27 abril 2014

Resenha - O segredo do meu marido, Liane Moriarty

Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Liane Moriarty
EDITORA: Intrínseca
EDIÇÃO: 2014
PÁGINAS: 368
CONCEITO: 5 estrelas
Adicione no SKOOB



Cecilia Fitzpatrick tem a vida que sempre quis. Casou-se com um homem bonito e rico, que além de um ótimo marido, é totalmente apaixonado pelas filhas do casal: Isabel, Polly e Esther.
Ela é bem sucedida como revendedora de tupperware e uma pessoa importante para os pilares da cidadezinha onde mora, em Sydney. Um dia ao acaso ela encontra uma carta que seu marido escreveu para ela, com uma aparência muito antiga e com os seguintes dizeres no envelope: para ser aberto apenas na ocasião da minha morte. O que será que aquela carta esconde? Será algo sentimental ou terrível? Apesar de relutar em abrir, uma sucessão de acontecimentos levam-na a abrir e ler a carta. Seu conteúdo não poderia ser pior, ele lhe revela o mais terrível segredo de seu marido, que agora a transformou em sua cumplice! Aquelas palavras mudaram sua vida para sempre, mas mudam também a vida de outras pessoas...

Estou tendo um arque de nervos, pensou ela, com alívio. Estou prestes a perder a cabeça, e não há problema algum nisso, porque essa situação não pode ser consertada. É simplesmente incorrigível. (pág. 163)

Rachel Crowley tem apenas um motivo para se levantar da cama todos os dias: seu neto Jacob. Sua nora Laure é uma mulher de negócios, quando ela recebe uma boa proposta para trabalhar em Nova York, ela lhe informa que irá levar seu bem mais precioso para o outro lado do oceano. Rachel já perdeu seu marido e sua filha e agora a vida voltará a ser sem graça. O que ela pode fazer?!

Não sou a primeira mãe a perder um filho, Rachel ficava dizendo a si mesma durante o primeiro ano. Não sou a primeira. E não serei a última.
Não fez diferença alguma, é claro. (pág. 208)

Tess está passando por um momento difícil na sua vida. Sua prima/irmã/melhor amiga Felicity e seu marido Will parecem estar querendo lhe pregar uma peça, daquelas que aparecem na televisão... mas ninguém apareceu ainda para lhe dizer que tudo não passava de uma piada de mal gosto. Sem suportar toda aquela situação, ela embarca com seu filho Liam em um voo de última hora para a cidade onde passou sua infância. Oportunamente, sua mãe torceu o tornozelo e precisa de sua ajuda.

Talvez o único motivo pelo qual Tess nunca havia traído Will fosse por não ter tido oportunidade. Na verdade, nunca traíra nenhum de seus namorados. Seu histórico sexual era impecável. Nunca teve um envolvimento de uma só noite com um rapaz inadequado, nunca beijou o namorado de outra garota enquanto estava bêbada, nunca acordou com um arrependimento sequer. Sempre fizera a coisa certa. Por quê? Pelo quê? Quem se importava? (pág. 213)

A vida dessas três mulheres se entrelaçam com o segredo que Paul-John Fitzpatrick escondeu durante anos. Para tudo se desmoronar, basta que Cecilia decida abrir a boca. E acreditem, essa é uma decisão muito difícil de tomar.

O livro é narrado em terceira pessoa. Dividido em capítulos curtos, podemos também identificar os dias da semana em que ele se desdobra. Pasmem, mas toda a narração acontece em 5 dias, durante a semana que antecede a Páscoa. Apesar disso, os fatos não se tornam atropelados, o pouco tempo serve apenas para intensificar o que cada personagem está sentindo.

Eu não sei o que esperava desse livro, apenas que a sinopse tinha me interessado muito! Acredito que eu esperava algo mais voltado para o romance, mais dramático nesse sentido, mas fui surpreendida por um enredo muito mais complexo. Ele tem romance sim e talvez por isso eu tenha esperado ansiosa por cada capitulo de Tess, mais todos os pontos de ligação do livro me instigaram e me levaram a devorar essas páginas. De forma geral, ele é um romance e por isso não é difícil fazer as ligações antes que elas se revelem. O interessante é a forma como cada um interage com o todo, principalmente Cecilia, após descobrir o segredo do marido. E que segredo viu?! Eu não sei como reagiria a ele, acredito que enlouqueceria.

Os personagens são tão reais, com uma vida comum e problemas tão palpáveis que foi fácil se sentir ligada a eles. Eu sofri com os personagens e me alegrei com cada vitória deles. Eu curti bastante todos os desfechos, menos o da Tess. Na verdade não sei qual decisão teria tomado no lugar dela, mas como esse é um livro e da para ser mais racional do que emocional, acredito que ela escolheu tudo errado! E o epílogo, eu preciso comentar sobre ele porque foi simplesmente perfeito! Se eu tivesse odiado todo o livro, ele teria valido a pena apenas por essas singelas página.

Esse livro foi um grande sucesso lá fora em 2013 – sendo eleito como livro do mês de agosto na Amazon e figurando entre os 10 melhores livros do ano nas revistas People e Entertainment Weekly - e é o quinto livro da autora. Eu espero que a Intrínseca se interesse em lançar os demais livros dela, porque a Liane já conquistou uma fã! Ah, ele também teve os direitos cinematográficos adquiridos pela CBS – uma das maiores redes de televisão do EUA – então acredito que em breve teremos novidades por ai!

Se você curte romance, drama e suspense, esse com certeza é um livro indicado para você.

9 comentários

  1. Eu curto romance,drama e suspense o/ Amei sua resenha, Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece sem muito interessante, mas eu não vou ler esse tão cedo, tenho muita coisa "pendente" pra ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para lê-lo e descobrir qual é o tão grandioso segredo. Fico imaginando algo bem cabeludo para envolver a vida de tantos personagens. Espero gostar. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Louca pra ler esse livro*--* e saber que segredo esse muitooo curiosa!

    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  5. Recebi esse livro no kit de boas vindas da Intrínseca e estou adorando! Fiquei pesando bastante em como escreveria uma resenha dele sem dar grandes spoilers e você conseguiu isso hahaha

    Adorei!
    Beijos
    http://poesiadestilada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser um segrede bem cabeludo, como disse a Mi, estou doida pra ler! Bj

    ResponderExcluir
  7. Até agora não li ou ouvi nenhuma crítica sobre esse livro e pelos títulos que ele recebeu, acredito que seja tão maravilhoso quanto você descreveu :D Parabéns pela resenha!!
    Beijinho :*

    ResponderExcluir
  8. Oie........
    PELO AMOR DE DEUS, EU AMEIIIIII ESSE LIVRO, CARAMBA EU QUERO LER ESSE LIVRO, PRECISO URGENTEEEEE, tipo eu to concorrendo a esse livro aqui no blog, porém se eu ganhar ficarei mega feliz, porque tipo eu VOU PODER LER ELE, mas se não, não vou esperar nem dois minutos e vou correndoooooo ler em pdf, meu dios, tem como ser mais perfeito? Tipo se esse livro for um terço do que vc falou nessa resenha, ele vai valer muitoooooo...
    Meu dios eu quero esse livro, mas deixa meus ataques de paixão literária para lá, tenho que dizer que quando vc disse que o epilogo valeu a pena por todo o livro, se ele tivesse sido chato, eu já fiquei. COMO ASSIM? SERÁ O QUE ROLOU NO EPILOGO?
    Outra coisa que me deixou curiosa, foi o fato de ser três pessoas, três historias que se uniriam apenas por causa de um segredo, meu dios, com certeza essa historia deve ser incrível *-*
    Bem outra coisa, que segredo iria fazer três historias de vida se unirem de tal forma? Deve ser algo bem grande e eu espero que seja algo grande mesmo haha.....
    Bjs bjs e até flor...

    ResponderExcluir


Mais que Livros - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥