17 março 2023

Resenha - Joana D'arc, Katherine J. Chen



Livro: Joana D'arc
Autor(a): Katherine J. Chen
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 384
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Um épico emocionante, triunfo da ficção histórica, releitura feminista de uma mulher notável ― e extraordinariamente real ―, que deixou uma marca profunda na História. 1421. A França parece prestes a perder a guerra contra a Inglaterra. Enquanto o país se afunda na lama de batalhas sangrentas, o povo passa fome... e o rei permanece escondido. Desse caos surge uma jovem capaz de mudar o rumo da guerra e liderar os franceses à vitória. E o nome dessa garota imprudente, obstinada e brilhante – uma heroína improvável – ecoará através dos séculos: a guerreira, a herética, a santa Joana D’Arc. Nas mãos de Katherine J. Chen, o mito e a lenda de Joana D’Arc ganham vida neste romance fruto de meticulosa pesquisa. Sua vida é narrada, com maestria, desde a infância repleta tanto de alegria quanto de violência até a ascensão meteórica ao posto de líder do exército francês no fim da Guerra de Cem Anos, em meio aos perigos nos campos de batalha e às ainda mais traiçoeiras intrigas da corte.



De forma direta ou indireta, todo mundo já ouviu falar de Joana d’Arc, uma heroína francesa muito importante para a Guerra dos Cem Anos e que depois foi canonizada pela Igreja Católica. Sempre fui fascinado pela história dessa mulher tão à frente de seu tempo que, quando a editora Planeta anunciou um livro sobre sua vida, não pude resistir à leitura.

A obra, escrita por Katherine J. Chen, começa acompanhando a infância de Joana em uma cidadezinha do interior da França. A menina sempre demonstrou coragem e se impôs, mas sofria constantemente com o machismo, tendo qualquer atitude sua diminuída apenas porque era mulher.

Ao ascender no exército, Joana D’Arc seguiu enfrentando o preconceito. Quanto mais influente ela se tornava, mais os homens se sentiam ameaçados e tentavam diminuí-la, mas ela não se deixava abater e seguia de cabeça erguida, conquistando inúmeras vitórias militares.

A escrita de Chen é muito fluida. Por se tratar de um livro histórico, achei que poderia se tornar arrastado em alguns momentos, mas me surpreendi com a leveza que a autora conduz a história. Não há descrições infinitas de batalhas, tampouco cenas sem sentido.

O ponto alto do livro pra mim foi que Chen focou mais na humanidade de Joana, deixando de lado todo aquele misticismo que envolve a figura. Sim, ela foi importante, sim ela se tornou uma santa, mas antes de tudo isso ela era uma mulher que lutava pelo que acreditava.

Se você, assim como eu, gosta de histórias reais de mulheres fortes e inspiradoras, vai gostar muito de Joana D’Arc. Recomendo muito essa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥