26 março 2019

Resenha - Nada a Perder, Jeff Lemire


Livro: Nada a Perder
Autor(a): Jeff Lemire
Editora: Nemo
Páginas: 372
Adquira: Amazon
Derek Ouelette costumava ser alguém. Promessa do hóquei, ele agora nada mais é do que a sombra do ídolo que um dia poderia ter sido. Um bêbado, sacana, violento, leva uma vida esquecida por todos em uma vila esquecida por todos. Um dia, no entanto, algo invade sua história e o coloca diante de uma escolha impossível. Uma escolha que só pode ser feita por um homem que não tem nada a perder.








Derek Ouelette tinha o talento e garra necessários para se tornar uma grande estrela do hóquei, mas devido ao seu temperamento agressivo, espelho dos ensinamentos adquiridos através do pai, ele perdeu a oportunidade de seguir uma carreira de sucesso e se tornou um homem violento, solitário e viciado em bebidas alcoólicas. Sem nada a perder, Derek leva a vida preparando lanches na cozinha de uma lanchonete decadente, preenchendo seu tempo vago com bebidas e brigas nos bares que frequenta.

No entanto, sua vida está prestes a sair do piloto automático com a chegada de alguém importante do seu passado, ele precisará se posicionar e transformar seu espirito decante em uma fortaleza, afinal ainda há algo a se perder.

Com uma narrativa marcante e expressiva, a obra de Lemire fala sobre violência doméstica, vícios e abusos psicológicos. Conforme a história se delineia mostrando o passado conturbado e marcado por agressões de Derek e sua família, fica claro o quanto toda essa carga emocional marcou nosso protagonista e influenciou em seu futuro. No entanto, mesmo perdido em meio a tantas lembranças, o confronto com seu passado mostrará o lado humanizado de Derek e nesse conflito de sentimentos ele encontrará a força necessária para proteger a quem se ama.

A mensagem da história de Jeff Lemire ganha ainda mais força através das ilustrações e cores que predominam essa HQ, sendo a cor azul e de aspecto mais frio utilizado para definir o atual estado de espirito de Derek, o vermelho nas cenas de violência e agressão e o colorido nas lembranças de um passado doce, onde tudo era possível. Embora seja brutal e melancólico, Nada a perder é uma história de redenção, escolhas e o poder das decisões que tomamos ao longo da vida.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥