27 setembro 2019

Resenha - O Livro do Cemitério, Neil Gaiman


Livro: O Livro do Cemitério (volume #1)
Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 192
Adquira: Amazon

Bestseller do The New York Times e premiado com as medalhas Newbery (EUA) e Carnegie (Reino Unido), o romance O livro do cemitério, do cultuado escritor Neil Gaiman, ganha versão em quadrinhos adaptada por P. Craig Russell, parceiro de Gaiman em diversos livros, incluindo a versão em HQ de outro clássico do autor, Coraline. O livro é o primeiro de dois volumes que acompanham a trajetória de Ninguém Owens, ou Nin, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de morar em um cemitério e ser criado por fantasmas. Cada capítulo nesta adaptação de Russell acompanha dois anos da vida do menino e é ilustrado por um artista diferente, apresentando uma variedade fascinante de estilos que dão ainda mais vida à atmosfera ao mesmo tempo afetuosa e sombria da história.

Em uma fatídica noite, um homem chamado Jack assassinou toda uma família, mas frustrou-se quando não encontrou sua última vítima – um bebê. O menino que já havia aprendido a andar e era extremamente curioso, despertou com o barulho que acontecia naquela casa e desceu do berço. Com a porta escancarada, o último integrante com vida naquela família caminhou até um cemitério próximo onde foi encontrado pelo Sr. e Sra. Owens, um casal falecido, cujas almas vagavam por ali.

Mas o homem chamado Jack não descansaria até concluir seu trabalho e seguiu o rastro da criança até o cemitério. Contudo, mais uma vez seus planos foram por água abaixo ao deparar-se com Silas, que se dizia zelador do cemitério, mas que na verdade era um vampiro que o fez esquecer o que buscava.

Decididos a ajudar, os Owens adotam a criança que passa a se chamar Ninguém Owens, ou Nin. Com o auxílio de Silas (que se tornou guardião do garoto) e dos demais espíritos do cemitério, Nin cresce protegido entre as lápides e jazigos e recebe a liberdade de andar por entre os mortos. Mas conforme cresce, seu espírito aventureiro e sedento por conhecimento o leva a muitas encrencas, aventuras, castigos e novas amizades.

Por dez anos, o cemitério era o único local que garantia a segurança de Nin, porém a vida do garoto ainda corria perigo fora dos muros daquele lugar. Acontece que o assassino de sua família ainda pretende encontrá-lo e concluir seu trabalho. Sua motivação não é evidente nesse volume, mas essa é a pergunta que fica em aberto durante toda a graphic novel. Qual seria a razão para Jack assassinar toda a família de Nin?

Com ilustrações de diversos artistas e uma trama muito bem desenvolvida e estruturada, a GN ganha vida no decorrer das páginas e nos faz embarcar nesse mundo que mistura fantasia e realidade. Devorei o livro de uma só vez e me encantei pelos personagens e suas características únicas, em especial Silas.

Para quem busca uma GN de qualidade ou simplesmente uma história de fantasmas, bruxas, lobisomens e vampiros, essa é a escolha certa.



Um comentário

  1. Eu tenho a versão normal deste livro mas ainda não li!! A edição em quadrinhos deve ser perfeita!! Agora estou pensando em ler logo já que vi tantos elogios haha

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥