12 maio 2019

Resenha - O Caso da Mansão Deboën, Edgar Cantero


Livro: O Caso da Mansão Deboën
Autor(a): Edgar Cantero
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Eles se conheceram na infância, nas férias em Blyton Hills - a cidade debruçada no lago mais enigmático que uma criança poderia imaginar. Anos depois, Andy é uma mulher extremamente solitária e sente que não se encaixa em lugar algum; Kerri busca consolo para seus medos e complexos na bebida; Nate se interna voluntariamente em hospitais psiquiátricos e tem a constante companhia do fantasma de Peter, o amigo que se tornara um astro de Hollywood mas morreu de overdose. Nenhum dos quatro podia imaginar que seu futuro seria fadado ao fracasso por conta de uma aventura adolescente envolvendo a Mansão Deboën. Mais de uma década antes, em 1977, eles eram apenas quatro jovens inquietos, acompanhados de um simpático cachorro, quando foram até o lago da cidade de Blyton Hills para desvendar um mistério. Em vez de monstros assustadores e espíritos vingativos, o Clube dos Detetives de Blyton, como eles se intitulavam, descobriu que tudo não passava da tramoia de um criminoso fantasiado. Mas o que eles viram e ouviram naquele dia jamais deixa de aterrorizá-los. Com a vida estagnada e imersa em um caos insuportável, Andy se convence de que é preciso enfrentar o passado que não os permite seguir em frente. O grupo então se reúne para tentar entender o que realmente aconteceu naquele fatídico verão e, desta vez, terão certeza de que a resposta é muito mais macabra e perigosa do que imaginavam. Uma narrativa que celebra a nostalgia dos anos 1990, a amizade e os fantasmas (reais ou não) que precisamos enfrentar para superar maldições e maus agouros, O Caso da Mansão Deboën une doses do terror consagrado por H.P. Lovecraft ao humor sagaz das clássicas histórias de detetives juvenis, popularizadas por produções como Scooby-Doo.



Neste livro com uma pegada bem Scooby Doo conhecemos um grupo de adolescentes que em suas férias de verão se reúnem em uma pequena cidade, Blyton Hills, para solucionar pequenos casos. Seu último caso foi na Mansão Deboën no anos de 1977 onde  tiveram uma experiencia nem um pouco agradável, que mudou para sempre suas vidas.

Treze anos depois de tudo o que aconteceu e após terem ficados tanto tempo separados, eles se juntam com o intuito de retornar a cidade e refazer seus passos, acreditando que ainda permanece algo em aberto nesse caso. Ao voltar para a cidade, eles descobrem que há muitas peças faltando e que talvez o perigo esteja nas profundezas do Lago Adormecido que rodeia a Mansão Deboën e dessa vez talvez não seja apenas um homem fantasiado de monstro mas algo muito mais assustador e perigoso.

Esse livro é uma aventura sobrenatural em que conhecemos Nate, fã de histórias de magia e RPG que passou os últimos anos internado em hospitais psiquiátricos e está sempre acompanhado do fantasma de Peter, outro membro do grupo que após virar um astro de Hollywood morreu de overdose. Conhecemos também Andy, a líder do grupo. Andy é uma das personagens mais fortes e bem construída, ela já integrou o exército e viajou pelo mundo pedindo carona. E temos a linda e doce Kerri que seria o cérebro do grupo. Formada em biologia mas com os problemas que os anos trouxeram começou a beber demais e não conseguiu um emprego em sua área. E por fim temos Tim o cachorro do grupo, ele seria o alívio cômico da história pois em alguns momentos temos os pensamentos dele sendo mostrado e é sempre muito divertido ver como ele encara toda a aventura.

O autor Edgar Cantero é escritor e cartunista, por isso podemos encontrar vários desenhos lindos dos personagens no livro, e esse é seu primeiro titulo lançado no Brasil. Com uma escrita leve e de fácil compreensão, Cantero criou uma historia de leitura rápida, apesar da grande mistura de informações, acho que poderia ter se expandido e aproveitado mais das idéias inseridas na trama, como por exemplo as invocações de Deuses adormecidos e a explicações dadas para a linhagem da família DeBoën. Mas com tanta coisa acontecendo isso não atrapalha o enredo e a fluidez da história. Estou muito animada para ler mais livro dele e espero que venha logo para o Brasil.

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥