Livro cedido através da parceria com a editora
Royal City é o mais recente trabalho de Jeff Lemire lançado pela Editora Intrínseca. Nessa trama que possui como pano de fundo uma cidade em meio à decadência, conhecemos os Pike, uma família emocionalmente divida e desestruturada após a perda do filho mais novo.
Em um de seus trabalhos mais pessoais e ambiciosos, o criador da aclamada série Black Hammer conta a história de uma família desestruturada e dos fantasmas que a assombram. Um dos maiores nomes da nova geração de quadrinistas, o premiado Jeff Lemire conquistou um lugar de destaque com trabalhos para Marvel, DC, Dark Horse, entre outras. Seu estilo vai do pop ao cult, e suas obras tratam com sensibilidade e irreverência de temas como solidão, família, morte, amor e amizade. Escrita e ilustrada pelo autor, a série Royal City narra o drama de uma família disfuncional e o cotidiano de uma cidade em decadência. Há algo diferente em Royal City, uma estranheza que parece envolver tudo e todos. É nessa cidade outrora próspera que mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente. Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras. Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar.
Royal City é o mais recente trabalho de Jeff Lemire lançado pela Editora Intrínseca. Nessa trama que possui como pano de fundo uma cidade em meio à decadência, conhecemos os Pike, uma família emocionalmente divida e desestruturada após a perda do filho mais novo.
Desde 1993, quando Tommy morreu de forma misteriosa, os integrantes da família Pike tentam lidar com a dor do próprio luto, cada um com sua individualidade. O problema é que essa perda os distanciou física e emocionalmente, enfraquecendo dia após dia as relações familiares. Peter e Patrícia Pike vivem um casamento falido, onde já não são capazes de encontrar a felicidade ao lado do outro, no entanto, algo ainda faz com que se tolerem e permaneçam juntos, mesmo que a contragosto. Com os quatro filhos as coisas não são diferentes. Tara é corretora de imóveis da cidade e planeja construir um resort onde hoje funciona a fábrica que emprega grande maioria dos habitantes de Royal City, inclusive seu marido. Richie é um alcoólatra que deve grana para gente perigosa, Patrick é escritor de um único romance de sucesso enfrentando um bloqueio criativo para continuar seu novo livro e Tommy está morto.
Quando Peter sofre um derrame e entra em coma, Patrick decide retornar para sua cidade natal. Com todos os integrantes da família em Royal City, começamos a compreender o impacto que a morte causou na vida dos Pike. Embora a HQ não se trate de uma obra sobrenatural, mas sim de um drama familiar, Tommy ainda se faz presente na vida de todos. Para a mãe, ele aparece como o homem casto que ela sempre idealizou, para o pai, Tommy é um pré-adolescente, para Tara, Tommy é a criança que ela ajudava a cuidar, sendo assim, cada integrante da família visualiza o ente querido conforme sua necessidade, muitas vezes como uma válvula de escape para os fantasmas que enfrentam.
Quando iniciei essa HQ, não imaginava a densidade de assuntos que encontraria aqui, ou mesmo a nevoa de tristeza que paira sobre esses personagens. Muito mais do que falar de relações familiares, Jeff Lemire fala sobre luto, depressão e sobre os fantasmas que nos aprisionam, nos impedindo de seguir em frente.
Por ser o primeiro volume de três livros, muitas perguntas ainda ficam em aberto e um clima de mistério permanece até a última página dessa trama. Mais uma vez, Lemire me surpreendeu, entregando uma história forte e que sem dúvida se tornou uma favorita. Mal posso esperar pela continuação.
Nenhum comentário
Postar um comentário