23 março 2015

Clube da Liga - A Playlist da Minha Vida, Leila Sales

Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante. Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades. As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana. A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Leila Sales
EDITORA: Globo Livros
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 312
Adicione no SKOOB


Esta foi uma leitura diferente, derivada de um clube do livro. Além da resenha. você saberá um pouco sobre a experiência de se ler em grupo  e ainda poderá a um exemplar do livro. 
Aproveitem!


O que te faz estranho ou diferente? Em qual momento da sua vida as coisas começaram a dar errado?
Elise Dembowski não sabe responder a essas perguntas e por isso aceita o fato de que sempre foi alguém perdido. Logo no quarto ano, as crianças decidiram que ela era estranha e por isso andar com ela não era muito legal. Sempre existiu uma ou outra pessoa da sua idade com quem pudessem brincar, mas ela nunca chegou a ter um amigo de verdade, sentindo-se completamente sozinha. Ao final do primeiro ano do ensino médio, ela decidiu mudar. Seu projeto de verão? Ser normal. Só não a avisaram que se transformar em alguém que você não é, é uma tarefa muito complicada.

Eu não precisava ser a garota mais interessante do mundo, nem a mais bonita, ou querida. Apenas não queria mais ser quem eu era.

Mesmo com uma primeira tentativa frustrada, Elise não desiste do seu projeto. Acontece que depois de um ajuste aqui ou ali em seu plano, as coisas saem totalmente do controle. Levando ela a uma posição pior do que onde ela estava. Poxa, tudo que ela quer é se enquadrar, achar um lugar a qual pertença, onde existam pessoas com que ela possa compartilhar suas histórias! E ela encontra esse lugar, mas de uma forma bem inesperada.

Eu tinha mesmo descoberto uma festa secreta num galpão? Ou será que eu tinha sonhado com tudo aquilo, um daqueles sonhos patéticos em que realizamos os nossos desejos?

Apesar de começar o livro de forma bem dramática, Elise vai amadurecendo longo da história e, com a ajuda de seus novos amigos, descobre que há motivos de sobra para se orgulhar de quem é. A escrita da autora é fluida e gosta de se ler. A forma como a história é contada faz com que o leitor se compadeça com as dores da protagonista e torça para que ela encontre uma saída plausível para a situação que vive.

O Bullying é o ponto principal da história, mas não é o único tema que merece reflexão. São abordados problemas familiares, como a consequência que um divórcio conturbado trás aos filhos, o quão cedo começa o alcoolismo, entre outros. Ao meu ver, a chave de todos os problemas estão na família apresentada. Ou melhor, na falta de estrutura dessa família. O melhor da história foi a forma como a protagonista lidou com sua situação. A Autora mostrou que nem tudo que está ruim pode piorar e as soluções apresentadas foram incríveis. O ponto alto do livro!

As vezes, temos aqueles dias em que tudo dá errado. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar certo da maneira mais inesperada possível.

E onde a música entra nisso tudo? Simples, seu gosto musical que outrora foi motivo de chacota, é o seu passaporte para a Start, a maior festa underground do mundo. Lá, ela conhece muito mais do que pessoas, ela é apresentada as pick ups e isso sim faz toda a diferença em seu mundo. Se quiser ouvir a playlist presentada no livro é só vir aqui.


A diagramação é simples, porém condizente com a proposta. O gosto musical peculiar da protagonista é muito presente não só nas inúmeras referências musicais, mas também na diagramação. Ao início de cada capitulo encontramos o trecho de uma música que tem tudo a ver com as páginas que virão a seguir. O livro é recheado de notas de rodapé que, além de dizerem a tradução dos muitos trechos musicais, ajudam o leitor a entender algumas expressões e costumes do país. É isso ai Globo, nós agradecemos. Agora falando sobre as capas... A capa nacional é linda! Foi ela que despertou meu interesse para esse livro sério eu queria lê-lo muito antes do Clube só que a ideia que ela passa é de uma história alegre e divertida, dois adjetivos que não combinam com a história. Aliás, o título nacional também pouco condiz com a história. A tradução do original seria algo como 'esta música vai salvar sua vida' e isso tem tudo a ver com a história! Nem preciso dizer que a capa original, com seu jogo de palavras e tudo o mais, é perfeita! Mas Okeys, pelo menos a nossa ficou linda também!

Nesse mês as discussões no #ClubeDaLiga não foram tão intensas devido a leitura do pessoal, que ocorreu em períodos distintos. Assim, as conversas mais a fundo acabaram rolando no inbox com um ou outro participante misturadas com momentos de abra o seu coração e vou dizer, ninguém concordou absolutamente com ninguém. Bullying é um assunto bem delicado, que mexe diretamente com as experiências de cada um. Eu achei a protagonista dramática ao extremo. Senti as dores dela, fiquei muito revoltada com o que ela sofria, mas acredito sim que ela poderia der agido de forma onde sofreria menos. Não vou comentar todos os pontos porque dai eu traria muitos spoilers, mas é um livro que vale a pena ser lido.


O Clube do Livro da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.  Os blogs: Arquivo Passional Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | SA Revista | Segredos Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo  


Promoção

REGRAS OBRIGATÓRIAS:
1. Ter endereço fixo no Brasil
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima)

a Rafflecopter giveaway ATENÇÃO:
1. A promoção começa dia 23/03 e termina dia 19/04
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias. 
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.

27 comentários

  1. Ooi Andressa,
    Fiquei super interessada no livro, parece ser uma historia bem legal.
    Participando :D
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!!! Com todas as resenhas de vocês eu já tô com o livro aqui haha falta só tempo agora, eu procurei ele na Amazon e concordo com você, pelo que eu li em todas as resenhas não é uma leitura super pra cima e leve e com tom de comédia, como a capa brasileira nos transmite. Achei a capa original mais coerente, e linda! Não que a daqui seja menos bonita, mas ela dá outra idea, tô fazendo sentido? haha Mesma coisa o título! Eu já tava pensando que a protagonista ia ser dramática, e embora isso me dê nos nervos as vezes, eu tento me lembrar de como eu era nessa idade, de como tudo parece mais complicado e mais difícil e intenso, enfim! Faz parte e se assim dá pra ver melhor o amadurecimento dela, melhor né? Pior seria se ela não tivesse nenhum hehe Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, fiquei com vontade de ler o livro.
    Participando!

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu não li ainda, mas comecei a acompanhar o clube e acho demais essa disponibilidade de vocês se reunirem para poder conversar sobre um amor em comum *-*
    Assim como você achei que a história é super divertida, que decepção HSAUHSUAHSAU

    Gostei da sua resenha e agora não sei se leria mesmo o livro :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oii.
    Não conhecia esse livro, mas parece bem legal. Bullying é um assunto bem complicadinho para adolescentes e acho bacana esses livros juvenis trazer esse tema.
    Não sei se leria ele porque achei bem teen, mas vou anotar para uma oportunidade futura haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  6. Ola Dressa , gosto muito dos temas abordados no livro, não conhecia o livro , juntando o fato dessa playlist músicas, temas polêmicos teremos um grande enredo. Gostei da capa condiz com o título . Já vai entrar para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dreh!
    Eu curti bastante essa nossa leitura, diferente do mês anterior a leitura foi de certa forma, "mais leve", mesmo com o tema que foi abordado. Pra mim fluiu mas facilmente.
    Espero que nesse próximo mês eu também curta bastante. rs E que a gente consiga sincronizar a leitura.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Acho que esse livro deve ser ótimo! Bullyin é um assunto bem pólêmico, mas que todos, de uma maneira ou de outra, já devem ter passado por isso na pele ou pelo menos ter alguém próximo que tenha passado por isso.
    Deve ser um livro bem intenso e com muitas reflexões. Fiquei bem curiosa pra ler.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Já li várias resenhas desse livro hoje kkk e cada uma com um ponto de vista diferente. Apesar do livro ter uma forma clichê de ser contada, eu o leria, pela história do suicidio e tal.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá... flor, tudo bem??
    Bom eu achei a capa brasileira bem mais bonita... esse é um livro que não tenho muito interesse em ler, apesar da temática ter música.... não sei eu não me encantei com a história... pela sua resenha percebi que seria um livro a qual eu me cansaria facilmente, então desta vez vou deixar a dica passar... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!
    Já li sobre esse livro em outros blogs (até porque vocês leram o livro juntos :)) e me interessei muito por ele, nunca li um livro deste estilo, sobre o mundo da música underground. E está todo mundo falando tão bem do livro e dizendo que amou tanto, que eu fiquei super curiosa pra ler!

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Gente, jurava que seu livro tinha molhado a capa, e que aquela era uma foto dele HAHAHAHA Aí vi outra resenha e vi que era assim mesmo HAHAHA Eu até comentei nessa outra resenha o fator da literatura atual estar focando muito no sick lit e em protagonistas depressivos que não se enquadram e tentam tirar a própria vida até achar alguém, aí a pessoa muda. Tipo, passa, para mim, a imagem de dependência e de que você precisa de alguém pra ser feliz, o que eu defino como clichê. Enfim, gosto de livros que abordam temas polêmicos como o bullying e que abordam música, mas o clichê geral já não me agrada tanto. Não sei se lerei.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    Por tudo o que você disse, prefiro a capa original e o título original. Quanto a história, como ela eu também não sei dizer porque alguém é classificado como diferente e simplesmente excluído. Você pode se identificar mais com alguém, por pensar como você, ter os mesmos valores, buscar as mesmas coisas. Mas daí a excluir? Não gostei da solução que ela encontrou. Tentar ser desesperadamente quem não é, não é a resposta. Mas aí ela conhece pessoas que de repente irão se identificar com ela por causa da música, viu? É assim, disso eu gostei, risos... Gosto de livros assim, que vão causar polêmica, gerar discussões sobre se o que ela faz é certo ou errado. Não o conhecia, mas agora eu me interessei e quero ler.
    Então, participando do sorteio!!!!!

    e-mail: euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Dreeh,
    bom eu achei que o livro faltou em certos detalhes que mereciam mais destaque e explicações, mas, ainda sim, eu acabei gostando muito da leitura, que fluiu muito bem e foi muito prazerosa.
    Sobre a capa, eu acho que tem sim algo nela que tem a ver com a historia, que mesmo diante das coisas ruim sempre ha algo bom que mereça ser vivido. Então a capa leva por este pensamento, que sempre depois da tempestade o sol vai estar lá.
    E sobre o titulo eu também achei que combinou com a trama, pois para quase tudo que ela fazia e fez, fazia uma playlist para o momento, musicas que a lembrasse de algo, momento bom ou ruim. Então pensando por este lado, acredito que tenha sim uma ligação.
    Adorei sua opinião sobre o livro e da nossa leitura maravilhosa. A Playlist da Minha Vida é um livro que adorei ler.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  15. Ai, amiga... Esse livro me deixou refletindo depois de um bom tempo que já tinha lido. Ele não é essa Coca-Cola toda, mas só de ter gerado assunto pros nossos desabafos já tá valendo. ♥
    E tu deixa de ser imitona de legenda no instagram. kkkkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, não é o tipo de livro que eu compraria, porém apaixonado por música como sou, acredito eu que gostaria do livro :)

    palavrasdelucidez.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Adorei essa ideia de reunir amigos, lerem e debaterem o mesmo livro, a interação deve ser ótima, já conhecia o livro, e fiquei bem curioso, ai como eu queria ter dinheiro para comprar todos os livros que desejo, e este está no meio de muitos outros, essa foi uma melhores resenhas que li do livro, e que me despertou mais a curiosidade, apesar do clichê.

    Adorei a resenha, abraços,

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Dreeh, também acho que o título original é perfeito e a tradução dele ficou meio nada a ver, mas a gente supera... rs... Não achei que a capa dá a impressão de nada alegre não, e achei muito linda mesmo! Sobre a Elise, não tive essa impressão dela ser dramática não... acho que sentia mesmo que não tinha ninguém com quem contar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Dreeh, tudo bem?

    O livro parece ser interessante, principalmente porque eu adoro um livro que fale sobre bullying. Já tinha ouvido falar no livro, mas não imaginava que era essa a temática.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Andressa! O livro me chama muito a atenção por relacionar a história com música. Eu adoro quando há o encontro de artes diferentes, acho um diferencial extremamente positivo. A princípio, pela capa, também tinha achado que seria algo completamente diferente, um romance ou chick-lit. Pelo visto, passa longe disso. De qualquer forma, achei a premissa bem interessante. Fiquei com vontade de ler :) Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Não e o tipo de livro que eu adoro, porém a música que é a minha paixão, faria com certeza gostar desse livro

    Palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oooi, Dreeh :)

    Infelizmente não conseguir ler a tempo de estar no Clube da Liga, mas achei a proposta do livro bem interessante. Bullying é um assunto polêmico, mas interessante de se ler. Misturado com música, então...
    Quando esse livro foi escolhido para o Clube eu pensei que a temática seria outra, mas não teria um história melhor para debatermos.
    Que venha o próximo \o/

    Beijocas :)
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Andressa!
    Que resenha mais legal, já estou super interessada em ler esse livro. Gostei da sinopse e de todos os pontos positivos que você falou na resenha. Tem uma premissa interessante, eu não gosto muito de livros com personagens adolescentes, mas chamou minha atenção só por ter relação com musica. Estou muito feliz por essa promoção porque quero muito ganhar :D
    Parabéns!

    Luz e literatura!
    Beijos

    https://cantaremverso.wordpress.com/2015/03/17/resenhas-a-arma-escarlate/

    ResponderExcluir
  24. Realmente acho que as opiniões em respeito ao bullying, variam bastante de acordo com aquilo que cada um já viveu! Vi mesmo que esse livro gerou varias opiniões diferente entre vcs do clube da liga, e eu o vi como um livro que deve ser lido sim, pois aborda um tema bastante polêmico e muito constante no dia a dia dos jovens e adolescentes. Ótima resenha flor ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    eu já tinha visto algumas divulgações do livro, e já tinha ficado interessada, porque além de tratar de um tema polêmico e atual, envolve música, o que eu amo... Tanto é que estou ouvindo a playlist nesse momento, e até que estou gostando apesar de não conhecer nenhuma música rsrs
    E depois dessa resenha como não ficar interessada? IMPOSSÍVEL! Quero muito!
    Arrasou!

    Beijos!
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem?
    Conheci o Clube da liga quando vocês fizeram a leitura coletiva de Caixa de Pássaros e achei bem legal a ideia, mas esse livro não me atraiu. A história nem a premissa me chamaram atenção, além disso a capa me pareceu um pouco confusa. Esse é um livro do qual não leria no momento.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Elise é uma adolescente como muitas outras, com problemas de adaptação. Que bom que se encontrou através da música. Não é um livro que compraria, mas leria se tivesse oportunidade.

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥