08 dezembro 2016

Resenha - Raio de Sol, Kim Holdem


Livro: Raio de Sol
Autor(a): Kim Holdem
Editora: Planeta
Páginas: 448
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria CulturaFnac
Livro cedido através da parceria com a editora
Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados,Podem curar você... E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.


Quando Kate Sedgwick, apelidada por “Raio de Sol” deixa na ensolarada San Diego na Califórnia a única e verdadeira família que a ensinou a amar e ser amada para seguir seu sonho de fazer faculdade na fria cidade de Grant, em Minnesota, ela nem imagina que encontraria muito mais do que estava procurando.


Disposta a viver cada dia como se fosse o último e fazer a vida valer a pena, Raio de Sol encontrará grandes amigos, enfrentará desafios e descobrirá o amor, tudo isso sem esquecer seu melhor amigo Gus, presença constante na vida de Kate que mesmo distante demonstra seu amor e proteção incondicional.

Quem conhece Kate e se permite fazer parte nem que seja um pouquinho de sua vida irremediavelmente é contagiado com sua luz, seu otimismo e sua forma de enxergar o mundo. Kate é daquelas personagens que não curte falar muito de si mesma. Ela não se prende ao passado ou ao que estar por vir, ela vive com os pés no presente e está sempre disposta a ouvir ou dar um conselho necessário, posso dizer que é impossível não se apaixonar por essa personagem e pelas lições que ela passa através de suas próprias ações de forma tão simples e espontânea.

Ás vezes, o futuro é supervalorizado. – E assustador. – Não para mim. – Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia.

Mas por trás de tanta luz existe um passado conturbado na vida de Kate que apenas no decorrer da leitura e após nos jogarmos de coração aberto nessa trama começamos a descobrir. Kate cresceu com uma vida cheia de decepções, mas mesmo em meio a tanta tristeza a menina sempre foi capaz de enxergar o lado bom, contentar-se com o que tinha e seguir em frente. Acompanhar sua trajetória por meio de lembranças inseridas ao longo do texto é dolorosamente lindo e nos faz repensar a vida com o desejo de sermos uma versão melhor de nós mesmos.

Não julgue os outros. Todos nós temos nossas merdas. Fiquem de olho nas suas e deixem o nariz longe da vida dos outros, a não ser que sejam convidados a participar. E, quando receberem o convite, ajudem, não julguem.

Raio de sol, possui uma história cheia de lições e nos faz refletir no quanto somos abençoados por possuirmos uma família que nos ama, uma chance nova de recomeçar todos os dias ou o poder de tornarmos nossa vida ou a vida do próximo melhor se formos capazes de distribuir amor invés de ódio e compreensão invés de repreensão. O livro ainda aborda temas como a homofobia, gravidez indesejada e a bulimia, tudo se encaixa tão bem durante a trama e nos trás tanto aprendizado que só posso dizer a Kim Holdem que ela merece um troféu por essa história tão maravilhosa e surpreendente.

Durante a trama nos aprofundamos ainda mais na história da vida de Kate e sofremos com a montanha russa de emoções que exalam pelas páginas desse livro. Senti literalmente o amor que Holden quis transmitir nessa obra, e chorei desconsoladamente quando as coisas começaram a tomar um rumo que eu nem imaginava.

Raio de sol possui um enredo apaixonante, personagens incríveis e uma protagonista excepcional e épica. Se você planeja embarcar nessa leitura, sugiro que seja de coração aberto e desejo que seja tão proveitosa para você quanto foi para mim. Esse livro foi mais do que uma história, foi um presente que irei carregar comigo para o resto da vida.

3 comentários

  1. Que resenha lindaa
    me deu uma vontade imensa de ler este livro. Vou até escrever aqui na listinha!!!

    Beijos, jeh
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  2. Ah..suspira!
    Sou apaixonada por livros assim, delicados, com mensagens de vida e personagens que trazem bem mais que exemplos.
    Não conhecia a história, mas já quero muito ler e conhecer não só os segredos escondidos, mas também saber de onde vem a força para seguir.
    Capa é um mimo só!
    Lerei assim que puder.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei mito interessada por este livro!! A força de vontade de viver a vida, ter esperança em meio aos caos!! Kate pelo jeito é uma protagonista que surpreende os leitores com seu jeito de ser e enxergar a vida!! Fiquei querendo saber quais são estes segredos, sobre o final, sua vida amorosa!!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥