11 janeiro 2016

Resenha - O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur, Affonso Solano


Livro: O Espadachim de Carvão (#2)
Autor(a): Affonso Solano
Editora: Leya
Páginas: 192
Adquira: Saraiva | Submarino | Buscapé
“Ninguém viaja mais rápido que Puzur.” Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos, o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgala – uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro Que São Um deixaram para trás. Quem foi Puzur? O que procurava? Enquanto viaja pelas páginas do tempo, Adapak desconhece que sua curiosidade está prestes a colocá-lo sob a ameaça de algo que ele mesmo possa ter desencadeado.
“Os mortos só partem quando nos esquecemos deles.”

Puzur

Nessa continuação, nosso herói Adapak segue a sua busca pelo desconhecido, até que encontra um antigo diário que guarda os segredos de Puzur, um ladrão em uma jornada cheia de mistérios e magia que pode mudar a história de Kurgala para sempre.

Esse é o segundo livro do escritor brasileiro Affonso Solano lançado pela editora Leya e dá sequencia a série de histórias de Adapak, filho de um dos quatro deuses de Kurgala e seu universo fantástico.

Nesse volume, o autor explora muito bem o mundo que criou, apresentando o seu presente e passado de uma forma surpreendente e amadurecida, revelando ao leitor novidades não mostradas no primeiro livro da série.


Achei muito interessante as referências utilizadas em vários trechos do livro, estão bem disfarçadas, mas quem conhece bem a cultura pop vai identificar muitas delas.

Mais uma vez estou bem satisfeito com a evolução do gênero fantasia na literatura brasileira, esse gênero sempre foi pouco explorado por escritores nacionais, mas muito difundido no exterior e agora parece ter tomado força. Tomara que mais livros como esse sejam escritos por aqui.
Achei o livro um pouco curto, eu estou mais habituado a livros mais longos, talvez esse seja o único ponto fraco, mas no geral, gostei bastante da leitura. Espero que gostem também.


- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de Beleza Perdida.



42 comentários

  1. Olá. Bom, este não seria o estilo de livro que leria, então não tenho muito o que falar kkk, mas notei que vc citou que ele criou um mundo totalmente dele. Acho isso muito difícil, na verdade acho mais fácil escrever um livro todo do que criar todo um mundo novo kkk
    Bom, tbm fico bastante feliz de saber que os autores brasileiros estão cada dia mais ganhando espaço <3
    Beijos e até.

    http://maniasdeescritores.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom esse livro eu ainda não conhecia mas não é bem o meu estilo. Não curti muito a capa e o título me afastaria um pouco. Não consegui me interessar pela história e não acho que o leria. Não sou contra a literatura nacional, pelo contrário, amo nacionais e dou o maior apoio, mas esse não me interessou mesmo, infelimente.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a capa dom livro perfeita, mas não seria o tipo de livro que falaria aaaaa vou comprar! Preciso!
    Mas no geral gostei da premissa do livro e gostei bastante da forma de como descreveu todo o contexto.
    E concordo com o que você disse esse gênero sempre foi muito pouco explorado pelos nossos escritores e fico feliz de ver tal evolução.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona não conhecia esse livro, vou pesquisar sobre o primeiro, gostei dos pontos que destacou sobre o livro, é ótimo ver autores nacionais com bons livros de fantasia, gênero que adoro. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li resenhas do primeiro livro em varios blogs e gostei muito. Apesar desse tipo de aventura não ser meu gênero favorito, parece q os livros do Affonso são ótimos.

    ResponderExcluir
  6. Literatura fantástica e nacional?! Nem preciso dizer que quero muito esse livro e para já. Meu objetivo esse ano é justamente conhecer mais de Autores nacionais!!!! Muito obrigada pela dica e ah essa capa está Maravilhosa também!
    Abraço.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não conhecia esse livro, nem o Affonso Solano. Confesso que fantasia não é um gênero que tenho costume de ler, apesar de achar bacana. Um que li ano passado foi o Não Pare! da FML Pepper e eu gostei bastante. :)
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum desses livros.
    Eu já vi resenhas e tudo mais que me chamaram atenção, mas eu acho que por agora não seria um que pegaria para ler sabe? Mas mesmo assim confesso que tenho uma fraqueza por livros de aventura e fantasia e acho que colocaria na listinha para ler mais pra frente por falta de dinheiro mesmo rs

    Mas tipo, eu adorei saber um pouco mais da estória. Espero poder ler assim que tiver oportunidade.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-pandemonio.html

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido poucas fantasias nos últimos tempos e quero retomar esse gênero porque gosto. Ainda não tinha ouvido falar do livro e nem do autor, mas fiquei mega interessada no enredo. Que pena que o livro é curto, mas talvez seja porque o livro é tão bom que deu gostinho de mais. Quero ler em breve!!!

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Faz tempo que não leio uma boa fantasia, eu gosto batsante mas tenho um problema de concentração. Demoro muito para encarar os cenarios e os personagens, mas quando consigo, a leitura flui que é uma beleza.
    Já ouvi sobre essa obra, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei feliz que o autor continuou no mesmo padrão e que te agradou. Acho otimo quando há algumas referencias pop em livros, principalmente quando eu entendo SHUAHSHSUAHSUA agora eu acho que fazer série com livros com menos de 200 páginas é sacanagem. Acho que com mais de 300 vale mais a pena.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia o livro e nem o autor. Eu não estava acostumada ler fantasia, mas depois de Fml Pepper e Tatiane Durães virei fã.
    Também não gosto de livros curtos, tem que ter pelo menos 300 folhas.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia este livro e nem o anterior a este ,mais pela breve pesquisa que fiz creio que não seria o tipo de livro que me agrade sabe , mesmo a premissa sendo bem interessante fantasia raramente não me conquista.
    OBS: Senti falta de um pouco mais de detalhes em sua resenha, se não tivesse dado uma pesquisada confesso que ficaria meio perdida.

    ResponderExcluir
  13. Essas capas da Leya são lindíssimas, ainda não li nenhum livro da série ainda, mas tenho muita curiosidade, vejo resenhas falando muito bem e quero conhecer o mundo que o autor criou, só não peguei ainda por falta de condições financeiras e por que tenho muita coisa para ler na frente, mas o livro já está na minha lista faz um tempinho.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu li o primeiro volume e adorei. Foi uma das minha melhores leitura de 2014. Esse eu peguei na CCXP com direito a autógrafo, foto e entrevista. Ele é muito bacana, gente boa pacas. Mas ainda não li, foi tanta coisa depois do evento que não consegui achar tempo. Mas que bom que achou o livro curto, isso quer dizer que gostou tanto que queria mais, eu acho. Pretendo lê-lo logo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Como eu ainda não li o livro anterior, não estou familiarizada com o enredo, mas deu para notar em sua resenha que foi uma leitura muito boa. Pena que foi um livro relativamente curto, pois assim como você, estou acostumada a ler livros de fantasias com mais páginas.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  16. O que será que tem nesse diario em ?!>
    não conhecia o autor nem sabia que esse já é o segundo volume do livro.
    ainda fiquei com receio de ler o livro.

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Apesar de amar esse gênero de fantasia esse livro/serie não me atraiu,infelizmente a estória não me pegou,o única coisa que me deixou bem curiosa foi esse bendito diário e só =/
    Pra mim um ponto forte que teria é a leitura fluir rápida e é desse tipo de livro que gosto de ler.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamento-de-janeiro-editora-arqueiro.html#comment-form

    ResponderExcluir
  18. Olá, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da série, mas parece ser muito bom!! Adoro livros escritos por autores nacionais!

    ResponderExcluir
  19. Olá Leandro,
    Adoro livros de fantasia, mas esse não me chamou muito atenção, mas sem dúvida é uma ótima dica de presente para o meu sobrinho, que está iniciando seu gosto pela leitura, ele adora livros com magia e mistérios. Fico feliz pelo reconhecimento dos escritores nacionais e também estou torcendo por mais livros do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micheli, acho muito bacana que você incentive o seu sobrinho ao mundo da leitura. Indique a ele o primeiro volume da série, que também é um ótimo livro e fique de olho nas minhas próximas resenhas, talvez você encontre um que irá lhe agradar.
      Ótimas leituras pra você.
      Leandro Pedra

      Excluir
  20. Eu amo livros desse genero, são os meus preferidos. Jpa tinha visto falar e ele esta na minha lista de desejado, mas ainda não li, dei prioridade para outras series com varios livros que estou tentando ter todos, mas assim que terminar pretendo começa esse.
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Leonardo, eu não conhecia esse escritor e nem esse livro achei a sinopse do livro bem interessante já coloquei na minha lista de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  22. Eu realmente achei essa capa maravilhosa. Mas a história não faz muito meu tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  23. Confesso que compraria só pela capa kkkk perfeita.
    Não conheço as obras do escritor brasileiro Affonso Solano, é a primeira resenha que leio spbre esses livros.
    Gosto muito do gênero, amo fantasia, magia e etc.
    Vou procurar a resenha do primeiro livro, quem sabe ele ja não entre para minha lista esse ano.
    Boa tarde.
    Bjks

    ResponderExcluir
  24. Nossa eu não conhecia esse livro, ele parece ser muito bom, amei a resenha, e fiquei super curiosa para ler, irei procurar saber do primeiro livro agora mesmo hehehe que bom que gostou do livro, darei uma chance a ele, eu amo ler nacionais, acho importante darmos chance a nossos autores.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  25. Li algumas resenhas do outro livro, mas não me chamou a atenção, assim como o segundo :( mas achei a capa bem bonita desse.

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da resenha desse segundo livro, não conheço o primeiro livro mas me interessei em ler, adoro fantasia, é uma pena mesmo que o livro seja tão curto.

    ResponderExcluir
  27. Já conhecia a série, mas não fiquei muito interessada. A capa é bonita, mas não é uma história que fiquei com vontade de ler, infelizmente. Talvez se eu começar a ler, ache interessante.

    Amante Literária ♡

    ResponderExcluir
  28. Oi Leandro!
    Gosto muito do gênero fantasia! Mais não me empolguei para ler o livro, concordo com você quando diz que os autores brasileiros não exploram muito esse gênero, conheço apenas uma autora de cabeça que escreve, mas até hoje não consegui ler nenhuma fantasia de autor brasileiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada dessa série acho que por isso fiquei meio perdida, mas gosto bastante do gênero fantasia e os autores brasileiros estão me surpreendendo cada dia mais com sua evolução!

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha ouvido falar da série, porém, gostei, parece ser bem legal, gosto bastante de fantasia, tenho ler pelo menos um por mês. Vou anotar aqui, quem sabe leio ele um dia desses!!
    bjos

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Ainda não li a serie do Affonso Solano, mas li uma resenha do primeiro livro que pareceu interessante e fiquei curiosa vendo a resenha do segundo e agora que sei que a continuação é tão bom quando o primeiro e não decepciona, quem sabe acabo lendo !!

    ResponderExcluir
  32. Find best and affordable home or office shifting services at Dealkare.
    Packers and movers in crossing republik

    ResponderExcluir
  33. Find government jobs examination news at FindSarkarijobs.
    SSC Exam Result 2017

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥