06 janeiro 2015

Resenha - O presente do meu grande amor, Org. Stephanie Perkins

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Vários
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 4 estrelas
PÁGINAS: 352
Livro cedido de parceria com a Editora Intrínseca
Adicione no SKOOB




O presente do meu grande amor é uma antologia, onde doze autores apresentam histórias com uma temática natalina. Alguns desses autores são bem conhecidos do grande público e amados por muitos como Rainbow Rowell, David Levithan e a organizadora Stephanie Perkins, e enquanto outros não são tão conhecidos assim, mas todos eles têm ao menos uma publicação no Brasil! O lado bom de ler uma antologia é que você pode conhecer a escrita de vários autores diferentes e isso pode influenciar positivo ou negativamente na hora de procurar outras histórias deles. Eu só havia lido Gayle Forman e agora tenho certeza que quero ler vários destes autores, enquanto outros...


O livro tem uma diagramação simples com detalhes que ajudam o leitor a não se perder. Temos um índice com os títulos e autores de cada conto e ao longo dos contos, aparecem sempre o seu nome e o do seu autor.  Não tem como dizer que esse livro é menos do que lindo. A capa dele é interessante pois trás todos os casais patinando no gelo e ao longo da leitura é muito legal identifica-los.

Não acho interessante falar de cada um individualmente, vocês merecem alguma surpresa. Por isso, irei destacar aqueles que conquistaram meu coração, começando pelos meus favoritos.

Meias-Noites, da Rainbow Rowell, é o conto de abertura do livro e que abertura! El é um dos poucos que não trás o natal como foco. Aqui Mags e Noel (sim, este é o nome dele!) se conheceram em 31 de dezembro de 2011, em uma festa de ano novo. A partir deste dia eles se tornaram grandes amigos e não era por menos já que Mags salvou a vida dele...  Acompanhamos eles até 2014 e é impossível não ficar comovido com o tanto de amor que eles transbordam. Eu chorei gente! E isso é só um conto...

[...] se você gosta de alguém, tem que fazer um esforço. Tem que conhecer a pessoa, se empenhar para conseguir esse primeiro beijo. (pág. 14)

É um milagre de Yule, Charlie Brown, da Stephanie  Perkins foi o meu favorito. Aquele que terminou me deixando com a sensação de que eu poderia ler um livro sobre eles.. Eu precisava de mais história e muitas explicações. North trabalha no empreendimento de pinheiros de natal da família. Marigold mora ali perto e sabe que e North é a voz que falta para o seu novo vídeo, mas como lhe pedir algo se eles mal se falam? O que posso dizer a vocês é que a noite deles é bem agitada! E mais do que isso, é uma noite de descobrimento, de desabafo.  E no final, eles são brindados com a neve e Marigold com um natal!

Bem-vindo a Christimas, California, da Kiersten White foi uma grata surpresa. Maria mora em Christimas, uma cidadezinha escondia no meio do deserto da Califórnia e não vê a hora de sair de lá. Acontece que uma pessoa nova chega na cidade e toda a atmosfera de Christimas parece reagir a essa pessoa. Esse conto não estava me envolvendo no inicio e até estava achando a Maria meio resmungona, mas a virada na história foi surpreendente.  A autora conseguiu abordar uma trama familiar comovente e até bem completa para as poucas páginas que tinha. Quase fui levada as lágrimas. É com certeza o conto mais lindo do livro.


Alguns contos não foram favoritados mais são lindos e merecem ser citados aqui!

O que diabo você fez, Shophie Roth?, de Gayle Forman é um conto gracinha que de cara parece ser meio fútil, mais que depois se mostra muito interessante. Sabe quando um personagem exala fofura? Esses é Russell, o rapaz deste conto.

Sophie se perguntou quando ela enfim aprenderia que muitas coisas parecem uma ao ideia, mas que uma pequena análise pode revelar que tais ideias boas na aparência são, na verdade, intrinsecamente falhas. (pág. 196)

Estrela de Belém, da Ally Carter me intrigou logo no início. A autora te diz o que a personagem deseja, mas demora a revelar seus verdadeiros motivos. Esse não é o único conto que deixa o romance em segundo plano para focar a vida do protagonista, mas aqui foi especial. A autora fala de perda e superação. E vai, já estou arrependida das inúmeras chances que perdi de ler suas histórias.

Baldes de Cerveja e Menino Jesus, de Myra McEntire é o conto mais completo, o que tem a maior cara do natal. Claro que o fato de termos um presépio vivo ajuda, mas a sua temática gira em torno de segundas chances e do poder de mudança uma pessoa.

[...] Se deixamos um único acontecimento da nossa vida nos definir, tudo o que precisamos para mudar as coisas, se queremos mudar as coisas, é de outro acontecimento. (pág. 241)

Papai Noel por um dia me pareceu uma ótima história, mas pouco desenvolvida,  como se o autor estivesse com limitação de caracteres ou feito tudo correndo. De qualquer forma, o casal também não me conquistou. A Dama e a Raposa precisava de um milhão de explicações, enquanto Krampuslauf e A Garota de Despertou o Sonhador são tipo, what? Acho que não estava preparada para tanta fantasia assim...

Magia cenográfica é ótima, mas é melhor ficar longe de magia de verdade. (pág. 59)

Em resumo, apesar de uns pouquíssimos contos meio estranhos, o livro é maravilhoso! Recomendo que a leitura seja feita de forma gradual... leia um conto e parece um pouquinho, leia outro e de mais um tempo... assim você poderá absorver cada história e todas as todo o encanto que cada uma trás.

- - - - -
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA,
Veja como participar aqui.

18 comentários

  1. Eu tenho que acabar de ler logo e resenhar antes que passe muito do Natal. rs
    Adorei ler (alguns) junto com vc e ir conversando sobre eles... Precisamos pegar o mesmo livro e ler ao mesmo tempo pra ir fofocando. rsrsrs
    Ainda não terminei, mas tb gostei muito do Milagre de Yule. Simples e complexo, profundo e encantador.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Dreeh, tudo bem? Aah, eu quero esse livro, achei tão fofinho e tem contos de autores que eu gosto muito, outros que ainda não tive oportunidade de ler, e outros que eu quero dar uma mais uma chance com a Gayle Forman. Adorei a resenha e espero poder ler esse ano!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  3. Ola Dreeh amei a capa desse livro, achei tão fofa e os contos gostei de todos fiquei bem curiosa com o conto fofura da Gayle , Tenho que correr daqui a pouco é carnaval e não li ainda , essa lista gigante de leitura é fogo rss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Só fiquei sabendo que o livro se tratava de um agrupamento de contos após ver o seu vídeo, em um post anterior, gostei da premissa.
    Alguns parecem tão encantadores que antes de ler já estou desejando um livro só deles u.u.
    Quando eu tiver um exemplar do livro, vou adorar seguir sua dica, ler um pouco de cada vez para assimilar.
    Esse "jogo" com os nomes dos personagens foi bem legal :) !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, para o Natal (que não sou fã) peguei esse livro emprestado com a minha irmã. Escolhi para ler o conto da Rainbow Rowell, queria conhecer um pouco mais da autora, e simplesmente fiquei encantada. Pretendo ler mais alguns contos no Natal. Baldes de Cerveja e Menino Jesus chamou minha atenção justamente por você relatar que ele é o "mais completo". Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  6. Oi linda!
    acabei de ver em outro blog e ate comentei que to louca para ler esse livro
    todos me falaram bem, nao vejo a hora de ter tempo ara ler.
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu estou namorando este livros já faz algum tempo, mas como não sou muito fã de coletâneas de contos sempre deixo para comprar depois, mas pela resenha tem vários contos bem legais e vale a pena ler <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que na capa eram todos os casais patinando no gelo e que a gente conseguia identificá-los durante a leitura, achei isso o máximo. Acho que nunca encontrei uma antologia sem pelo menos um conto meio estranho, normal. Quero ler, vai ser uma boa oportunidade para conhecer a escrita de vários autores.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Também acho antologias legais por conhecer novos autores ou reforçar o que já achamos de alguns. Já vi algumas resenhas desse livro e quero lê-lo, mesmo não curtindo romances, mas como são contos e eu gosto de tudo nesse gênero, posso acabar curtindo. Gostei da capa também haha e espero gostar do livro quando for lê-lo, quem sabe no próximo natal?

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dreeh!!!

    Gosto muito desses livros de contos, ajudam a conhecer novos autores consagrados apenas lá fora. Apesar de não gostar muito do natal, fiquei interessada em ler os contos desse livro apenas pelos autores. Adorei a capa!! Espero gostar desse livro!!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Meldels, que livro incrível *-* Quando vi sobre ele, achei que era apenas alguns contos de Natal, coisas meio clichês mesmo, mas com sua resenha percebi que não é nada disso, que vai além de apenas um Natal, eu ameeei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Oieee, tudo bem? Eu já vi este livro em alguns blogs por esses dias e muita gente está lendo, eu não sou muito fã de coletâneas deste tipo não, mas eu acho que arriscaria a ler, estou procurando uma leitura bem diferente e acho que este livro seria uma ótima ideia rs, adorei a sua dica de leitura, Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Já li outras resenhas deste livro e eu sempre fico com vontade de lê-lo. É realmente um livro bem gostoso de se ler, mesmo que alguns contos sejam meio estranhos, como você disse :D
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros de contos, mas tem que ser muito bom pois não conseguem me prender, mas quero ler pelos contos das autoras Stephanie Perkins e Rainbow Rowell

    ResponderExcluir
  15. Hey, Andressa.
    Não sou de ler muito livros de contos. Já havia lido uma resenha sobre este livro e a resenha era negativa. No momento só me lembro da blogueira ter dito que alguns contos eram confusos e deixavam a desejar. Não sei se eu compraria, mas eu leria.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Ola,
    Quero muito ler esse livro.
    Omg Rainbow Rowell como abertura *--*
    Parabens pela resenha gostei muito
    Abraços


    Kworldofbooks.blpgspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii,
    Gostei muito do conto da Stephanie, como todos os livros dela, deve ser maravilhoso e fofo.
    Gosto muito de contos, esse já está na minha meta .
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Vi esse livro e ele sempre me chamou atenção pela capa não sabia que dava pra identificar todos os casais na capa o que me deixou muito animada pra ler o livro adorei também ser um livro contato por vários autores principalmente a Ally Carter que já conheço de outras leituras !!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥