07 maio 2014

Resenha - Alma?, Gail Carriger

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.



SÉRIE: O protetorado da sombrinha
AUTOR: Gail Carriger
EDITORA: Valentina
EDIÇÃO: 2013
PÁGINAS: 307
CONCEITO: 5 estrelas
Adicione no SKOOB




No auge dos seus 26 anos, a srta. Tarabotti era uma solteirona convicta de que nunca mudaria seu estado civil. Em uma época em que a brancura das moças era uma característica atraente, quem olharia para sua pele azeitonada e seu nariz fora dos padrões? Características essas, que ela herdou de seu pai, um libertino de origem italiana que, no atual momento, estava mortinho da silva. Porém Alexia herdou mais uma coisinha do seu pai, o que lhe tornava bem mais interessante: a ausência de alma.

A história é narrada em Londres, durante a época vitoriana, mas com uma grande diferença daquela que conhecemos. Aqui vampiros, lobisomens e fantasmas existem e coexistem com a sociedade atual. Para se tornar um sobrenatural, a pessoa precisa ser transformada de maneira tradicional – com uma mordida ou morrendo -, mas sobreviver ou não a essa metamorfose depende da quantidade de alma que você tem. Quando mais alma, maior a probabilidade de ser bem sucedido. Ser uma sem alma, ou preternatural, não quer dizer que você não pode passar pela metamorfose e sim que você tem a habilidade ne neutralizar os poderes dos sobrenaturais. Uma característica incomum, mais com certeza interessante.

Apesar d essa informação não ser de conhecimento publico, os sobrenaturais a conhecem muito bem e tendem a ter respeito por esses seres. Por isso, quando Alexie é atacada por um vampiro – demostrando total falta de educação – que ainda por cima demostra nem saber o que ela é, Alexie fica ultrajada! Matando sem querer o tal vampiro, Alexia precisará tratar do assunto com o gatíssimo temperamental Lorde Maccon, lobisomem Alfa da alcateia do Castelo de Woolsey e atual responsável pelo DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais.

- Então eu fiz tudo errado? (...)
- Fez. Eu diria até que se comportou muito mal. Acho que o melhor que tem a fazer é pensar num bom pedido de desculpas e rastejar aos pés da moça – opinou o beta.  O semblante continuou tranquilo, mas o olhar mantinha-se irredutível. O Alfa não encontraria comiseração ali.
Lorde Maccon levantou-se, empertigado. Teria ficado bem mais alto que o segundo em comando, mesmo que este não estivesse sentado.
- Eu não sou do tipo que rasteja!
- Ao longo da vida, podem-se adquirir habilidades novas e interessantes – aconselhou o professor, nem um pouco impressionado com a postura do outro. (pág. 119) 

O Lorde Maccon e a srta. Tarabotti sempre tem encontros explosivos, repleto de sarcasmo e respostas bem dadas. Desde o fatídico incidente com um porco espinho, eles tendem a não se entender. Mas mal sabem o que se passada na cabeça um do outro! Como o livro é narrado em terceira pessoa, nós ficamos sabendo de todos os detalhes. Rendendo ao leitor momentos de longos suspiros e gargalhadas.

A escrita da Gail é deliciosa, fator que me levou a devorar cada página. Em alguns momentos, seu vocabulário me lembrou a J.K.Rowling. Faz anos desde que finalizei a leitura de Harry Potter, mas lembro-me perfeitamente e ter que recorrer ao dicionário em alguns momentos. Não cheguei a tanto durante essa leitura, mas que ela usa um vocabulário mais elegante não há duvidas. Mas isso não é um ponto ruim, ao contrario. Combina muito com o momento em que o livro é ambientado, fazendo com que o leitor mergulhe ainda mais na história.

Ao finalizar a leitura, me senti órfã de tantos personagens maravilhosos. E por sinal, são muitos os personagens. Dentre todos, acho que alguns merecem destaque: a Ivy, amiga da protagonista, que é conhecida por seu mal gosto para chapéus; o Lorde Akeldama, um antigo vampiro, com senso de moda totalmente extravagantes e um fofoqueiro de primeira; e o professor Lyall, o segundo em comando na alcateia de Woolsey. Espero que possamos ver muito mais de todos eles nos próximos livros.

Falando em próximos livros, houve um enorme burburinho no ano passado por causa da provável não publicação dos demais livros da série – são 5 livros ao todo, com apenas 2 publicados no Brasil. A Editora Valentina já confirmou que publicará todos os livros por aqui e ao que parece o terceiro volume sairá ainda esse ano!

Falando um pouco sobre a capa e a diagramação, eu não curti muito a personagem que está na capa. Acho que essa posição dela a faz parecer um robô ao invés de humana. Mas de uma forma geral, combina muito bem com a história. A diagramação é um atrativo a parte.Os inícios dos capítulos não são adornados, mas são muito caprichados. A primeira palavra do capitulo vem em uma fonte adornada lindíssima! A fonte do texto e normal, em um bom tamanho e as paginas são amareladas. O número de cada página vem dentro de um polvo! Seu significado ainda não foi desvendado pela protagonista, mas tem tudo a ver com a história. Palmas para a editora, que deu uma enorme atenção aos detalhes!

Um livro sexy, inteligente e engraçado, que conseguiu trazer seres sobrenaturais já batidos pela atual literatura de uma forma inovadora e surpreendente. Leitura mais do que indicada, ela é recomendadíssima a todos! 

- Que atitude eu deveria adotar a essa altura? O que você, ou o protocolo de sua alcateia, gostaria que eu dissesse? Perguntou ela, por fim.
Que você me deseja, pensou ele, levado por seus instintos bestiais. Que há um futuro, não muito distante no tempo e no espaço, em que estaremos juntos, numa cama bem grande.  (pág. 179)

11 comentários

  1. Oiie
    Tai um livro que eu tenho muitaaa vontade de ler!!!
    Eu gosto de livro sobrenatural e eu gostei do que vc falou sobre ele! =D
    Ahhh
    Deixei uma tag pra você la no meu blog... Espero que goste!!!!
    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dreeh!

    Adoro a premissa de Alma, e tem um tempão que quero lê-lo!! Acompanhei a Valentina enquanto decidiam os títulos, o que me animou ainda mais pela série. Recentemente, soube que eles talvez não publiquem todos os livros, por isso vou esperar um pouco. Imagina que chato começar a série, gostar dos livros publicados e não ter o restante?

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando personagem é "fora dos padrões", torna o livro completamente real além de fazer com que nos identifiquemos.
    Fiquei curiosíssima para ler este livro. E como é boa e ruim ao mesmo tempo a sensação de perda quando se acaba de ler um livro maravilhoso, não é mesmo?

    Beijo.

    thamirisdondossola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Participei de um AS num grupo do Skoob e um dos desejados da menina que eu tirei era esse. Li a sinopse e, sinceramente, não daria nada por ele, não me atraiu. Mesmo assim, comprei e dei de presente, mas antes li as primeiras 15 páginas HAHAHA
    Minha opinião mudou totalmente, fiquei presa à história e realmente pensei em ficar pra mim. Esse é um dos livros que a sinopse não faz jus a história.

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus estou louca para que o meu chegue logo! hihihih, cada vez que leiomais uma resenha a respeito desse livro fico louca da silva! Gente alguém pode me dizer o que é Steampunk??? Bom, mesmo sem ter a menor ideia de que é eu já amo o meu!!! E que pelo amor de São Guarda-chuva, que a Editora Valentina edite os cinco livros!

    ResponderExcluir
  6. Sério nunca pare pra ler a sinopse desse livro, e me surpreendi, pois pela capa eu diria que é um daqueles romances chatos e tal, mas não, e é justamente o meu gênero favorito e com um pouco de comédia simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu quero muito ler esse livro, antes eu não sentia nenhuma vontade de ler, mas ai vi uma resenha magnifica e me apaixonei, agora toda vez que leio uma ótima resenha como essa minha ansiedade em ler o livro só aumenta, espero poder ler ele bem em breve. É ótimo saber que a historia é muito boa, que a autora soube trazer esses seres sobrenaturais de uma forma inovadora, fico feliz que tenha gostado do livro e eu espero que ele me agrade muito, que minha ansiedade não faça com que eu me decepcione.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me instigou a conhecer mais sobre o livro e depois de pesquisas fiquei um tanto apaixonada pela história haha parabéns,otimas palavras.

    ResponderExcluir
  9. Oii Dreeh sinceramente a capa é que nao me fez nem querer ler e nem me agradou porque para mim parece que ela é meio torta, sei lá, a capa é horrorosa, mas *o* Eu nao sabia que a historia era assim! <3 Amooo a epoca Vitoriana ahhaha (nao sei porque neh kkkk) Adoro livro com esse tipo do que você falou: "O Lorde Maccon e a srta. Tarabotti sempre tem encontros explosivos, repleto de sarcasmo e respostas bem dadas." Essa linguagem mais culta me deixa completamente apaixonada hahaha mas um livro que ira entrar para minha lista de livros prioridades hahah amei <3

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo comprar esse livro a tempos, rs. Sério.
    Já vi em promoção, mas não deu para comprar =( Mas em breve comprarei, ele parece ser bem diferente e me chamou bastante a atenção. Acho que não li nada negativo dele até agora, e toda essa história parece ótima.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro realmente parece muito bom...
    A capa é incrivelmente linda e ainda tem roxo que é minha cor preferida, e eu amo quando tem personagens que usa o sarcasmo e sempre dão boas respostas um ao outro, isso sempre me fez ficar encantada com alguns personagens hahaha
    Bjs bjs e até......

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥