03 novembro 2018

Resenha - A Nuvem, Neal Shusterman


Livro: A Nuvem (Scythe #2)
Autor(a): Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade. Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar. Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?



Após o último Conclave, Citra Terranova assumiu sua nova identidade como honorável Ceifadora Anastasia e segue coletando com piedade e compaixão ao lado da Ceifadora Currie. Depois de conceder imunidade a Rowan quando deveria coleta-lo, Citra causou uma má impressão na Ceifa e sua gentileza ao coletar vem inspirando jovens ceifadores, algo que tem causado alarde entre aqueles que possuem critérios imorais e perversos durante a coleta.

Rowan Damisch não garantiu seu anel de ceifador, no entanto isso não impediu que o jovem lutasse contra a corrupção existente na Ceifa. Refugiado e usando um manto negro – cor proibida entre os ceifadores, Rowan se autointitulou como Ceifador Lúcifer e segue coletando todo e qualquer Ceifador que ouse corromper os ideais da Ceifa. Temido por muitos e procurado por todos, sua cabeça é um prêmio que muitos desejam conseguir.

Enquanto a corrupção na Ceifa cresce desenfreadamente, a Nimbo-Cúmulo assiste a humanidade se autodestruir sem poder interferir diretamente. E é então que surge na história Greyson Tolliver, um adolescente solitário que considera a Nimbo como uma mãe, já que essa inteligência vem amparando o jovem durante toda a vida.

E a dor... a dor na minha consciência é insuportável. Porque meus olhos não se fecham. Jamais. E só me resta assistir ininterruptamente enquanto minha querida humanidade trama devagar as cordas que usará para se enforcar. A Nimbo-Cúmulo.

Quando Greyson recebe uma missão indireta da Nimbo para interferir nos planos da Ceifa, ele sabe que precisa ajudar a amiga e se entrega inteiramente a missão. Porém Tolliver nem imaginava os segredos sombrios que envolvem a Ceifa e muito menos as mudanças que precisaria aceitar para levar o plano adianta. Marcado como infrator e sem a Nimbo para auxilia-lo, Greyson chegará ao fundo do poço para concluir e compreender o significado de seu papel nessa trama.

Enquanto Greyson trabalha para impedir desastres que estão prestes a surgir, Citra e Rowan precisarão enfrentar um inimigo em comum que ressurgirá ameaçando a Ceifa e a humanidade. Mas como poderão unir forças quando Citra é uma Ceifadora e Rowan é considerado um perigoso criminoso foragido? Será que essa parceria será possível?

Conheci a escrita de Neal Shusterman quando li Fragmentados, mas foi em O Ceifador que o autor se consagrou como um dos meus favoritos ao criar esse universo distópico tão inteligente e único. Assim como no primeiro volume da trilogia, a escrita de Shusterman continua fluída e envolvente, tornando um ato quase doloroso nos afastarmos do livro antes de descobrirmos cada resposta relacionada a essa trama repleta de reviravoltas.

A narrativa do livro continua em terceira pessoa, alternando entre as perspectivas de Citra e Rowan, mas dando também voz a Greyson Tolliver que será uma peça de suma importância na trama.

Um dos pontos altos nesse segundo volume foi acompanhar o crescimento de Citra e Rowan, que aprenderam muito durante o treinamento, mas que certamente amadureceram com as diversas situações enfrentadas após ficarem em evidência na Ceifa.

O final do livro foi espetacular e meu coração parecia que ia sair pela boca depois de tantos acontecimentos. Confesso que fiquei sem chão e completamente impactada depois de concluir essa leitura e meu apelo é que a Editora Seguinte nos traga logo essa continuação.

Concluindo, A Nuvem conseguiu me surpreender tanto quanto seu antecessor e se você ainda não conhece a escrita do autor, sugiro que comece por essa trilogia, tenho certeza que Neal Shusterman também entrará para sua lista de favoritos.

2 comentários

  1. Olá Glaucia,
    Ah, não tem como negar que é um enredo mais do que inteligente, e melhor, traz a tona um tema bem atual, que é a corrupção, mesmo em um futuro distópico, é mais do que importante falar sobre isso.
    Como não conhecia os livros, e sei poucas informações sobre o primeiro, fiquei bem curiosa para saber mais sobre os Ceifadores, e como é o trabalho deles.
    Outro ponto importante é a evolução dos personagens, algo que sem dúvida deixa a história mais rica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sem ter lido o primeiro livro, acompanhei e muito todas as resenhas que foram saindo no decorrer do tempo e não há como não se encantar pelas capas e pelo enredo.
    Trazer o ceifador desta forma foi e é algo maravilhoso e gostei de ler acima que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro!
    E lendo a resenha, me vi no cenário que vivemos..rs
    Espero começar a saga em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥