03 junho 2016

Resenha - Mentira Perfeita, Carina Rissi


Livro: Mentira Perfeita (spin-off)
Autor(a): Carina Rissi
Editora: Verus Editora
Páginas: 462
Adquira: Saraiva Submarino | FNAC | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora
Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Se você gosta de se surpreender com a leitura, preciso avisar, não leia a sinopse.  Eu entendo a necessidade da editora de chamar a atenção do público mas se soma - lá a quota de previsibilidade de qualquer romance, não sobra nada para o leitor descobrir. Dito isto, vamos conhecer essa história linda ❤


Júlia sempre foi uma profissional exemplar, daquelas que não se importam de varar a noite na empresa, caso seja necessário. A chance de começar uma carreira sólida no Conglomerado Lima surgiu com a ideia de vender diretamente aos consumidores. Na época ela era apenas uma estagiária e agora se tornará uma das responsáveis pela criação do site que permitiria esse acontecimento. A carga horária crescente fez com que sua vida particular ficasse cada vez mais em segundo plano. A única pessoa capaz de tirar seu foco do trabalho é sua tia Berenice, que está com o coração frágil e anda lhe pregando muitos sustos.

Há alguns anos a necessidade de um transplante é conhecida, mas as coisas não acontecem milagrosamente como nos filmes. Júlia sempre fez tudo por Berê, mas não pode fazer nada para mudar o estado de saúde dela e isso a destrói. Quando seu melhor amigo inventa uma pequena mentirinha, ela acaba deixando rolar. Ela sabe que um pretendente a noivo, mesmo que de fictício, pode ser uma última alegria para a tia que, de tanto criar vestidos para outras mulheres, sonha em costurar o de Julia. As coisas saem do controle quando Berê, milagrosamente, volta para casa, mas como desmentira a história sem arriscar mandar a tia de volta para o hospital?

​Você me deu uma razão para lutar. E eu venci! Você é o motivo de eu ainda estar aqui, meu amor. Quando é que vou conhecer seu futuro noivo?

Marcus Cassani está enfrentando seus próprios dilemas. Há alguns anos um acidente de moto o confinou uma cadeira de rodas. Seus pais sempre foram super protetores, mas depois do acidente a situação se intensificou e isso vem lhe sufocando. Sua rotina mudou, mas depois da fase de adaptação, seu estilo de vida voltou a ser como sempre foi: trabalho, bares, mulheres... O progresso na fisioterapia o deixa cada dia mais confiante e a ter autonomia é o que Marcus mais deseja. Infelizmente, seus pais e irmão não conseguem confiar nele o suficiente para deixá-lo morar sozinho.

Julia e Marcus se esbarram por acaso, coisas do trabalho e mal conseguem imaginar que podem ser a salvação do outro.

[...] eu descobri que poucas coisas na vida estão sob o meu controle, Júlia. E as poucas que posso controlar, mesmo as menores e que pareçam insignificantes para outras pessoas, eu quero sob o meu domínio.

Todo mundo tem um ponto fraco para enredos, aquele que só em ser citado já te faz querer comprar o livro. O meu é casamento. A cada do livro e toda a divulgação de Mentira Perfeita foi feita em cima do sonho de Berê em ver a sobrinha casando. Somando isso ao fato de ter amado Procura-se um marido, livro que da origem a esse spin-off, eu simplesmente precisava conhecer essa história. E que história!

Apesar de ser o segundo livro da autora que leio, é o primeiro que resenho, então preciso falar o quão maravilhosa é a escrita dela. De forma leve e descontraída, mesmo ao abordar assuntos mais sérios, Carina Rissi conduz o leitor de forma maestral ao longo da infinidade de páginas que formam esse livro. Convenhamos, Livros grandes dentem a ser repetitivos ou monótonos e ler uma história que se arrasta é muito ruim. A narrativa é feita em primeira pessoa e de forma alternada entre os protagonistas, de forma que passeamos livremente entre a vida dos dois. Eles vão se apresentando de forma bem homeopáticas e no final não tem como não se apaixonar.

Como a maioria dos spin-off, os livros não precisam ser lidos em sequência, mas é inevitável não comentar o desfecho da história anterior não que seja algo tão surpreendente assim. Marcus é irmão caçula de Max e essa história acontece pouco depois dos acontecimentos de procura-se. Então, há algumas referências, mas ler fora de ordem não atrapalhará nenhuma das duas leituras.

Foi o primeiro livro com um deficiente físico que li e achei que as dificuldades vividas por ele foram bem inseridas na trama. A deixou realista, trouxe aquela mensagem de conscientização e sinceramente, não fez qualquer diferença no meu amor por Marcus. No inicio eu não simpatizei com ele, nem um pouquinho. Quatrocentas páginas depois eu estava chorando junto com ele. Dentre tantas coisas que aconteceram ao longo da história, um fato da história do Marcus me chamou me marcou e me levou a gostar ainda mais da autora. Não quero dizer o que é, mas vocês concordam que a vida não é um conto de fadas né?

Ás vezes você se sente tão sozinho que parece estar á deriva no meio do oceano. Nada á frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, até uma mão se esticar em sua direção e você sair do inferno. Júlia era o meu barco, a mão estendida, o ponto negro do meu nada.

Essa história é riquíssima em personagens. Alguns antigos, alguns novos e o meu preferido foi a Tira Berê. Pela descrição ela não é uma senhorinha, mas é assim que eu a imagino. Ela é destemida, faz o que julga melhor e não se sente nem um pouco a vontade com as restrições que seu problema de coração lhe impõe. Ela ama a sobrinha como se fosse sua própria filha e a relação delas é tão bonita!

Fisicamente, o livro está lindo! A capa tem vários tons de azul e contrasta bem com a garota e o título em vermelho, além de ficar linda na estante! Eu só não gosto muito dessa fotografia, não consegui imaginar a modelo como sendo a Julia. Quando olho pra ela eu vejo uma adolescente meio rebelde, totalmente o oposto da Julia que é super centrada e, claro, mas velha.

A relação de Marcus e Julia se inicia pelos motivos errados, mas com o passar do tempo eles vão se descobrindo e os motivos certos acabam surgindo. Eles sofrem, eles riem, e levam o leitor nessa gangorra de emoções. Se eu precisasse descrever esse livro em uma palavra seria emocionante. Você precisa de mais algum motivo para iniciar a leitura nesse instante?

- - - - -
Postagem válida para o TOP COMENTARISTA, Participe!
Valendo um exemplar de A história de nós dois.

12 comentários

  1. Oi, Dreeh! Tudo bem?
    Ainda não tive o prazer de conhecer as obras da Carina Rissi, mas todas as pessoas que conheço elogiam muito a mesma. O livro tem uma bonita capa, e sua história mostra ser envolvente do começo ao fim, nos contando as aventuras que esta pequena mentira acarretará e por nos apresentar personagens bem desenvolvidos e cativantes, inclusive por possuir um personagem com deficiência física, algo pouco abordado em livros. Quero ler em breve Mentira Perfeita, que já está em minha meta do ano e finalmente tirar minhas próprias impressões sobre sua maravilhosa escrita.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho isso surpreendente. Todas as coisas que leio sobre a Carina falam isso, do quanto ela conduz bem suas letras. Do quanto coloca sentimentos reais em cada página dos seus livros.
    Esse lançamento tem sido um dos mais desejados por mim, por essa simplicidade. Por trazer uma história real, palpável. Que poderia ser muito bem a resenha da vida de alguma de nós.
    E claro que preciso ler e urgente!!
    Eu sou uma romântica incurável..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler nada da autora Carina Rissi, mas sempre leio muitos elogios sobre suas obras e seu mode de escrever. Sinceramente não é muito meu gênero de leitura, mas através da sua resenha, que está ótima, percebi que o enredo realmente é muito interessante. A capa está muito bonita e convidativa para conhecer a historia. Se tiver oportunidade, lerei, com certeza.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Já nem leio muito sinopse pra não estragar alguma coisa que podem revelar lá. Vou por resenhas, é mais seguro...
    Achei interessante por essa parte da deficiência física. Acho que ela conseguiu passar bem o que é, as dificuldades e tal. Vi muita gente falando sobre isso e que ela retratou muito bem. Os personagens também se destacam, são bem feitos e o leitor consegue se conectar com eles e seus dilemas pelo visto. A trama pode emocionar, fazer chorar e sorrir ao longo dessa leitura e gostei disso porque parece ser um livro que mexe com quem lê, passa uma mensagem e fica no coração. Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum dela e pretendo ler em breve pois já me recomendaram muito.
    Essa capa esta linda assim como os outros livros da autora. Já li a sinopse, essa é uma mania minha,sempre antes de começar a ler a resenha eu leio a sinopse.
    Estou colocando muita expectativa nesse livro e acho que ira me decepcionar,pois tenho certeza que irei gostar de estar nessa gangorra de emoções.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh! Semana passada terminei a leitura de Perdida, da Carina, e a autora realmente consegue nos proporcionar uma leitura incrivelmente leve e divertida! Adoro o humor que ela consegue por em cada capítulo. Infelizmente, esse livro não chamou muito a minha atenção, apesar de ter adorado a capa. Sucesso à autora sempre. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Dreeh,
    Tive meu primeiro contato com a escrita da Carina Rissi com o livro Procura-se um Marido, e foi uma grata de uma surpresa! Adorei o livro, foi uma leitura muito agradável, apaixonante e divertida, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. Adorei saber que o protagonista de Mentira Perfeita é o Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro. Pelo que li, esse é um livro divertido, emocionante e muito envolvente, ou seja, está na lista de desejados! Apesar de ter lido apenas dois livros da autora, posso afirmar que já sou fã dela ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Uma das leituras mais rápidas da minha vida. A Carina é minha autora preferida e Procura-se Um Marido é meu livro preferido, então foi meio que obrigação ler Mentira perfeita e não me arrependi. Será uma das próximas resenhas do meu blog.

    Quando Acordei

    ResponderExcluir
  9. Eu li chorei muito, rir bastante e sou apaixonada pelo amor dos dois ✌!!!!
    Só li porque o procura-se foi uma surpresa linda e Mentira Perfeita me conquistou vou ler denovo!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu li chorei muito, rir bastante e sou apaixonada pelo amor dos dois ✌!!!!
    Só li porque o procura-se foi uma surpresa linda e Mentira Perfeita me conquistou vou ler denovo!!!

    ResponderExcluir
  11. Dreeh, já li todos da Carina, ela é uma das minhas autoras preferidas, mas confesso que não gostei muito de Mentira perfeita.
    Achei a Júlia muito chatinha e o casal o tempo todo tava numa vibe muito "hot" kkkkk
    Queria mais risos e reflexões básicas que ela costuma trazer em seus livros.
    Embora a escrita da Carina esteja ainda melhor! Cada livrão que essa mulher escreve e já lê num piscar de olhos!
    Leia Perdida, se você ainda não leu, é muitooooooo bom!! rs
    bjão

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adoro os livros da Carina e como sempre não me decepcionei com esse livro, estava doida para ler essa historia e principalmente para poder ver os personagens do primeiro livro, mas ao longo das paginas esse casal foi me conquistando, adorei essa historia, a força da Júlia e como ela se importa com a tia Berê e o Marcus que me conquistou !!

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥