05 fevereiro 2020

Resenha - As três partes de Grace, Robin Benway


Livro: As três partes de Grace
Autor(a): Robin Benway
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Grace acabou de ter uma filha. E a entregou para adoção. Não foi uma decisão fácil, já que a própria Grace é adotada. Como escolher uma família para sua bebê? Como ter certeza de que ela terá bons pais? Era de esperar que tudo isso fosse emoção suficiente na vida de uma adolescente, mas ela também acabou de descobrir que tem dois irmãos. Maya é a única integrante de cabelos escuros naquela família de ruivos. As fotos pela casa mostram como ela é diferente de seus pais e de sua irmã Lauren, filha biológica do casal. Quando a família começa a passar por problemas e tudo parece prestes a desmoronar, Maya não consegue parar de se perguntar se aquele é o seu lugar. Quem é sua família biológica? Onde está seu lar? Joaquin é o irmão mais velho. Ele nunca foi adotado. Chegou muito perto por muitas vezes, mas algo sempre acabava dando errado. Agora ele vive com uma boa família acolhedora, cheia de amor e vontade de adotá-lo, mas o garoto, prestes a completar dezoito anos, não sabe se deve mesmo acreditar que o destino está lhe dando chances de ser filho de alguém. Criar laços afetivos não é fácil quando se passou a vida inteira sendo abandonado. Mas talvez suas irmãs possam lhe ajudar a vencer essa barreira. Em vista por amor familiar, companheirismo e, no fim das contas, por não se sentir sozinho no mundo, Grace, Maya e Joaquin vão contar uns com os outros na procura pela mãe biológica. E por si próprios.


Grace sempre soube que tinha sido adotada, mas nunca teve interesse em conhecer a mãe biológica, até que, grávida aos 16 anos, vê parte de sua própria história se repetir. Enfrentar o preconceito da gravidez na adolescência e o abandono do namorado foi “fácil”, mas entregar a filha para a família adotiva despertou sentimentos dolorosos que a consomem dia após dia. Para diminuir essa dor, ela sabe que precisará enfrentar a história de sua adoção, só não imaginava que no processo encontraria Maya e Joaquim, seus irmãos biológicos.⠀
Assim como a irmã, Maya também foi adotada ainda bebê. E apesar de ter crescido amada e cuidada pelos pais adotivos, ela se sente destacada. Os próprios quadros na parede da casa gritam isso: a única morena em uma família de ruivos, o que naturalmente evidencia sua adoção e a coloca constantemente em uma postura defensiva. Mas é quando o casamento dos pais começa a ruir que Maya questiona seu papel e importância nessa família.

Diferente das irmãs, Joaquim não teve a sorte de conhecer o significado de “lar”. Prestes a completar 18 anos, o rapaz que coleciona frustrações em lares adotivos ainda permanece no sistema de acolhimento. Sua esperança de compreender o conceito de família se esvaiu faz anos, até que, o destino coloca suas irmãs biológicas em seu caminho.

As três partes de Grace é um livro envolvente que aborda temas delicados como família, adoção e preconceito. A autora optou pela narrativa alternada dando voz a Joaquim, Maya e Grace, o que nos permite conhecer as camadas mais profundas de cada personagem e visualizar cada rachadura, medo e insegurança. Talvez por possuir uma base de apoio familiar sólida desde a infância, Maya e Grace tenham mais facilidade em se comunicar e expressar suas necessidades. No entanto, é Joaquim e sua dificuldade em se permitir ser amado que destroça nosso coração.

Emocionante e doloroso, As três parte de Grace fala sobre perda, cura e aceitação. Mostra que é importante conhecermos nosso passado, mas não esquecermos de olhar para o futuro. Afinal são nossas atitudes e escolhas que nos definirão.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥