12 setembro 2013

Resenha - Antes que eu vá, Lauren Oliver

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Lauren Oliver
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 358
LANÇAMENTO: 2011
CONCEITO: 4 estrelas


Eis uma das coisas que aprendi naquela manhã: se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido. É como aquele velho enigma sobre uma árvore caindo em uma floresta, e se ela faz ou não barulho, se não há ninguém por perto para ouvir.
Você estende o limite cada vez para mais longe, e o ultrapassa todas as vezes. É assim que as pessoas se afastam da Terra. Você se surpreenderia com a facilidade que é sair de órbita, girar para um local onde niguém o pode tocar. Perder-se - ficar perdida.
Ou, talvez, não se surpreendesse. Talvez alguns já saibam.
A esses só posso dizer: Sinto muito. (pág. 150)

Samantha Kingston é a típica adolescente americana popular, que tem tudo o que uma garota deseja: é bonita, namora Rob - o cara mais cobiçado do colégio Thomas Jefferson e tem o grupo de amigas mais descoladas - Ally, Elody e Lindsay. Com a chegada do dia do cupido no colégio, um evento onde se medem a popularidade das pessoas de acordo com a quantidade de rosas recebidas por cada uma, Sam recebe um convite para uma festa na casa de Kent, seu ex melhor amigo de infância, e embora ela viva o ignorando por julga-lo estranho e nem um pouco popular, ela decide ir à festa com suas amigas. Porém o que ela não imagina, é que está será a última festa de sua vida e que ela reviverá esse dia por sete vezes.


O livro é dividido em sete partes com cada uma representando uma das sete vezes que Sam revive seu último dia de vida, cada vez de uma maneira diferente. Então ela percebe que nem tudo é da maneira que ela pensava. Percebe que sua amiga Lindsay não era tão durona quanto aparentava, seu namorado Rob, é um egoísta e nem liga para os sentimentos dela - Juliet Skyes - a garota que ela e suas amigas viviam atormentando na realidade é uma pessoa de bom coração e leal, pois ela guarda um antigo segredo de Lindsay que nunca revelou. Percebe também que nunca deu a atenção que deveria para seus pais e sua irmãzinha Izzy. E finalmente enxerga Kent, que sempre cuidou dela e a respeitou.

Após reviver sete vezes o dia de sua morte, Sam entende que o destino lhe deu uma segunda chance para que ela pudesse se redimir de seu egoísmo e futilidade, e concertar as coisas mudando o rumo dos acontecimentos, ajudando aos que precisam e salvando a vida de quem ela atormentou há anos.

O livro nos ensina várias lições, aborda o fato de que as pessoas não são boas nem más, que todos erramos, a questão é tentarmos sempre concertar nossas falhas e aprendermos a não julgar para que futuramente não venhamos a magoar os outros com palavras, ou ações impensadas. Além disso, também é bastante abordado o tema bullying e os rótulos criados pela sociedade, onde a busca pela popularidade e a perfeição são constantes.

Concluindo, a estória é tocante, intensa e profunda. É um livro para ser lido e sentido.

10 comentários

  1. Adoro a autora por conta da distopia Delírio, que está entre minhas favoritas. E sempre escutei falar muito bem desse livro, então não vejo a hora de ler. É um dos primeiros da minha listinha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou gostar do livro! Essas discussões sobre os seres humanos me chamam muita atenção, principalmente a questão de que ninguém é sempre bom ou sempre mal, porque isso é uma coisa que eu realmente acredito!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro e bem legal, mas confesso que fiquei meio chateada com a repetição do ultimo dia de vida (foram muitas vezes!!!)... aff, tava me dando nos nervos! E eu juro que eu odiei o final!!!
    bjos
    valmdrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler este livro tem MUITO tempo, pois sei que é o tipo de leitura que vai me tocar.
    Tenho um pouco medo desta repetição do mesmo dia, mas acredito que a autora tenha escrito de forma que não fique maçante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!
    Há um bom tempo que eu quero ler esse livro e até hoje não tive a oportunidade, espero que esse ano eu consiga.
    A história parece ser bem comovente e essa capa é linda.
    Beijos!

    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
  6. Este livro e muito bom, quanto mais dias passam mais você quer ler para saber o que vai acontecer.
    Uma coisa que me deixou intrigada, este e o fim, tipo, não tem mais livros, não e uma serie?
    Me respondão, tem o segundo livro? Ou este e definitivamente o final.
    Preciso saber com URGÊNCIA!!

    ResponderExcluir
  7. Já li, e me emocionei, muito bom!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥