13 junho 2018

Resenha - A Casa dos Pesadelos, Marcos DeBrito


Livro: A casa dos pesadelos
Autor(a): Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Traumas na infância podem ser um fardo pesado a se carregar, e se torna ainda pior quando a vítima em questão se tranca em um sofrimento que nem mesmo seus pais são capazes de compreender. Como ajudar um filho a se recuperar quando não conseguimos alcançar seus temores mais profundos? Essa é uma das reflexões do livro de Marcos DeBrito, que aguçou minha curiosidade durante todo o decorrer da leitura.

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Tiago, um adolescente de 16 anos traumatizado por lembranças de sua infância e incapaz de se abrir com mãe, motivo pelo qual cresceu necessitando de ajuda psicológica. Mas nem sempre foi assim, aos seis anos ele era uma criança feliz e sorridente que adorava passas as férias na casa da avó. Mas tudo muda quando em uma dessas visitas, a vida do menino vira um verdadeiro pesadelo. No calar das noites um visitante assustador surgia em seu quarto e o atacava na cama.

Completamente apavorado, o menino conta a mãe e a avó sua história, mas devido a sua mente infantil, seu medo é considerado apenas uma fantasia. Sem opção, Tiago permanece no casarão de sua avó, cada vez mais amedrontado pelo visitante da noite, até não suportar mais toda aquela experiência assustadora.

Dez anos depois, o jovem está prestes a voltar junto a mãe e o irmão mais novo para uma nova temporada na casa da avó. Ele precisa enfrentar seus medos e descobrir se tudo não passava de uma fantasia de sua cabeça, mas suas suspeitas são confirmadas quando Bruno começa a receber o mesmo visitante que o atormentava na infância. Seria esse ser um fantasma de seu falecido avô? Como impedir que Bruno sofra dos mesmos traumas que o influenciaram?

Nesse enredo de suspense e mistério, o autor permite ao leitor acompanhar a trama se desenrolar entre presente e passado, nos concedendo vislumbres do assombro vivido por Tiago aos seis anos e nos dando pistas para compreender o que de fato acontece naquela antiga casa no momento presente.

É angustiante sentir na pele o medo de Tiago e sua luta para salvar seu irmão de passar pelo mesmo destino, enquanto tenta provar a si mesmo que conseguiu vencer seus traumas.  Cada nova descoberta nos leva mais próximo da conclusão desse pesadelo, mas a revelação do mistério é ao mesmo tempo libertadora e impactante.  Fiquei completamente chocada, incapaz de acreditar naquela dolorosa realidade que jamais seria parte das teorias que formei durante todo o decorrer da leitura.

A Casa dos Pesadelos foi meu primeiro contato com a escrita de Marcos DeBrito e já posso dizer que me surpreendi e pretendo ler outros títulos do autor para conhecer mais do seu trabalho.
Mesmo com essa vibe de terror, classificaria o livro como uma história de suspense e reflexão, mas não posso contar o motivo e estragar a surpresa de vocês. Então leiam!

Um comentário

  1. Sou fã assumida da nossa literatura nacional e quando este livro foi lançado, tratei de mandar ele para a lista de desejados.
    Não por trazer um bom suspense, que por tudo que li até agora, parece muito bem amarrado, mas também por trazer esse lance de refletir sobre nossos próprios medos e talvez bem lá no fundo, certezas.
    Espero poder ler e ter este livro em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥