou no mesmo caminho?



Menorah e Elad Raviv eram recém-casados quando o desejo de aumentar a família surgiu. Mas o que deveria ser um processo natural para o casal, acabou se transformando em uma grande frustração. Elad se descobriu estéril, portanto não poderia realizar o sonho de maternidade da esposa. Impotente devido a sua condição, ele concordou que usassem um doador de sêmem, afinal, não seria esse contratempo que os impediria de ter o sonhado filho. O que Elad não imaginava é que com o nascimento de Benjamin, algo se partiria dentro dele.
Daniel Lebzinski é um doador de sêmen profissional e ganha muito bem por isso. No entanto, ao longo de seus 50 anos, ele não se recorda de um dia ter estado tão triste e amargurado. Talvez seja o peso da solidão falando mais alto, ou o arrependimento de nunca ter constituído sua própria família. Mas a verdade é que Daniel está prestes a esquecer disso tudo! Não apenas esquecer-se do que viveu ou deixou de viver, mas de quem ele é ou foi um dia!

Diagnosticado com Mal de Alzheimer em estágio avançado, Daniel vai depender da ajuda de Judith Stelar, uma amiga de longa data que vai ajuda-lo na luta contra essa terrível doença. E é enquanto tenta se agarrar as próprias lembranças que Daniel terá a oportunidade de finalmente se sentir amado.

Quando Benjamin encontrou um antigo exame de seu pai confirmando sua impossibilidade de gerar filhos, sua trajetória mudou. De repente, a distância que Elad mantinha desde sua infância fez sentido e nasceu em Benja a necessidade de encontrar sua verdadeira origem. Mas será que ele está pronto para essa descoberta?

Narrado alternando entre presente e passado, Ricardo Valverde nos apresenta a história de vida de cada um desses personagens. Bem como os resultados de suas escolhas ao longo dos anos. Além de detalhar todo o processo e a dor da descoberta do Mal de Alzheimer, ao qual o autor conheceu de maneira tão triste em sua família, a obra também possui dramas familiares, fala de pertencimento, de amor fraternal e do poder dos laços sanguíneos.

Quem sou eu, afinal? é como o próprio título diz! Uma história sobre se reconhecer em si mesmo, naqueles que amamos e nas lembranças que deixaremos nesse mundo.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥