25 fevereiro 2019

Resenha - Todas as pequenas luzes, Jamie McGuire


Livro: Tuddas as pequenas luzes
Autor(a): Jamie McGuire
Editora: Verus
Páginas: 350
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade. Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela ― e a ganhar seu coração. Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local. Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.


Em uma pequena cidade da claustrofóbica Oklahoma, onde todos os habitantes se conhecem e a história de cada família se mistura com a da fundação da cidade, sua experiência no ensino médio é quase uma prévia de como será a sua vida adulta. É por isso que a mãe de Elliott fugiu daquele lugar sem olhar para trás. É por isso que seu primeiro amor queria fazer o mesmo.

Ele era só um garoto apaixonado por fotografia, que aproveitava cada segundo do verão capturando o que julgasse bonito. Em um certo ano, próximo ao fim da infância, beleza era sinônimo de Catherine Calhoun. Foram anos que finalmente trocasse as primeiras palavras, até que tivessem conquistado seu primeiro verão e único verão inesquecível. O que todos julgavam como um simples amor de verão, foi a motivação de cada abrir de olhos de Elliott nos dois anos seguintes.

Ele havia feito promessas que fora obrigado a quebrar. Havia abandonado Catherine em meio a polícias e bombeiros, no momento em que ela mais precisava de sua presença. Ele nunca quisera algo na vida como queria reconquistar a confiança e estava disposto a tudo por isso, nem que durasse mais que o verão inteiro.

Quem conheceu a autora através da série Belo Desastre, esteja preparado para a surpresa. O início da narrativa é lento, dedicado a apresentação dos personagens e a ambientação do leitor. Até a passagem de tempo, achei tudo muito repetitivo e sem emoção. Jamie McGiure guardou esse elemento para a reta final da história.

Mamãe e eu tínhamos contas a pagar, e isso implicava guardar os segredos das pessoas que andavam pelos nossos corredores. Se os vizinhos soubessem a verdade, não nos deixariam ficar.

Os protagonistas são intensos, impulsivos e, definitivamente, maduros para suas idades. Eles dialogam, têm noção de responsabilidade... eu amei os dois, e sofri junto. Já não falo o mesmo das mães de ambos. A de Elliott é a pior. Uma mulher cheia de boas intenções, mas egoísta até o último fio de cabelo. E as mães são fracas como seres humanos.

Graficamente o livro está lindo! Fiquei apaixonada por essa capa, mas reconheço que ela passa uma mensagem errada sobre a historia. Esse não é um simples romance adolescente. Esconder isso do leitor deixa ele desatento, proporcionando um desfecho cheio de surpresas, mas pode frustrar muita gente também. Eu me senti enganada pela autora, mas não nego que não avaliei o livro de forma negativa pela construção dos últimos capítulos. Eu fiquei totalmente sem reação com as revelações mas, analisando agora, tudo faz sentido. Os indícios estavam todos escancarado e eu nem percebi.

Todas as pequenas luzes pode ser um livro tocante se lido no momento certo. Assuntos como depressão e racismo são abordado de uma forma totalmente diferente. Porém, as relações interpessoais são o ponto central da trama, que fala sobre emoções, sentimentos, família e amigos. É uma experiência de leitura super válida.

2 comentários

  1. Apesar de conhecer muito pouco do trabalho da autora, gosto demais do jeito que ela escreve.
    Mesmo que este livro não tenha muito dos seus trabalhos anteriores e o romance não ser totalmente o foco central.
    Uma mistura de gêneros talvez. O livro tem dividido as críticas.
    Eu espero ter a oportunidade de ler ele!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amo a escrita da Jamie e espero ler esse livro no momento certo, para me emocionar assim como vocês .

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥