28 janeiro 2015

Resenha - A Filha da Ilusão, Teri Brown

Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truqye mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar? Teru Brown cria, neste fantástico romance histórico, um mundo onde pulsam a magia, a paixão e as tentações da Nova York de Era do Jazz - e as aventuras de uma jovem prestes a se tornar senhora do seu destino.

SÉRIE: Herdeiros da Magia #1
AUTOR: Teri Brown
EDITORA: Valentina
EDIÇÃO: 2014
CONCEITO: 3 estrelas
PÁGINAS:  288
Livro cedido de parceria com a Editora Valentina
ADQUIRA: Saraiva | Cultura | Submarino
Adicione no  SKOOB. 



Ambientado em Nova York na década de 20, Filha da Ilusão, escrito pela autora Teri Brown, nos apresenta um mundo envolto por magias, mistérios e ilusionismo, onde mãe e filha fazem alvoroço para serem assistidas pelos apreciadores de magia da época. 

Narrado pelo ponto de vista de Anna, podemos entender como vem  sendo a vida de nossa protagonista que aos 16 anos de idade, é assistente da mãe Marguerita Van Housen durante suas seções espíritas e seus shows de ilusionismo. Vivendo os perigos do mundo clandestino de mágicos e mentalistas desde muito pequena, Anna não tem amizades ou um lar fixo, mas já demonstra amadurecimento ao cuidar dos assuntos da mãe e das economias da família.

Apaixonada pela arte de entreter e impressionar as pessoas, Anna sofre com a competitividade de sua mãe, que quer ser o centro da atenção em todas as apresentações, cedendo a Anna apenas alguns números com truques básicos, não permitindo que a moça mostre seu verdadeiro potencial. 

Anna e a mãe não tem um relacionamento comum entre mãe e filha, parecendo muitas vezes um relacionamento voltado para os negócios. Marguerite é ambiciosa e só pensa em tirar proveito de pessoas desesperadas para falar com familiares mortos. Porém suas seções espíritas não passam de farsas, ao contrário de Anna que tem o poder de falar com pessoas do além-túmulo, mas prefere esconder seus dons por medo de não saber usá-los e por medo da mãe descobri-los e usa-los apenas para conseguir dinheiro.

Estou acostumada a ser julgada por minha vida pouco convencional, e tento não permitir que isso me aborreça muito [...] (pág. 88)

Durante a história, nossa protagonista começa a sentir mudanças em seus dons, e suas visões que antes eram relativas a acontecimentos importantes para o mundo, como o desastre do Titanic e a gripe espanhola, agora mostra perigo em sua própria vida e de sua mãe. Confusa e sem entender o motivo das visões, Anna procura pelo homem que dizem ser seu pai, o grande mágico e ilusionista Houdini, acreditando que este será capaz de lhe dar respostas. No desenrolar da história,  Anna conhece os jovens Cole e Owen, que se mostram interessados na moça imediatamente, mas parecem esconder algum segredo. Junto de suas novas visões, Anna começa a sentir-se vigiada e perseguida, e para isso precisa da ajuda de alguém, mas como confiar em pessoas que acabou de conhecer ou contar com a mãe que está preocupada apenas com dinheiro e fama?

Filha da Ilusão iniciou com uma narrativa fluída, mas aos poucos a história foi se tornando arrastada à medida que a autora foi dando voltas e mais voltas sem responder algumas perguntas ao leitor. E foi somente nas últimas páginas que muitas coisas se resolveram, fazendo com que tudo acontecesse rápido demais. O livro termina deixando um gancho para o próximo livro da série, e nos dá uma outra visão relativa aos questionamentos da personagem. Embora algumas coisas tenham sido obvias demais, outras nos fizeram entender melhor algumas perguntas em aberto, e eu espero que no próximo livro da série, tenhamos mais explicações sobre os dons de Anna e de outros assuntos que ficaram em aberto durante o desenrolar da história. Espero também que a autora não deixe as coisas acontecerem somente nas últimas páginas.

Indico o livro para leitores que curtem histórias com magias e mistérios.

- - - - - 
Essa postagem está participando do TOP COMENTARISTA, 
Veja como participar aqui.

17 comentários

  1. Poxa, o livro tinha tudo para ser perfeito com poderes ,sociedade secreta , mágica, mas só três estrelas mostrou ele ser decepcionante. Achei super estranho esse relacionamento dela com a mãe, gostaria de saber mais sobre o relacionamento dela com o pai. Nem sempre o livro que tem a capa bonita será bom, e isso é triste.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi que iam lançar esse livro logo me interessei por ter magia, mas pela classificação não parece ser perfeito :(
    Tomara que os próximos da série sejam melhores.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O fato do livro ser ambientado na década de 20 já me fez perder um pouco do interesse. Muitas coisas aconteceram nessa época, acho complicado a autora conseguir transmitir os acontecimentos, emoções e costumes, de forma satisfatória, desse período.
    Não sou uma fã de livros de espíritos, mas até que achei "legalzinho" o enredo proposto, só que você só deu três estrelas, então deve ser bem mediano.
    Não gosto dos rodeios e de uma leitura forçada, esse é um livro que, por enquanto, não vai entrar na minha estante.

    ResponderExcluir
  4. Oii Glaucia, tudo bem?
    Fiquei muito interessada por ler esse livro, apenas com três estrelas ai vi que tem coisa no livro que desanimou, a história parece nos prender cdom curiosidade do mistério da menina, gostei da resenha viu :D
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey.
    Eu até leria esse livro, mas devo dizer que não gostei muito. Por ler na sua resenha que a história se torna arrastada, fiquei desanimada...

    abs

    ResponderExcluir
  6. Ooi,

    Eu tô fugindo um pouco de séries de livros. Acho que as vezes os autores enrolam para escrever mais, isso acaba me desanimando. Não gosto de livro muito enrolados onde tudo se resolve só no ultimo minuto :(
    A capa é muito bonita, mas mesmo assim não leria no momento.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Já havia lido uma resenha desse livro e me encantando. Uma pena que você achou que o livro foi se arrastando ao longo da narrativa; Ainda sim meu interesse permanece. Gosto bastante do tema e acho interessante a autora colocar alguns elementos reais no livro, como citar o famoso Houdini.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Glaucia, tudo bem???

    Eu quis tanto esse livro que terminei ganhando de presente de ano novo... sim ganhei este livro dia 01.01.15 de uma pessoa totalmente inesperada que teve o prazer de ver a minha coleção de livros e acompanhar minhas postagens no blog kkkk. Gostei de saber que a narrativa flui, mesmo que ela fique arrastada com o tempo... fiquei com receio de algumas perguntas sem respostas... mas talvez na continuação isso pode acontecer... Xero!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Glaucia, sua linda, tudo bem?
    Que pena que achou que o livro foi enrolado. Eu gostei tanto dessa história!!!!! Na minha opinião, a autora brincou com o leitor, tudo não passou de um show de ilusionismo. E, como em todo show, o truque só é revelado no final!!!! Não achei que ficou corrido e acho que por ser uma série, os dons dela serão explicados no decorrer dos próximos livros. Isso não me incomodou. E o relacionamento dela com a mãe, é um ponto muito importante no enredo. A mãe dela foi minha personagem favorita!!!!
    Estou ansiosa pela continuação!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola Glaucia acompanhei alguns episódios da série do Roudini e amei, a temática do livro é bem interessante esse mundo de ilusões , no momento estou fugindo de séries , fico com urticárias de curiosidades para o próximo livro. Uma pena que a leitura não fluiu tão bem para você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho vários livros da Valentina na lista de desejados, mas este não é um deles. Primeiro porque o tema de visões e premeditação não me agrada, depois porque vi algumas críticas que não me animaram nem um pouco. Leitura arrastada é péssimo, parece que você lê e não avança nas páginas. Que saco!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá ;)
    O livro parece ótimo.E além do mais adoro esses livros de mágica e afins.Espero um dia conseguir ler ;)
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito desse livro por saber que ele e de época adora essa ideia de Nova York nos anos 20 gostei muito também da personagem principal a Anna e também por explorar o ilusionismo que acho tao fascinante!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, este livro parece ser bem interessante, adoro quando o tema traz misticismo e magia como este, mas a leitura ficar um pouco cansativa por a autora enrolar demais me deixou em duvida se vou querer lê-lo.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. O livro sinceramente não me chamou atenção, a capa é um pouco estranha e não curto muito histórias com esta temática. Mas parece ser bom para quem curte, hehe.
    Abraço, www.likelivros.blogsport.com

    ResponderExcluir
  16. Pena que a narrativa começou fluida, mas depois acabou se tornando arrastada... acho muito chato quando tudo se resolve só nas últimas páginas, e a gente fica com a impressão de que aconteceu rápido demais. Não sabia que se tratava de uma série, espero que nos próximos o desenvolvimento seja mais legal. De qualquer maneira, tenho vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Quando começou contando sobre ser um livro de ilusionismo e etc, me interessei. Fiquei com o pé atrás quando mencionou ser narrado pelo ponto de vista de uma das personagens, mas desisti de vez quando falou sobre a autora enrolar e deixar ganchos para os próximos volumes. Dispenso sem medo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥