29 janeiro 2021

Resenha - Laura Dean Vive Terminando Comigo, Mariko Tamaki


Livro:
 Laura Dean vive terminando comigo
Autor(a): Mariko Tamaki
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Faz quase um ano que Freddy está apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. Mas ela não imaginava que um namoro poderia ser tão complicado… Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre. As premiadas Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell dão vida a uma narrativa delicada e pungente sobre o amor na adolescência, nos convidando a imaginar o que acontece quando deixamos para trás os relacionamentos tóxicos e abrimos espaço para relações que nos fortalecem. Laura Dean vive terminando comigo venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação Para Adolescentes.


Freddy tem 17 anos e está apaixonada por uma garota chamada Laura Dean. O relacionamento já dura um ano, no entanto, Laura vive terminando o namoro pelos motivos mais fúteis, e por mais que seja insensível com os sentimentos de Freddy a cada termino, ela sempre consegue ter a namorada de volta.

O que acontece é que Freddy está presa em um ciclo vicioso, aceitando as migalhas de atenção e de carinho que Laura está disposta a dar quando quer. Imatura e apaixonada, ela vai aceitando os abusos da namorada sem qualquer chance de defesa, o que só faz aumentar suas feridas emocionais. Seus amigos não conseguem compreender o motivo pelo qual ela sempre aceita reatar o namoro, e seus pais não enxergam os problemas que a filha vem enfrentando, o que é típico da idade, já que Freddy não se abre, mesmo quando os pais se mostram interessados em ouvi-la.

Em contrapartida, temos Laura Dean. Ela é linda, popular, carismática, mas também egocêntrica. É o tipo de garota que todos querem por perto na hora da curtição, mas o que ninguém sabe, é que por trás dessa beleza enigmática e desse sorriso fácil, existe uma garota cruel, que pensa apenas em satisfazer suas próprias vontades, mesmo que para isso, brinque com os sentimentos alheios.

Aos poucos, toda a carga emocional que Freddy carrega começa a se tornar insuportável. Ela precisa encontrar forças para quebrar esse ciclo e sair desse relacionamento abusivo de uma vez por todas, antes que perca sua própria essência.

Mariko Tamaki e Valero- O´Connell conseguiram retratar nessa HQ o quanto é difícil se livrar de um relacionamento abusivo. Muitas vezes quem está preso nesse tipo de relação demora a perceber as agressões emocionais que sofre, tornando o processo de libertação mais lento e doloroso.

A obra trás o cotidiano de uma adolescente vivendo o primeiro amor e o quão agridoce essa fase pode ser para algumas pessoas. Fala sobre relacionamento tóxico, sobre amizade e sobre o quanto é importante entendermos nossos próprios limites dentro de uma relação.

 

Um comentário

  1. Oi, Glaucia! Nossa, eu já tinha visto essa HQ pelo instagram da Intrínseca, mas agora me bateu uma real vontade de ler. Obrigada pela dica!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥