30 junho 2015

Resenha - Uma longa jornada, Nicholas Sparks

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Nicholas Sparks
EDITORA: Arqueiro
EDIÇÃO: 2013
CONCEITO: 5 estrelas
PÁGINAS: 368
Adicione no SKOOB




Sou fã do Nicholas Sparks e um dia quero ler todas as suas publicações, mesmo aquelas onde o assunto principal da obra não me parecem tão atraentes. Um detalhe é que as vezes esqueço que o assunto principal do autor é o amor e isso sempre atrairá meu total interesse. Não costumo ler sinopses, então o porque que sabia sobre essa história é que havia um caubói. Como não gosto muito de chapéus e botas de montaria, deixei essa história de lado... um dia eu pegaria para ler. Minha ideia acerca do livro mudou quando tive a oportunidade de assistir ao trailer. ali, soube que precisava desesperadamente conhecer essa história.

[...] nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa.

O passeia entre o presente e o passado para contar a história de dois casais. Luke é um peão de sucesso e conhece Sophia em uma festa após sua última vitória. Ele não é de se envolver em briga de casal, mas ao reparar que ela estava sendo assediada - e se irritando muito com a situação -, decidiu interver a favor da garota. O romance deles começa meio se querer e acaba servindo de apoio para ambos. Suas vidas, principalmente a de Luke, transcorrem um momento complicado, mas seus segredos serão revelados aos poucos ao longo da história. Ira e Ruth foram felizes durante muitos anos, e apesar de não terem vivido a plenitude da experiencia familiar, ninguém pode dizer que não foram felizes. Quando Ira se encontra numa situação de vida ou morte, se agarra as lembranças da esposa já falecida para se manter lúcido. É através dessas lembranças que ele narra ao leitor sua linda história de amor.



Nicholas tem o dom de me encantar com seus capais, principalmente aqueles com idade já avançada. A história de Noan e Allien (Diário de uma Paixão) foi linda, mas a de Ira e Ruth foi ainda mais emocionante. Não havia nada de proibido em seu relacionamento, ao contrário, aos olhos da sociedade eles eram perfeitos um para o outro. Ambos eram judeus e, apesar de morarem no EUA, sofreram pelo que seus familiares passaram durante a II Guerra Mundial. E aqui esta o fator que faz sua história me tocar tanto: a guerra. Por mais que Ira tenha ficado pouco tempo em combate, suas consequências foram cruciais para o relacionamento dos dois.

Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos.

Ira foi responsável pelos momentos mais lindos, pelos olhos lacrimejantes e por quotes emocionantes, mas Luke me conquistou totalmente. Me surpreendi com o núcleo de caubóis e descobri que gosto da classe, risos. Por eles serem mais jovens, foi mais fácil me identificar com seus dilemas. Meu único incomodo fica por conta da Márcia, a melhor amiga de Sophia. Eu acredito que um amigo deve lhe alertas das consequências de suas escolhas. Mas se ela é certa, errada ou se você irá sofrer muito... esse é um julgamento que só cabe a pessoa. Me irritei por ela se meter demais na vida da amiga! A impressão que me passava, era que ela não aguentava ver a felicidade da amiga, Principalmente por isso lhe afastar da fraternidade, que aos olhos de Márcia, era um mundinho perfeito.

Quando inicio uma leitura do autor, tento me preparar para o que virá pela frente, mas a tarefa nunca é executada com sucesso. Tudo é escrito com tamanha intensidade, que fica impossível não se envolver. Chorei pouco, é verdade, mas o que li me tocou de uma forma única. De uma forma simples, o autor trás vários temas sobre os quais refletir.

Sim, você me beijou, ma não foi só um beijo de boa-noite. Mesmo naquela época, pude sentir nele a promessa de que você me beijaria assim para sempre.

O livro é narrado pelos três protagonistas, quando acompanhamos Luke e Sophia a história aparece em terceira pessoa, enquanto Ira narra em primeira pessoa. Pode ser uma diferença sutil, um detalhe, mas se não fosse assim, talvez Ira não fosse tão apaixonante! A capa é linda e representa o casal mais jovem. A diagramação é simples, mas impecável.

Quem é fã do autor pode se preparar para encontrar uma de suas melhores e mais emocionantes histórias.

Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você.

22 comentários

  1. Olá Andressa,
    Adoro os livros do Nicholas Sparks, inclusive, 'Uma longa jornada' foi o último livro do autor que eu li. E quase ouso dizer que é um dos meus preferidos dele. Eu achei esse livro sensacional! As duas histórias são impressionantes, são maravilhosas. E o final é perfeito.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dreeeh,
    Então eu AMOOOOOOOOOOOOOO esse livro, na minha opinião é o melhor trabalho do Nicholas Sparks, muito emocionante, fiquei chorando com o final do livro. O Luke é o melhor personagem e fiquei feliz que ele não morreu, porque eu já achava que ele ia matar o menino, hahaha. Achei demais ele teer misturado duas lindas histórias em um mesmo livro, fiquei apaixonada por todas.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  3. Olaaa
    O livro parece ser super legal, eu ja li muitos do autor mas esse ainda não, espero poder em breve e me emocionar bastante. Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Ei Andressa!
    Vc acredita q ainda não li Sparks? Hahahahahah vou ler A Última Música dele agora na maratona de inverno q vai rolar sabe?
    Fiquei fascinada agora c esta história q vc diz ser uma das melhores, gosto qd tem este vai e vém de passado e presente!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Apesar de ainda não ter lido Uma Longa Jornada, sou suspeita para falar, pois sou fã do Tio Nicholas. Apesar de serem clichês, sempre me encantam!
    Gostei bastante da sua resenha e dos pontos que você ressaltou. Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Até hoje só li um livro do Nicholas Sparks, "Querido John", mas confesso que não gostei muito, achei muito meloso =P
    Mas confesso que esta história me atraiu, como dois casais de duas gerações diferentes acabam se cruzando. Quem sabe dou mais uma chance para o Nicholas Sparks! :)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Andressa, estou louca para ler o livro e ver o filme! Também pretendo ler todos do Nicholas, a escrita dele mesmo nos clichês é ótima, eu adoro! Também gosto muito dos casais mais velhos, acho que são tão bem construídos, tão humanos. No momento, meu preferido é noites de tormento.

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros narrados por mais de uma pessoa, assim não ficamos tão presos a algo. E eu amo as histórias do Sparks, mas esse ainda não li. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh, tudo bem?

    Ainnn.. Nicholas Sparks é muito amor, né? Também tenho essa vontade de ler todas suas publicações e já li boa parte de seus livros publicados aqui no Brasil. Uma Longa Jornada foi um livro lindo, principalmente pela história de Ira e Ruth (onde chorei horrores com esse casal), mas também gostei de Luke e Sophia. Só falta assisti ao filme. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa.
    AMO os livro do Sparks, e desde que soube que esse livro seria adaptado para as telonas só fiquei com mais vontade ainda de ler essa história. Ainda não tive essa chance, mas espero fazer isso em breve porque estou louca para conferir o filme e não quero fazer isso sem ter lido o livro!
    Adorei a resenha
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Andressa os livros do Tio Nick devem ser sempre acompanhados de caixinhas de lenço, ele tem um talento para transbordar emoções que fascina o leitor, por isso andei evitando seus livros ando uma manteiga derretida rss. Gostei muito da premissa do livro e a capa está linda. Vou assistir o filme primeiro . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Até hoje não consegui encontrar um livro do Nicholas Sparks que me tocasse muito... mas só li dois, então ainda tenho muita coisa do autor pra conhecer. A primeira vez em que li um livro com narrativa em primeira pessoa em alguns momentos e em terceira pessoa em outros estranhei bastante, mas agora adoro isso! Esse livro está na fila aqui, pretendo ler em breve.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Não sabia que esse livro era tão emocionante assim e nem que a guerra tinha uma importância crucial na trama. Só por causa disso eu fiquei com vontade de ler esse livro. Confesso que sempre tenho receio com o Nicholas Sparks, mas fiquei curiosa com esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Dreeh, tudo bem?

    Confesso que não gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, mas costumo gostar bastante do filme, e o trailer desse me chamou bastante atenção. Que bom que foi mais um ótimo livro do autor para você, gosto de quando contam duas histórias paralelas, mas que em algum momento se cruzam e tem algo em comum que unem esses personagens. A diferença de narrativa também é muito bom pois torna a narrativa mais fluida e dá para se identificar mais com os personagens.

    Parece ser um livro emocionante, principalmente pela história de Ira, mas acho que vou ficar só com o filme, por enquanto.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. oi, tudo bem?
    Eu nunca li Sparks, acredita? E tenho vários livros do autor.
    Eu achei legal a divisão desse livro, e os focos de narração diferentes. Não sabia que ele abordava a situação dos judeus e da guerra, deve ser mesmo bem interessante
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa! Eu também gostaria de ler todos os livros do autor, gosto de seu jeito de misturar drama e amor, até que os livros dele que li não foram tão dramáticos assim, mas mesmo assim chorei, Uma longa jornada é meu preferido, achei a história diferente e cativante e a conexão final entre todos os personagens genial. Agora preciso ver o filme, Bjos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi flor.... eu não sei, mas ainda não consegui ler mais livros do ator... ganhei uns de presente aqui e pretendo lê-los qualquer horas dessas... a história desse livro em si não me chamou atenção... não curti muito o enredo.... seria uma leitura cansativa pra mim.... mas para quem gosta, que foi o seu caso, parabéns. Xero!

    ResponderExcluir
  18. Amiga, tive que ler o começo da resenha 2 vezes pra entender quem eram os 4 (pra mim Ira era mulher, que complicado!) e a relação entre eles. Não chorei em nenhum livro do tio Nick (apesar de ter desidratado com o filme Um Amor pra Recordar) e não sei se ele ainda vai conseguir isso. Preciso ler um dele esse ano, vamos ver qual vou escolher. Esse é uma boa opção, mas não sei se gosto de caubóis, tenho medo de não curtir.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Eu fico com medo de ler os livros do Nicholas exatamente por medo das ressacas literárias. Mais em relação ao livro Longa Jornada eu pretendo fazer uma exceção.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Dre.
    Eu já desejei ler muitas obras do Nicholas, mas depois de 4 leituras, cansei e não consigo mais ler nada dele, saturei de tanta mesmice, mesmo lendo inúmeras resenhas dizendo que ele vem fazendo mudanças sutis, não me sinto à vontade pra retornar.
    Portanto mesmo diante de sua resenha empolgante, eu passo a dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Li esse livro no ano passado, fã do autor como sou .. esse é um dos meu favoritos, talvez por tamanha a delicadeza encontrada aqui que me ganhou ainda mais.
    Outro ponto que gostei conforme você mencionou na resenha é a narração, quando é feita por mais de um personagem temos a visão mais ampla, nos tonando parte da história no meu ponto de vista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu estou com esse livro na fila de leitura desde maio, estou ansiosa para ler mas a fila tem andado muito devagar ultimamente rsrsr
    Adorei sua resenha.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥