03 junho 2013

Resenha - A última carta de amor, Jojo Moyes


Livro: A útima carta de amor
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Adquira: Saraiva | Submarino | Travessa | Americanas | Livraria Cultura
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

É  difícil falar deste livro sem contar alguns spoilers – mesmo que pequenos – então se você não gosta de spoilers é melhor que pare por aqui! Mas deixo um apelo leiam, leiam, leiam, leiam; este livro é imperdível! Emocionante, envolvente e sabe te surpreender nos momentos certos.

Em uma Londres de 1960 numa mulher não tinha muitas opções, e se apaixonar por alguém que não fosse o seu marido com certeza não era uma das poucas opções que elas tinham. Jennifer Stirling – indo de contra a moral da época - acaba se envolvendo com o jornalista a quem carinhosamente chama de Sr. Boot, e o que deveria ser apenas um caso extraconjugal se torna uma paixão avassaladora. Porém ela sofre um acidente de carro e perde a memória. De volta para casa, ela tenta de tudo se sentir realmente em casa, tenta retomar a sua vida antiga, seu marido, seus amigos, mas mesmo que todos a tratem bem e digam que ela está como sempre – como se não tivesse sofrido um acidente -, ela sente que algo esta faltando, algo encaixa. Para piorar as coisas, sua mãe e seu marido se recusam a lhe contar mais informações sobre o acidente. Na esperança tornar sua casa um lar, ela começa a arrumar todos os cômodos da casa com o seu jeito, ao arrumar seu armário ela encontra uma carta do Sr. Boot, e depois encontra mais algumas escondidas pela casa. E então tudo faz sentido pra ela, ela reconhece o sentimento daquelas cartas e decide que vai procurar e encontrar esse homem que a ama tanto! Quatro décadas depois, a Jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas – e depois mais alguns – no arquivo do Jornal onde ela trabalha. Prestes a completar 32 anos, tendo um relacionamento com um cara casado – que os seus amigos acham que é uma perca de tempo – e vendo sua carreira ir por água abaixo. Curiosa com o rumo desta história de amor ela vai atrás dos protagonistas para tentar saber o que aconteceu com eles.

O livro é escrito em terceira pessoa e divido em três partes. Onde a segunda de passa em 1964 – quatro anos depois do acidente – e a ultima quando Jennifer e Ellie se encontram. Os capítulos alternam entre os personagens e o presente/passado – hora restamos com a Jeniffer antes do acidente, hora com Boot da mesma época; depois com a Jeniffer pós-acidente e a Ellie no presente -, enfim é uma pequena confusãozinha. No inicio demorei pra me localizar, mas depois que você saca essa jogada da logo percebe quando eles mudam a época e o personagem. A história flui muito bem, e te envolve, você fica cada vez mais ávido em saber os próximos acontecimentos. Eu li os últimos capítulos a luz de velas – acreditem de quiser -, porque faltou luz lá em casa na hora e eu simplesmente precisava saber o final.

Todos os personagens são bem definidos, e dos personagens secundários existem três que – em minha opinião - valem a pena serem citados são: Don – chefe do Sr. Boot – eu reafirmei uma lição com ele: não se meta na vida dos outros se não for convidado, mesmo que você tenha certeza que esta fazendo a coisa certa, a escolha não é sua; Yvonne – a melhor amiga de Jenny – no inicio tive receio sobe o que estava baseada as atitudes dela, mas isso passou e ela realmente era uma amiga muito boa pra Jenny, mas no final me decepcionei com ela, ela se mostrar apenas mais uma madame da década de 60; e Sra. Cordoza – a governanta dos Sr. e Sra. Stirling – que não parece mas - para mim - ela foi super importante para algumas decisões de Jenny, além de ser a única a apoiá-la nos momentos difíceis.

Não sou tão forte quanto você. Quando a conheci, achei que você fosse uma coisinha frágil, alguém que eu precisava proteger. Agora percebo que me encanei. Você é a forte de nós dois, a que é capaz de suportar conviver com a possibilidade de um amor como este, como o fato de que ele jamais nos será permitido. Peço-lhe que não me julgue por minha fraqueza. A única forma de poder suportar isso e estar em um lugar em que não a veja nunca, em que eu não seja assombrado pela possibilidade de vê-la com ele. Preciso estar em um lugar onde a pura necessidade impeça que você ocupe cada minuto, cada hora dos meus pensamentos. Aqui isso é impossível. (pág. 172)

Um detalhe que eu achei super fofo é que no inicio de cada capítulo vem o trecho de uma carta/torpedo/email – todos verídicos e a maioria anônimos- que retrata um rompimento. Não cheguei a chorar, mas me emocionei bastante - quero alguém que me escreva cartas também! rs – e com certeza é uma história que esta marcada pra mim.

44 comentários

  1. Nunca li mas parece ótimo! Adorei a resenha, ficou perfeita.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa eu odiei esse livro abandonei na página 150 kkkkkkk, espero gostar de como eu era antes de você, adorei a resenha viu, concordo o livro é lindo principalmente o começo dos capítulos mais a estória credoo !! beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio?!
      Menino você tem que me contar o porque você não gostou do livro, ele eh simplesmente perfeito!! fiquei muito curiosa agora rsrs

      Excluir
  3. Ai meudeusss, já me arrepiei só com o quote que você fez. Nossa, tive uma experiência muito forte com a Jojo em CEEADV, e se este for no mínimo próximo em termos de intensidade e profusão de sentimentos tenho certeza de que vou amar!! Preciso urgente ler este livro. Amei a resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OWN *-* fico muiito feliz causar essa reação!
      eu li que CEEADV é mais forte que AUCDA, mas mesmo assim creio que voce ira gostar muiito!
      Obriigado Mii. Beijos.

      Excluir
  4. Eu odiei esse livro, abandonei ele no meio do caminho, mas pretendo voltar um dia... um dia, rs!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda pessoa que não conseguiu terminar o livro! Nem acredito..
      Mas me diga o porque você não gostou, mega curiosa que eu estou rs

      Excluir
  5. A Intrínseca é líder em publicar livros que cai no gosto do pessoal. Achei antes de tudo a capa LINDA <3 E só com esse quote eu quero ler-lo o quanto antes :( estou numa fase meia ruim quanto aos assuntos do coração e por incrível que pareça eu gosto de ler coisas assim (e acabo ficando mais triste ainda) haha.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda demais a capa ne?! foi amor a primeira vista quando eu o vi <3
      Fico feliz de escolher os quotes certos para instigar voces rsrs
      serio? rs eu era assim com musicas kkkk eu estava triste e escutava musicas mas tristes ainda rsrs

      Excluir
  6. Oi Dreeh, vim conferir sua resenha...estou de olho nele no Blog da Mi...encantador...Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Eu adoro cartas e isso me chama muito a atenção no livro. Deve ser interessante a forma como a vida de Jennifer muda a vida de Ellie. Não vejo a hora de ler!
    E a capa é linda né!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a história! Há muito venho ouvindo falar da autora JoJo Moyes, mas este livro eu ainda não conhecia.
    Mas gostei muito da história e da sua resenha, o mistério que pode ser o final envolto nas cartas me parece interessantíssimo!
    Pretendo ler em breve!
    Blog Vanille Vie
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Fiquei encantada com seus comentários a respeito do livro. Não esperava gostar tanto assim. Vou tentar a sorte e ver se consigo este pra mim. Ansiosa pra saber como vai terminar. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Estou supre ansiosa para ler!!!! já li "Como eu era antes de você" e chorei horrores!! me apaixonei pela escritora nota 10

    ResponderExcluir
  11. Já li um livro da autora e gostei muito. Estou curiosa para ler este, parece ser muito bom. Gostei da temática, também gosto de livro que contenham essa coisa de cartas ou e-mails.

    ResponderExcluir
  12. Como eu gostei do livro Como eu era antes de você, eu leria este livro. Já ouvi alguns comentários dele. Não sei se este daria um filme, mas sei que Como eu era antes de você vai virar filme e eu quero assistir.

    ResponderExcluir
  13. Não li a resenha na integra(leitura dinâmica hehe) porque não quero spoiler,mas já li algumas outras coisas sobre o livro e estou empolgada para conferir a historia,principalmente por causa da temática com cartas(sou apaixonada por isso ♥) E essa capa gente *o* Necessito te-la na minha estante kkk
    Beijocas,
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. aaah ainda não li esse livro, fiquei muito curiosa aagr que li a resenha. Espero ganhar no sorteio pra poder ler :D

    ResponderExcluir
  15. Oii.
    Eu já estava bastante interessada em ler este livro e agora, após ler essa resenha meu interesse só aumentou. Amei a resenha e pelo o que eu li cheguei a conclusão de que: o livro deve ser super fofo e também um tanto emocionante. E o fato do tema do livro ser com cartas me chamou bastante atenção, sempre achei as cartas algo simples, porém muito fofas e românticas. E quanto a capa, ela é simplesmente perfeita. E ele foi adicionado a lista de livros que necessito ter na minha estante.
    Beijão.
    http://imperfectfellings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Primeiro Parabéns pela resenha.
    Eu gostei muito de como você descreveu o livro, a pouco tempo li Como eu era antes de você e me apaixonei pela autora, então agora eu estou super interessada em ler esse livro, depois da sua resenha minha vontade duplicou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Apesar de preferir livros contados em primeira pessoa, me senti na necessidade de ler esse livro da Jojo Moyes. Romances são meus temas de livro prediletos, e o enredo de 'Última Carta de Amor' mexeu completamente comigo. Deve ser muito difícil estar no lugar de Jennifer nessa história, e é por isso que senti a necessidade de lê-lo :)

    ResponderExcluir
  18. Já vi tantas resenhas positivas sobre esse livro, uma vizinha mesmo disse que eu precisava ler porque era totalmente a minha cara! E bom, eu não duvido depois dessa resenha. Já está na minha meta desse ano!

    ResponderExcluir
  19. Pelo jeito você gostou do livro em?! Ótima resenha :D
    Fiquei ate curioso para saber mais de Jojo Moyes!
    Vou ate participar da promoção :D
    As capas são lindas *.....*

    ResponderExcluir
  20. Ai meu Deus, parece tão perfeito! Adoro quando encontro um livro diferente, seja como você disse, alguma frase de rompimento como titulo ou na forma como é narrado, me parece uma leitura perfeita! Depois dessa resenha, fiquei totalmente encantada *-*

    ResponderExcluir
  21. á li um livro da autora e gostei muito. tenho certeza que este deve ser tao bom quanto!

    ResponderExcluir
  22. A Jojo é perfeita né? Eu fiquei louca por ela desde que li "Como eu era antes de você" e agora quero tudo que ela já publicou aqui no Brasil. Esse não foge a regra, e fiquei muito curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Com essa resenha, fiquei com mais vontade de ler esse livro ainda, mas estou sem dinheiro, como faz? Por que? D; kkkkk' Parece ser ótimo o livro, vi algumas pessoas falando que não gostaram e abandonaram o livro, eu nunca li nenhum livro da Jojo, pois é, triste isso, mas depois da sua linda resenha, ele foi para a lista de leitura para esse ano, assim que eu conseguir uma graninha, comprarei <3 Ou quem sabe a sorte esteja comigo e eu ganhe na sua promo, ficaria radiante *o* Enfim, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  24. Antes eu havia me interessado pelo livro por causa da capa (amo/sou) e nem sequer tinha lido alguma resenha do livro. Acho que os livros da Jojo Moyes são ótimos apesar de alguns pontos trágicos das histórias. O único que li dela foi "Como eu era antes de você" e amei a história. "A última carta de amor" tem outro drama, que é a perca da memória da Jennifer; Tenho a leve impressão de que esse livro se parece com o "Para sempre", só que bem melhor!

    ResponderExcluir
  25. Um livro maravilhoso, realmente cativante! Jojo narra estórias que mexe com a emoção mesmo com alguns pontos trágicos, mas que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  26. Nossa esse livro parece ser excelente, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  27. Amo esse Livro!!! a Jojo é um p**** autora todos seus livros são ótimos. Concordo com você, cada inicio ficou super fofo c/ trecho de uma carta, torpedo e email de anonimos.

    ResponderExcluir
  28. Adoro esses livros que tem uma história dentro da outra! Ainda mais quando se trata de romance! *.*
    A capa é linda e diante de tantas resenhas positivas, tem tudo numa história que eu gosto!
    Super curiosa para ler! :)

    ResponderExcluir
  29. Livros que retratam casos extrasconjugais não costumam me interessar... beeem, eu li por cima porque quero me surpreender ao máximo com a leitura, pq eu quero este livro...
    Adorei os trechos nos inícios dos capítulos...
    A capa é belíssima e compraria só por ela, hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Noossa eu amo a Jojo e esse livro parece ser muito fofo e emocionante. Estou super curiosa pra lê-lo, achei tão bacana a trama montada pela autora, eu simplesmente adoooro essa coisa de carta. Um fato que me chamou a atenção foi o acidente que faz com que ela esqueça sua paixão avassaladora, sem dizer que fiquei super curiosa com que acontece depois que ela descobre as cartas!!! Ótima resenha!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Como ainda não li, e vi que essa resenha tem pequenos spoilers, pulei para os dois últimos parágrafo. Pelo que vi, não apenas os protagonistas, mas os secundários também são super interessantes, e isso me agrada bastante. Fiquei bem mais curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da resenha ^^ e só por si tratar de um livro que é emocionante e parece ser muito lindo eu vou colocar ele nas minhas próximas leituras tomara que eu goste muito dele mas tudo indica que irei amar <3.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Adorei o livro mas ao mesmo odiei . kk nao termina como a gente espera e.. Fiquei com pena do Laurence ( esqueci como escreve) , kk e.. Com pena por eles terem perdido tanto tempo.. Quando Laurence a traiu eu fiquei com muito ódio dele RS( estranho ne.. Pois é só um livro) eu realmente esperava q ele reconquistasse a esposa e esperava q voltassem a se amar.. Foi triste, muito triste pra mim :..s

    ResponderExcluir
  34. Eu li bastante do livro porém sempre abandonava e tentava ler novamente depois, esse confusão me atrapalhou muito acho que realmente deve ser um bom livro mas eu n gostei...a resenha tá ótima! (Li a primeira parte, boa parte da segunda e pulei pra o último capítulo)

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Esse livro edificam em que? Tem Algum ponto positivo? Ele é evangélico ou de auto ajuda? Pode ter perigos de alimentar os desejos de traição Por ter traição envolvida? Gostaria muito de saber sobre estes detalhes.
    Grato pela atenção e deus lhe abençoes pela resposta em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  37. Eu li o livro mas me perdi na parte que ela vai atrás de Boot, queria saber o que aconteceu em seguida, se ela chegou tarde demais ou o que ?

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥