17 agosto 2020

Resenha - La casa de papel: Escape Book, Ivan Tapia


Livro: La casa de papel: Escape Book
Autor(a): Ivan Tapia e Montse Linde
Editora: Outro Planeta
Páginas: 208
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora

Escape book baseado na série La casa de papel
Sergio Marquina, mais conhecido como “o Professor”, líder do maior roubo da história da Espanha, passou parte de sua infância e adolescência no hospital de San Juan de Dios de San Sebastián, onde se tornou amigo de Jero Lamarca. Nos piores dias de Jero, Sergio, que já revelava ter uma mente privilegiada, criou jogos para manter sua amigo acordado. Quando Sergio se perdia nos pensamentos, era Jero que o trazia de volta ensinando-o a fazer dobraduras de papel. Já faz um tempo desde o roubo milionário na Casa da Moeda. Hoje, enquanto junta as poucas coisas restantes na oficina de motocicletas prestes a fechar, Jero recebe um pacote. No interior, uma carta não assinada, um caderno, uma caixa fechada com cadeado, uma foto de uma máscara de Dalí e uma gravata vermelha. Jero não tem dúvidas. Lá fora, Sergio Marquina o deixou um tesouro escondido, uma nova oportunidade. Ele só precisa desvendar as pistas para encontrá-lo. E você? Será capaz de chegar ao final?

Escape Book de La Casa de Papel é narrado por Jero Lamarca, amigo de infância de Sergio Marquina, mais conhecido como Professor. O livro é uma extensão do universo da aclamada série espanhola, no entanto, aqui não temos os personagens que já conhecemos na produção da Netflix Brasil. O protagonismo e ponto de vista ficam por conta desse novo personagem apresentado, que aos poucos, compreendemos possuir grande relevância no passado do Professor.

Ao receber um pacote misterioso contendo um caderno, uma caixa com cadeado, uma foto da máscara de Dalí e uma gravata vermelha, Jero tem a certeza de que em algum lugar, Sergio Marquina lhe reservou uma chance de recomeçar, ele só precisa seguir as pistas para encontrar sua recompensa.⠀

Diferente dos livros que estamos habituados, esse Escape Book não segue uma ordem de leitura padrão, cada capítulo trás enigmas que desafiam o leitor a desvendar qual será a próxima página, deixando a leitura mais dinâmica. Eu já conhecia alguns livros nesse formato, mas por se tratar de uma série que eu já acompanhava, a experiência foi ainda mais interessante e enriquecedora.

Apesar de Jero não ser um personagem existente na série, sua história ajuda a conhecermos um pouco mais sobre Sergio Maquina, a mente por trás do roubo milionário na Casa da Moeda da Espanha. Foi impossível ler as cartas que Jero encontrava sem a voz do Professor, e mais impossível ainda não sentir vontade de assistir a série novamente.

Envolvente e desafiador, O Diário do professor é perfeito para os fãs da série e para quem procura um formato de leitura mais interativo. Já adianto que as pistas não são fáceis de desvendar, mas não se preocupe, também há páginas com respostas para nos ajudar nessa missão.


2 comentários


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥