11 fevereiro 2020

Resenha - Um Caminho para Liberdade, Jojo Moyes


Livro: Um caminho para liberdade
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas:368
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Os sonhos de Alice Wright se transformam numa estranha realidade quando ela descobre que se casar e partir rumo aos Estados Unidos não significa exatamente o que imaginava. Não demora para a inglesa perceber que a liberdade que teria ao se afastar da família e ir morar com o marido se torna, na realidade, uma prisão - grande parte por conta de um sogro incapaz de perceber as mulheres como seres pensantes e autônomos. Um caminho para a liberdade tem como cenário o Kentucky rural pós-Depressão, mas o drama vivido por Alice e outras quatro mulheres, inconformadas com o lugar de submissão que lhes é imposto, é um problema dos dias de hoje. Na história, a reação de Alice vem sob a forma de um projeto de biblioteca itinerante a cavalo, liderado por Margery, mulher abominável e rebelde do ponto de vista daqueles que defendem "a moral e os bons costumes", mas que logo se mostra uma amiga fiel e inspiradora. Ao levar entretenimento e informação aos lares mais remotos, Alice e suas companheiras logo entendem que quem mais se beneficia com esse esforço são elas mesmas. O preconceito, o racismo e o obscurantismo persistente se mostram frágeis quando confrontados com o poder do conhecimento. Mas como resistir à pressão daqueles que lutam pela manutenção dos velhos costumes e preferem permanecer nas sombras? É o que esse grupo de mulheres vai descobrir, em uma história por vezes romântica, por vezes engraçada, mas que também é a obra mais política de Jojo Moyes, como ela própria afirma em entrevista à revista intrínsecos. A mais recente obra de Moyes é, a um só tempo, tanto uma ode à literatura quanto uma viagem de autoconhecimento que emancipa aqueles que a escolhem.


Ambientada em 1937, Um caminho para a liberdade apresenta pautas importantes a serem debatidas, já que, quase um século depois, ainda se perpetuam. Em uma cidade no interior dos EUA, um grupo de mulheres se reúne para levar conhecimento e distração as pessoas. Montadas a cavalo, elas são emissárias de uma biblioteca financiada pelo governo que tem como propósito facilitar o acesso a informação, mesmo para quem vivia em áreas mais remotas.

Alice Wright saiu da Inglaterra pensando que viveria longe das amarras de uma sociedade arcaica, onde a mulher era reduzida a regras de comportamento e etiqueta, mas a liberdade ainda estava distante. Na biblioteca a cavalo, ela encontrou um propósito e também uma amiga. Margery O'Hare era vista como uma rebelde, que não zelava pelos bons costumes ou a moral. E mesmo que fosse a mulher mais exemplar do condado, o histórico de brigas protagonizados por aqueles que carregavam o mesmo sobrenome que ela, sempre a perseguiria.

O que para muitos era uma alegria, para um seleto grupo era um incomodo. Afinal, quando a população se instrui, aqueles que detém o poder são questionados ou até desafiados. É por isso que o responsável pela mina de carvão local utiliza de todos os seus contatos para tentar prejudicar o projeto. O fato da sua nora ser uma das emissárias, parece só revoltá-lo mais. Como ousas uma mulher que vive dentro da sua casa desautorizá-lo daquela maneira?

Jojo Moyes me fez sentir vivendo daquela cidade. Sua narrativa descritiva me cansou no início da leitura, e uma experiência ruim com alguns livros antigos dela, quase me fizeram desistir da leitura. Ainda bem que eu insisti, pois já é uma das melhores leituras do ano. Cheia de criticas sociais, a história dessas mulheres me deixou angustiada tamanha a identificação com a realidade de hoje.

Esse não é apenas um romance. Os diálogos são impactantes e a levezas da comédia quase não existe. Uma leitura necessária que mostra o quanto nós, mulheres, somos, fomos e sempre precisaremos ser fortes.
 

Um comentário

  1. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, a história parece ser envolvente e sou fascinada por essa capa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥