06 maio 2019

Resenha - Amigos para a vida, Andrew Norris


Livro: Amigos para a vida
Autor(a): Andrew Norris
Editora: Valentina
Páginas: 208
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura. Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado. Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio. Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu. Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora. Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.


Amigos para a vida foi um livro que inicialmente me enganou com sua capa fofinha e romântica e com um enredo aparentemente clichê. Comecei essa leitura de forma despretensiosa, sem imaginar que através da história de vida de Francis e Jessica, Andrew Norriss construiria uma trama repleta de alertas e reflexões importantes.

Francis Meredith é um adolescente solitário que possui um verdadeiro talento para o mundo da moda. Talento esse que dificultou seu convívio no âmbito escolar com os demais colegas de classe pelo simples motivo de Francis ser “diferente”. Desde que descobriram bonecas modelos na mochila de Francis, o garoto vem sofrendo bullying diariamente e sua única reação é se afastar de todos durante os intervalos de aula.

Por que, pensou Francis, “ser diferente” tinha que ser tão doloroso? Por que era assim tão importante, quando, se refletíssemos bem, todo mundo era diferente de uma maneira ou de outra?
E é durante um desses intervalos que o mundo de Francis e Jessica se entrelaça. Aparentemente eles eram apenas um garoto e uma garota sentados lado a lado no banco da escola, mas quando Francis gentilmente oferece a Jessica um pouco de chá, a reação da garota é de total surpresa. A verdade é que Jessica é um fantasma de uma jovem falecida a mais de um ano e durante todo esse tempo ela vem gritando a plenos pulmões, tentando se comunicar sem sucesso com o mundo dos vivos. Ela não faz ideia de como morreu e nem o motivo de continuar vagando sem respostas, mas com a ajuda de Francis, Jessica sente que finalmente está no caminho certo.

A partir desse encontro, Jessica e Francis se tornam amigos inseparáveis, e o garoto que antes vivia trancado no sótão com seus manequins e máquina de costura começa uma nova jornada de descobertas e conhecimento. E é através dessa convivência com Jessica que Francis se abrirá para novas amizades e descobrirá que carinho, atenção e paciência são elementos essenciais para mudar a vida de outras pessoas.

Ao longo da narrativa, novos personagens surgirão e novas temáticas abordadas levantarão temas importantes como depressão, bullying e suicídio. Mas o autor não inseriu tais temas com o intuito de deixar a leitura pesada, pelo contrário, Norriss criou uma história completa e bem amarrada, garantindo que cada leitor compreendesse a real mensagem de sua obra.

Sensível e encantador, Amigos para a vida é uma história sobre a capacidade de enxergar o outro e da necessidade de se sentir enxergado. Quantos de nós já não nos sentimos invisíveis como a Jessica? Gritando por ajuda e por atenção sem ser notado por aqueles que estão ao redor? Esse é um livro para ser lido, sentido e absorvido, mas acima de tudo, um livro para refletirmos sobre o nosso papel na vida do outro.


Nenhum comentário

Postar um comentário


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥