09 novembro 2016

Resenha - O Adulto, Gillian Flynn


Livro: O Adulto
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 64
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Livro cedido através da parceria com a editora

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

OAdulto, conto escrito por Gillian Flynn a pedidos de George R. R. Martins, foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca e conta a história de uma jovem que desde a infância aprendeu a ganhar a vida pedindo esmolas junto a sua mãe.

Com o passar do tempo nossa protagonista se tornou tão especialista na arte de esmolar que resolveu deixar a preguiçosa mãe para trás e se virar sozinha.

Já adulta e trabalhando em um lugar conhecido por realizar consultas esotéricas, a moça ocupa um quartinho nos fundos onde recebe clientes para uma “sessão de masturbação” é isso mesmo que vocês estão lendo, seu papel é mastubar seus clientes e garantir que saiam satisfeitos, algo que ela se gaba devido ao seu título de melhor punheteira do local.

Mas devido aos movimentos repetitivos utilizados em seus clientes oito horas por dia, seis vezes por semana, a moça sente uma tremenda dor em seu pulso, algo que acaba resultando em um afastamento de seus serviços e lhe garantindo uma promoção para o cargo de vidente.

Acostumada a trambiques desde muito cedo, ela tira de letra as consultas aos clientes da casa, analisando cada caso e se aproveitando de suas fraquezas para dizer o que cada um quer ouvir no momento exato de lhes tirar uma boa grana. Durante essa nova empreitada, seu caminho esbarra com o de Susan Burke, uma cliente desesperada e alvo em potencial que precisa de conselhos para lidar com o marido distante, a nova casa até então assombrada e com o enteado problemático e violento.

Senti pena dela. Um enteado raivoso e um marido que estava sempre longe... Não espantava que sua mente vagasse para lugares sombrios. Ainda assim. Ainda assim, eu também sentia: a casa. Não necessariamente malévola, mas... atenta. Podia senti-la me estudando, isso faz sentido? O lugar me sufocava.

Usando do desespero de Susan, nossa vidente charlatã usará de seus poderes para entrar na mansão Burke e cobrar o valor que achar necessário para pôr as coisas em ordem. Contudo a casa guarda mais segredos do que ela imaginou e alguma coisa entre a história de Susan e de seu enteado parece não bater. Com o caos se aproximando e dificultando seus seviços e até mesmo sua razão, ela já não sabe onde se enfiou e não consegue distinguir qual a real história dessa família. Quem está falando a verdade? É impossível descobrir!

Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto sou fã das histórias da maravilhosa Gillian Flynn, essa mulher tem um poder de confundir a mente da gente que me deixa impressionada. Embora O Adulto tenha uma história extremamente curta, posso garantir que não deixou a desejar e cumpriu sua quota de assustador e amedrontador mais uma vez.

Em relação à edição física, o livro segue o mesmo padrão visual dos livros anteriores da autora lançados pela Editora Intrínseca. As folhas são amareladas, a fonte é grande e não encontrei erros de revisão.

O Adulto é uma leitura que confunde, atordoa e nos deixa desesperados por respostas. Para quem curte um bom thriller psicológico, qualquer livro dessa autora é mais do que indicado.

2 comentários

  1. Então, tenho pouca experiência com a Gillian. Mas este pouco já foi suficiente para pensar isso também, ela tem o dom de confundir a mente do leitor.
    Garoto Exemplar é um belo exemplo disso.
    Este conto parece ser dos que trazem uma mescla de indignação e mistério. Mas sei lá, é meio repulsivo o que a "dita" fazia.
    Mesmo assim, quero ter a oportunidade de ler!
    As capas são muito parecidas, sempre são. Será que isso é bom?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia,
    Já faz um bom tempo que quero ler algum livro da autora, só vejo comentários bons de sua escrita, principalmente do livro Garota Exemplar, pretendo ler tanto o livro quanto assistir ao filme, que ainda não tive a oportunidade de ver. Como estou buscando ler mais livros que fogem da minha zona de conforto vou apostar nos thrillers da Gillian Flynn, e O Adulto pelo é um livro com um enredo bem construído e com uma trama intrigante.
    Beijos

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥