19 janeiro 2016

Resenha - Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado, Stephenie Meyer


Livro: Vida e Morte - Crepúsculo Reimaginado
Autor(a): Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 391
Adquira: Saraiva| Submarino | Americanas | Travessa
Livro cedido através da parceria com a editora
Quando Beaufort Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece a misteriosa e atraente Edythe Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com a pele de porcelana, os olhos dourados, uma voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edythe é ao mesmo tempo enigmática e irresistível. O que Beau não percebe é que, quanto mais se aproxima dela, maior o perigo para ele e para os que o cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás... Em comemoração ao aniversário de 10 anos da publicação de Crepúsculo nos Estados Unidos, Stephenie Meyer fez Vida e Morte, uma corajosa releitura da icônica história de amor que vai surpreender e encantar os leitores. Esta edição especial dupla inclui ainda um prefácio da autora e o romance original na íntegra.

Acredito que muitos leitores tenham um livro ou série querida que os iniciou na literatura e no meu caso essa série foi Crepúsculo. Por isso quando fiquei sabendo sobre o lançamento de Vida e Morte minha vontade foi sair correndo para adquirir meu exemplar e descobrir o que Stephenie Meyer teria preparado para seus leitores
Vida e Morte tem praticamente a mesma história de Crepúsculo e narra a história de Beau Swan, um garoto de 17 anos que deixa Phoenix para morar com o pai na fria e chuvosa Forks. Nessa nova cidade Beau conhece a bela e misteriosa Edythe Cullen que assim como em Crepúsculo o salva de ser atropelado. Já de início Beau se vê encantado pela moça e por mais que tente repelir sua vontade de estar perto de Edythe, essa atração só aumenta.

Narrado pelo ponto de vista de Beau, vemos algumas situações parecidas com as vividas em crepúsculo mas também podemos perceber mudanças de diálogos e situações, sem contar que Beau e Edythe possuem um humor na relação bem diferente do nosso casal original. Beau tem uma visão diferente da de Bela, ele é mais divertido e ativo e encara o mundo com outros olhos. Gostei mais da interação dele com Charlie e também com a mãe e foi muito mais cômico ler sobre seus problemas com esporte já que como homem seria de se esperar que levasse jeito para a coisa.

Embora o livro seja uma releitura de Crepúsculo, Vida e Morte trás um final diferente do livro original, ou seja, as mudanças aqui não foram apenas os gêneros dos personagens mas também o desfecho da história. Embora tenha achado que o rumo que as coisas tomaram tenha sido mais doloroso para alguns personagens, acredito que muitas pessoas já tenham pensado nesse “e se” que a autora nos permite visualizar nesse novo livro, afinal se certas situações fossem tratadas de forma diferente na época de Bela e Edward com certeza muito da história teria sido alterado.

Se você pensa que encontrará uma cópia exata de crepúsculo aqui, posso garantir que isso não é totalmente verdade e que a autora fez algumas alterações de cenas e diálogos bem interessantes na história. A diagramação do livro está simples e encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse minha leitura. A edição trás Vida e Morte de um lado e Crepúsculo do outro no estilo vira-vira.

Para quem é fã de Crepúsculo essa leitura é mais do que indicada. E para quem não se identificou com Bella na versão anterior minha sugestão é que conheçam Beau e tirem suas próprias conclusões. Eu particularmente posso garantir que assim como Edward e Bella, Edythe e Beau já ganharam espaço no meu coração e na minha lista de livros favoritos.

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Beleza Perdida

31 comentários

  1. Oi Glaucia, eu ganhei esse livro e até hoje não tive tempo de le-lo, sempre quando leio algum post sobre ele, leio vários elogios, achei a ideia de trocar os personagens de a Bella ser homem e o Edward mulher super legal, e como sempre sua resenha está ótima bjs.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gláucia tudo bem? Eu tentei ler Crepúsculo umas 15 vezes. Só consegui quando tive que fazer uma resenha para um jornal. A resenha quase não foi publicada, porque era parceria com a editora e tinha que falar bem do livro. Não dá. O estilo de escrita dela me dá sono, a heroína é infantil e o herói... bom, uma estaca resolve o problema dele.
    Li sua resenha duas vezes, porque eu adoraria não detestar tanto a autora e me deliciar com os livros dela, como você fez. Infelizmente eu não consigo. Ainda bem que tenho algumas amigas que são loucas pela história e o presente delas já está enviado... Sim, não é porque que não gosto ou leio os livros da Meyer que me recuso a permitir que minhas amigas se divirtam com isso.

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucia, eu acabei de ler Grey, o livro no ponto de vista do Grey (de 50 tons de cinza) detestei o livro por ser exatamente a mesma coisa do outro. Pensei que esse fosse assim também, mas já que você falou que não é, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, eu vi esse lançamento e não dei muita importância. É muito importante ler a resenha, pois vemos a riqueza de detalhes nela.
    E fiquei muito curiosa para ler e ver o desfecho diferente de crepúsculo. Tive uma época de crepúsculo que assisti todas pré estreias no cinema.
    Adorei a dica,
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Tudo bom?
    Eu já sabia desse lançamento e tenho curiosidade em saber como funciona essa inversão de papéis. Achei interessante a autora mudar alguns fatos e fazer coisas diferentes de crepúsculo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha acredite se quiser, mas eu ainda não li esse livro
    Estou mais o menos curiosa pra te falar a verdade. Não estou assim ansiosa querendo ler não. Até porque como a estória é a mesma, mas no ponto de vista diferente dos personagens, eu acho que não irei me surpreender tanto, mas mesmo assim quero ler por conta do desfecho. Tá todo mundo falando dele e estou curiosa rs

    Enfim...Eu adorei a sua resenha. Sem contar miga que tu escreve muito bem.
    Adoro sua sinceridade sobre os livros que lê =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html

    ResponderExcluir
  8. Oiiê
    Eu não li o livro, e n tenho a certa curiosidade em me arriscar nesseindo da Meyer pois vi os filmes de Crepúsculo e acho que não conseguiria ler os livros. Parece ter enredo bem chato. Mas falando do livro eu fiquei bem surpreso pela autora ter dado essa surpresa aos sues fãs
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiee, tudo bom?
    Estou muito curiosa pra ler esse livro e tirar minhas conclusões dessas trama invertida kkkk

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa resenha veio a calhar para mim, flor! Obrigada... Eu gostei muito da saga Crepúsculo e estava mesmo curiosa para saber no que efetivamente a história de Vida e Morte seria diferente. Achei legal você destacar que a obra tem mais humor, porque a versão original é mais dramática. :) Enfim, decidi que vou comprar o livro, com certeza! (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Glaucia eu amo a saga, mas confesso que esse livro não me chamou atenção, com essa inversão de papeis, talvez eu não esteja preparada para um final doloroso como postou em sua resenha, eu gostaria de uma novo livro do final do último livro para ver como cada personagem está agora. Dessa vez vou deixar a dica passar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    É verdade, todo mundo tem seu queridinho... muita das vezes ele não é sua primeira leitura, mas sim aquele o trouxe para literatura. O meu é "Querido John" do Nicholas Sparks.
    Nunca pus minhas mãos em nenhum livro da saga, mas já tive minhas tentações. Havia visto essa capa em alguma conta no instagram, mas não sabia do que se tratava. Cheguei a pensar que fosse algum conto fora da saga, mas agora entendi que é um releitura.
    Gosto de ler releitura de livros, mas como não li nada da saga não me atrevo a ler esse livro. Porém tive um breve vontade de saber como ficou essa escrita.



    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  13. OI Glaucia, eu acho que este lançamento só foi feito mais para uma questão comercial sabe? às vezes penso que os autores querem glorificar suas obras, mas não acho que devesse ter um ponto de vista diferente, mesmo que parecido com Crepúsculo, que, na verdade, só vi os filmes e amei cada um deles. Mas para ler este, acho que não leria.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Li Crepúsculo e até curti a história, mas nunca fui mega fã. Foi uma saga que me ajudou a matar o tempo durante as viagens de trem.
    A Bella sempre me irritou com o jeito desligado dela, acredito que ver uma versão masculina dela me irritaria mais kkkkk.
    Achei muito bacana colocarem uma maçã verde na capa do livro...
    Planejo lê-lo quando terminar as minhas férias como passa tempo na condução.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Lembro que li a saga Crepusculo, os 4 livros, todos em uma semana e os personagens e a história me tragaram para o seu mundo. O tempo passou e esse amor pela história foi apagando. Quando soube desta novidade, torci o nariz, mas estou bem disposta a ler depois da sua resenha. Talvez resgate o amor que seinti anos atraz, ou não. Mas precisarei ler pra saber.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não gostei de Crepúsculo, nem dos livros e nem dos filmes. Quando fiquei sabendo desse lançamento, nem entendi o porquê. Mas eu sei que tem muitas pessoas que gostam, e que estavam loucas por esse livro. Definitivamente, esse não me despertou nenhum interesse, os que eu já li foram suficientes. Fico feliz que tenha gostado, mas esse não é pra mim.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Também faço parte da geração que adquiriu o hábito da leitura através de Crepúsculo, e diferente de muitos por aí, esse amor prevalece até hoje. Já tentei comprar Vida e Morte três fucking vezes, mas ou não tem o livro ou ele está custando 50 dilmas, e sorry não pagarei esse tanto em livro nenhum. Como não consegui lê-lo ainda tive que me contentar com a releitura de Crepúsculo hahaha <3.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Acredita que eu só cheguei a ler o primeiro livro da saga? Gostei bastante, mas por motivos que nem eu sei, não cheguei a ler "Lua nova". Não sei se conta, mas eu gosto dos filmes...haha' ♥ Vi que bastante gente gostou desse livro, e que 99,9% dos leitores gostou mais do Beau do que da Bella...haha' estou curiosa para conhecê-lo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Glaucia,
    Olha eu li a saga crepúsculo e curti a leitura, não vou tentar dar uma opinião diferente, gostei mesmo. hauhauha
    Mas quando vi as primeiras noticias sobre essa "releitura" da história não me
    animei, sinceramente? Achei desnecessária.
    Sendo assim não me animo pra fazer essa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu quero, urgente aceito doações kkkkkk.
    Amei a saga crepúsculo, e ainda não tive a oportunidade de comprar o livro vida e morte, amei a resenha, maravilhosa, confesso que estava com o pé atrás de ler essa estória, por ouvir coisas realmente negativas sobre esse livro.
    Mas agora eu com certeza lerei, por que eu simplesmente, amo a saga crepúsculo e tenho certeza que vou amar esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Ahh que legal ler essa resenha, achei que o livro fosse a mesma coisa dos outros, nem esperava nada dele, mas foi legal ver que é diferente do original. Que bom ver que o Beau é diferente da Bella com sua personalidade também, achava ela muito mórbida e sem sal.

    ResponderExcluir
  22. Li só o primeiro livro, e mesmo sendo do genero que gosto, eu não gostei de crepusculo, mas achei bem legal a ideia da autora de lançar esse livro para comemorar.

    ResponderExcluir
  23. Oi Glaucia, tudo bom?
    Que bom que gostou do livro, ele parece ser bem interessante, eu não sou fã de Crepúsculo li somente um livro "Amanhecer" e nossa eu achei a Bella muito chata, desculpa, mas ela não me convenceu, porém Beau é totalmente diferente dela, e sim eu daria uma chance ao livro, espero gostar dele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  24. Gostei li os livros da saga Crepusculo eu gostei muito, mas Vida e Morte eu não pretendo ler, pois serie a mesma coisa que ler o primeiro livro da serie só que com personagens invertidos.

    ResponderExcluir
  25. Olá Glaucia,
    Desde o lançamento do livro quando soube que a autora reinscreveu os personagens, fiquei muito curiosa pra conferir essa releitura do Crepúsculo. Li todos os livros e gostei muito, apesar de achar a Bella muito chata e irritante na maioria das vezes. O que mais gostei nessa nova versão é que o Beau tem uma personalidade diferente da Bella. Estou curiosa pra conferir o final do livro, já que você comentou que é diferente, tenho até uma ideia do que pode ter acontecido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Fã de crepúsculo na área hahaha sinceramente odiei que a autora fez isso, achei que ela poderia ter sido mais original (leia-se não li o livro ainda), mas sei lá, acho que crepúsculo nunca vai morrer, mas porque raios ela não fez continuação? Acho que muitos mais teriam ficado feliz. Mas bem, com sua resenha confesso que fiquei curiosa, quem sabe um dia leio né hahahah

    Beijos e até.

    Ps: Como assim com o fim do livro diferente? Isso me fez ficar curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Crepúsculo foi a primeira saga que li e foi a que me fez apaixonar por livros. Quando soube da edição comemorativa eu fiquei super ansiosa, mas minhas expectativas abaixaram quando soube que seria só uma mudança de gêneros. Mas ainda quero ler, ainda mais por causa de um final diferente!

    Amante Literária ♡

    ResponderExcluir
  28. Oi Glaucia!
    Ainda não decidi se lerei esse livro, acho que na minha cabeça quando assimilou um livro de troca gêneros eu pensei: essa mulher não consegue se despreender da história e fazer outro livro que seja o mesmo sucesso. E os chiliques que ela tem nada na mídia pq não quer escrever.... Sei la... Me desanimei total com ela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Eu gosto muito dos livros de crepúsculo e achei que esse seria como uma continuação não um livro diferente da série! Não sei se leria, acho que se tivesse a oportunidade leria, mas não compraria, uma vez que enjoei bastante de vampiros e essas coisas!

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Achei bem interessante essa ideia da Stephenie Meyer gosto muito da serie e vai ser muito legal poder acompanhar um pouco mais dessa historia acho que no começo irei estranhar mas depois vai ser muito legal acompanhar Edythe e Beau e relembrar do Edward e Bella !!

    ResponderExcluir
  31. Sou fã de Crepúsculo e sempre achei a saga maravilhosa. Aliás, foi ela que me inicializou na área da literatura.
    Mas quando li Vida e Morte, tive problemas em me acostumar com a inversão de papéis e com o clima diferente que o livro passou para mim. Encontrei muitos erros de revisão que prejudicaram a leitura, parecia que eu estava lendo uma Fanfic.
    Meyer poderia ter dado um presente de 10 anos melhor do que isso.

    Resenhista do blog: psicoticamenteleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥