07 fevereiro 2019

Resenha - O Verão Que Mudou Minha Vida, Jenny Han

Livro: O verão que mudou minha vida (Trilogia Verão #1)
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher. Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece... Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles. Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas.


As férias de verão são aquele período mágico do ano. Belly aguardava ansiosa por aquelas semanas de liberdade, quando passava o dia de roupa de banho, nadava a qualquer momento, e o principal, reencontrava Conrad e Jeremiah.

Eu media a minha vida em verões, como se realmente só começasse a viver em junho, quando chegava àquela praia, àquela casa.

Eles são os filhos de Susannah, a melhor amiga de sua mãe. E não houve um ano em que sua mãe não levasse a ela e seu irmão para a casa de praia deles, em Cousins Beach. Prestes a completar 16 anos, a relação que tinha com os dois garotos estava bem delimitada. Jeremiah era seu amigo, aquele com quem podia contar e para quem não precisava mentir. Já Conrad, era sua paixão da vida toda. Neste verão ela estava determinada a ser vista como mais que uma irmã caçula, mas ele estava muito diferente. Na realidade, todos pareciam ter mudado desde o último ano.

Talvez fosse a consciência de que esse poderia ser o último ano de todos juntos. Talvez alguma coisa estivesse de fato acontecendo....

Depois de me deixar apaixonada pela saga de uma certa descendente asiática, Jenny Han entrou para minha lista de autores favoritos da vida. Porém, a trilogia do verão estava na minha lista de desejamos muito antes disso. Eu adquiri a versão antiga da trilogia na última bienal, para poder autografar. Mas não resisti a oportunidade real de finalmente poder lê-la - estar na estande não é garantia de nada, vocês sabem - e também, as capas novas. Após finalizar a leitura, achei que ela combina muito mais com a vibe da protagonista, que é mais juvenil e descontraída.

A história é contada de forma linear, mas intercalada com capítulos que narram um fato ou outro de verões passados. A leitura não levou mais que um dia para ser concluída, de tão fácil e gostosa de acompanhar, mas percebi logo que esse era um livro antigo da autora. A conexão entre um capítulo e outro nem sempre é sutil, e até que todas as explicações fossem feitas e a história engrenasse, eu já tinha avançado bastante nas páginas. A leitura fluiu, mas ficou com muita cara de livro introdutório.

Belly é uma personagem encantadora. No início do livro mostra todas as incertezas e inseguranças de uma adolescente que está se tornando adulta, e que nunca tinha se visto na posição de atrair a atenção do sexo oposto. Okey, eu até me irritei com ela - e todos os personagens - um pouquinho, mas nada que a idade ou as revelações seguintes não justificassem um pouquinho.

Essa não é uma história profunda, mas foi legal descobrir que esse verão não mudou a vida de Belly por conta de um garoto, ou dois. Foi o verão em que ela se descobriu e com isso percebeu que o mundo não gira ao redor dela. Há problemas muito piores rondando, mas se ela conseguiu superá-los, só a continuação dirá. Literalmente, pois a história termina com um gancho daqueles!

3 comentários

  1. Eu acho a capa desses livros lindas! Bem cara de verão mesmo.
    O único livro que li da autora foi Olho por Olho e eu adorei.
    Estou super curiosa para conhecer a Belly e seus amigos. Parece ser uma história bem alegre e descontraída. Claro que com algum drama adolescente no meio, mas superável.

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso ler que é possível ter momentos incrível sem que isso esteja de fato ligado a garotos.rs
    Acho que passou da hora de haver mais sobre este assunto. Seja pelo lado feminino ou masculino,mostrar que há descobertas que precisamos de nós mesmos e só isso já é suficiente!!!
    Como gosto bastante do gênero, quero muito poder me divertir com este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Doida pra ler essa trilogia, amei Para Todos os Garotos Que Já Amei, gostei muito da escrita da Jenny Han, cada resenha que vejo desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥