09 junho 2018

Resenha - O segredo de Helena, Lucinda Riley


Livro: O segredo de Helena
Autor(a): Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 464
Adquira: Amazon
Livro cedido através da parceria com a editora
Quanta verdade o amor é capaz de suportar? Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.


Helena, no auge da sua adolescência, é mandada por sua mãe para Chipre, casa de seu padrinho chamada Pandora para passar o verão. Lá Helena se apaixona pela primeira vez, vive momentos únicos, porém depois desse período a jovem começa a colecionar segredos, os quais ela guardou apenas para si. Já adulta, casada e com 3 filhos, ela volta pra Pandora a fim de reunir a família e alguns amigos naquele local magico, que ela lembrava com tanto carinho. Porém o que Helena não imaginava era que tudo que ela escondia começasse a se revelar, um grande segredo envolvendo seu filho mais velho, Alex, fosse exposto e que ela não tivesse mais controle sobre o futuro de sua vida e família tão amada.

Um dia, uma das minhas enfermeiras falou que as pessoas só recebem na vida aquilo que são capazes de enfrentar.

Apesar da história ser sobre a vida e segredos de Helena, o livro começa a ser contado pelo seu filho mais velho, Alex, este que no período já está com 23 anos e assim como a mãe fez anteriormente, ele retorna a Pandorga depois do último verão fatídico, há 10 anos atrás. Alex encontra seus diários que relatam seu ponto de vista do tal período e assim começa a desenvolver toda a história que envolve sua mãe.

Em O segredo de Helena temos uma das marcas das narrativas de Lucinda, que é misturar o passado, com presente, entrelaçando histórias e personagens diferentes, que não fazem tanto sentido numa primeira impressão mas que depois se tornam indispensáveis. Neste não é diferente e temos uma Helena jovem, com 15 anos, que nos é apresentada bem no meio do livro, temos a Helena adulta, ja casada e com filhos, que é onde é contata quase toda a história e temos a última fase de tempo, 10 anos depois, este que é focado no ponto de vista de Alex adulto e que é basicamente o tempo presente.

Helena ansiava em se livrar desse fardo, [... ] e assim eliminar a pressão que lhe pesava sobre o peito, dia após dia... mas sabia que era impossível. Destruiria tudo.

Os personagens são bem construídos, cheios de sentimentos, com problemas reais. Apesar de Helena ser descrita por vários personagens como uma mulher perfeita, ela mostra que possui tantos erros quanto qualquer um, apenas se esforça para ser uma boa mãe, esposa e tem um bom coração. Alex é de longe um dos melhores personagens, com seu diário, a história se torna mais dinâmica e envolvente e como ele é um menino com QI elevado, é interessante ver sua perspectiva madura diante a tudo que acontece durante o livro.

Este livro da Lucinda, assim como todos os outros da autora é muito bom, porém alguns aspectos da leitura o torna um pouco inferior, na questão do desenvolvimento da história, já que do inicio até a metade ele é um tanto arrastado. São apresentados detalhes demais, com o objetivo de instigar o mistério que envolve todo o livro, o que acabou tendo efeito contrário. há elementos que são desnecessários, os quais se fossem removidos, não fariam diferença de uma forma geral e que inclusive me atrapalharam no mistério, que descobri o que se tratava antes do momento que deveria.

Como uma pessoa que já leu vários livros da autora, confesso que esperava bem mais desse livro. é um livro emocionante? Sem dúvidas, mas não é nada excepcional. Lucinda tem sempre uma linguagem muito marcante em seus romances, e mesmo com algumas falhas, não é possível dizer que é um livro ruim, apenas um romance que podia ser um pouco melhor.

Um comentário

  1. Que chato que este novo livro da Lucinda não é o que todos os livros dela já foram, maravilhosos!!! A escrita da autora é única, ímpar mesmo! Essa "brincadeira" gostosa de misturar passado e presente é uma coisa que só ela faz com maestria.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, mas mesmo com alguns pontos negativos, o livro já está na lista de desejados e espero poder descobrir os segredos de Helena e de seu filho!
    Beijo

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥